Entre os dias 26 de junho e 11 de agosto, atletas de todo o mundo estarão reunidos em Paris para disputar os Jogos Olímpicos. A delegação sul-coreana desta edição dos jogos contará com 141 atletas e será uma das menores em 50 anos.
O motivo principal deve-se ao fato do país não ter conseguido passar nas eliminatórias dos principais esportes coletivos da competição. A Coreia do Sul não terá nenhum time no futebol, vôlei e basquete. No handebol, apenas a seleção feminina conseguiu a classificação.
Com o baixo quórum, o Comitê Olímpico sul-coreano espera deixar a França com 5 ou 6 medalhas de ouro. Caso se realize, a meta seria o pior desempenho do país nos Jogos Olímpicos desde 1976. Nas Olimpíadas de Tóquio, a Coreia do Sul levou 232 atletas e ficaram em 13º lugar do quadro de medalhas com 20 conquistas, seis destas de ouro.
Apesar do aparente pessimismo, vamos conhecer quais atletas possuem chances de subir ao pódio da capital francesa.
Arqueria
O time de arqueria contará com seis atletas, três homens e três mulheres, que competirão individualmente e em equipes.
Na equipe masculina, Kim Je Deok e Kim Woo Jin já competiram e ganharam ouros olímpicos. Já Lee Woo Seok irá para a sua primeira olimpíada, mas já conquistou um ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude.
Já a equipe feminina será composta por Jeon Hun Young, Lim Si Hyeon e Nam Su Hyeon. Todas farão sua estreia na competição.
Atletismo
No atletismo, a Coreia do Sul será representada por três atletas, um para a marcha atlética e outros dois nos saltos. E é este último que pode trazer esperança de medalhas ao país.
Woo Sang Hyeok, do salto em altura, terminou em quarto lugar em Tóquio e disse estar empolgado para Paris. Sua melhor marca pessoal até hoje foi 2 metros e 36 centímetros, mas ele promete tentar chegar aos 2 metros e 37 centímetros para conquistar o ouro. O atletla foi escolhido como um dos porta-bandeira nos jogos.
Já Kim Jang Woo, do salto triplo, estreia nos Jogos Olímpicos um ano após conquistar a medalha de bronze no Campeonato Asiático.
Badminton
Segunda fileira: Kim Ga Eun, Baek Ha Na, Lee So Hee, Kim So Yeong e Kong Hee Yong
Terceira fileira: Chae Yoo Jung, Kim Won Ho e Jeong Na Eun
Créditos: Olympics.com
O badminton é um dos esportes com mais atletas medalhistas que têm grandes chances de subir ao pódio olímpico, alguns deles até mesmo retornarem. A disputas serão feitas nas seguintes configurações:
- Equipe masculina: Jeon Hyeok Jin (individual); Kang Min Hyuk e Seo Seung Jae (dupla)
- Equipe feminina: Kim Ga Eun (individual); Baek Ha Na e Lee So Hee, Kim So Yeong e Kong Hee Yong (duplas)
- Equipe mista: Seo Sung Jae e Chae Yoo Jung; Kim Won Ho e Jeong Na Eun
Apresentados os atletas, vamos aos louros de cada um. Começando pela equipe masculina, Jeon Hyeok Jin já foi ouro nos Jogos Asiáticos. A equipe femina tem Kim So Yeong e Kong Hee Yong, que foram bronze em Tóquio e nada menos que três medalhistas de ouro nos Jogos Asiáticos: Kim Ga Eun, Baek Ha Na e Lee So Hee.
A dupla mista Seo Sung Jae e Chae Yoo Jung levou o bronze nos Jogos Asiáticos de 2022, mas Chae também garantiu um ouro com o time feminino. A outra dupla formada por Kim Won Ho e Jeong Na Eun jogou nos respectivos times e também saíram medalhistas com uma prata e um bronze para Kim e um ouro para Jeong.
Boxe
Créditos: BoxRec
O boxe terá duas representantes femininas e uma delas pode ter chances de subir ao pódio. Oh Yeon Ji levou a medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2018 na categoria leve até 60kg. Esta será a segunda Olimpíada da atleta de 33 anos.
Ciclismo
Créditos: Olympics.com
Dois atletas representarão a Coreia do Sul no ciclismo. Kim Eu Ro foi prata nos Jogos Asiáticos de 2022 enquanto Song Min Ji levou a medalha de ouro no mundial do esporte ocorrido ainda em 2024.
Esgrima
Créditos: Olympics.com
Outro esporte repleto de atletas com medalhas é a esgrima, que levará 11 atletas à Paris. Na equipe masculina, os destaques são Gu Bon Gil (sabre) dono de nada menos que dois ouros olímpicos, Ha Tae Gyu (florete) que já conquistou um ouro nos Jogos Asiáticos e Oh Sang Uk (sabre) que levou o ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.
Créditos: Olympics.com, Federação Internacional de Esgrima
Já na equipe feminina, os nomes para ficar de olho são: Song Se Ra (espada), que foi medalha de prata em Tóquio; Choi In Jeong (espada), dona de duas pratas olímpicas; Kang Young Mi (espada), também prata em Tóquio; Lee Hye In (espada), outra prata em Tóquio e Yoon Ji Su (sabre), que levou um bronze em Tóquio.
Hipismo
Créditos: Olympics.com
O hipismo sul-coreano será representado por apenas um atleta. Apesar disso, engana-se quem pensa que se trata de qualquer atleta. Hwang Young Shik acumulou quatro medalhas de ouro nos Jogos Asiáticos de 2010 e 2014 e fará sua estreia nos Jogos Olímpicos junto do cavalo Delmonte.
Levantamento de peso
Créditos: Olympics.com
O levantamento de peso será representado por cinco atletas em Paris. Os destaques são Jang Yeon Hak, que já ganhou medalha de prata nos Jogos Asiáticos de 2018 e Park Hye Jeong, dona de uma medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2022. Jang competirá na categoria masculina até 102kg enquanto Park estará na feminina 81kg.
Natação
Créditos: Olympics.com
A segunda maior representatividade sul-coreana nos Jogos Olímpicos será na natação, que contará com 15 atletas. Alguns destes já são figuras carimbadas nos pódios dos Jogos Asiáticos e, agora, buscarão seus lugares dentre os melhores do mundo.
Dentre a equipe masculina, os destaques são: Hwang Sun Woo, dono de seis medalhas nos Jogos Asiáticos; Lee Ho Joon, com quatro medalhas nos Jogos Asiáticos e Kim Woo Min, também com quatro medalhas nos Jogos Asiáticos.
Na equipe feminina, Kim Seo Yeong também possui cinco medalhas nos Jogos Asiáticos e será a porta-bandeira na abertura dos jogos.
Taekwondo
Créditos: Olympics.com
O esporte originário da Coreia do Sul terá uma representação modesta em Paris com 3 atletas. Dentre estes, o destaque é para Lee Da Bin, que ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas de Tóquio da categoria acima dos 67kg. Além desta, a atleta também é dona de dois ouros e duas pratas dos Jogos Asiáticos.
Tiro
Créditos: Federação Internacional de Tiro Esportivo
Dentre os grupos de atletas em Paris, a equipe do tiro esportivo é a maior de todas com 16 representantes. Destes, o grande destaque é Kim Jang Mi, que compete na categoria pistola 25m e levou a medalha de ouro em Londres 2012.
Por Greyce Oliveira
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12)
Imagens: Yonhap, World Archery, Team Korea, BoxRec, Olympics.com, Federação Internacional de Tiro Esportivo
Não retirar sem os devidos créditos.