Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Especiais Música

Trajetória: O caleidoscópio de sentimentos do R&B do Urban Zakapa

O que 15 anos podem representar na vida de alguém? São inúmeras as respostas válidas para esta pergunta. Entretanto, para alguém do cenário musical, quinze anos podem representar uma carreira consolidada ou um tempo mais do que suficiente para ser esquecido. E é no primeiro exemplo que o Urban Zakapa se encontra. 

No aniversário de quinze anos do Urban Zakapa, a Revista KoreaIN traz a trajetória de um dos nomes mais importantes do R&B sul-coreano.



O início antes do início

Como a grande maioria daqueles que eventualmente alcançam o sucesso, o Urban Zakapa não começou no dia de seu debut oficial. Sua história tem início alguns anos antes, em 2004, quando Park Yong In e Jo Hyun A — ainda adolescentesse conheceram em uma escola de música e decidiram formar uma dupla. 

Apesar da ideia não agradar seus pais, Jo Hyun A seguiu atrás de seus sonhos e, após ganhar um prêmio, conseguiu a confiança da família. 

A entrada de Kwon Sul Il foi mais tranquila. Sabendo de seu desejo em se tornar um músico, Park Yong In convidou-o para transformar a então dupla em um trio. 

“Café Latte (커피를 마시고)” revela o potencial do Urban Zakapa

O debut do Urban Zakapa aconteceu oficialmente apenas em 2009. À época, o trio era um grupo formado por um total de nove pessoas divididas entre vocais e instrumentos. Foi com essa formação e sob a gerência da Fluxus Music que eles lançaram o EP Café Latte (커피를 마시고) e a faixa-título de mesmo nome. O grupo chamou a atenção com suas melodias sofisticadas e a facilidade de transmitir as mais diversas e profundas emoções. 

No mesmo ano, o grupo lançou também o álbum Sweety You. Em 2011, o primeiro álbum de completo de estúdio do Urban Zakapa, intitulado [01], foi lançado e alcançou a posição de número 73 na Gaon Albums Chart.

De um grupo para um trio, sem perder o talento

Urbano, vivaz, caleidoscópico e apaixonado pelo que faz. As palavras que, quando traduzidas para o inglês, dão nome ao Urban Zakapa, também acabaram reduzindo o grupo ao trio que conhecemos atualmente. 

Alegando diferentes visões artísticas, em 2012 o Urban Zakapa anunciou que seguiria sua carreira apenas com Park Yong In, Jo Hyun A e Kwon Sul Il. Os amigos, que escrevem, compõem e produzem suas próprias músicas, lançam “Beautiful Day” em abril de 2012 e gravam seu nome em 41º lugar na Gaon Albums Chart.

Em setembro daquele ano, o single “I Hate You (니가 싫어)” alcança a nona posição na Gaon Digital Chart e, logo em seguida, em outubro, o segundo álbum de estúdio do Urban Zakapa, [02], é lançado, trazendo a faixa como sua principal música de trabalho e também as canções “River” e “All the Same (똑같은 사랑 똑같은 이별)”.

“I Hate You (니가 싫어)” foi indicada a Canção do Ano na edição de 2012 do Mnet Asian Music Awards e [02] concorreu a Melhor Álbum de R&B e Soul no 10th Korean Music Awards.

Álbuns, EPs, singles e muito trabalho

Nos anos seguintes, o Urban Zakapa seguiu solidificando sua carreira. Entre 2013 e 2015 o trio lançou dois álbuns de estúdio, um EP e alguns singles que conquistaram grandes marcos nos charts. O álbum 03 estreou em 11º lugar na Gaon Album Chart e sua faixa principal, “Walk Backwards (거꾸로 걷는다)”, lançada como uma prévia do álbum, conquistou a oitava posição nos charts sul-coreanos.

Os anos de 2016, 2017 e 2018 não foram diferentes. Still, EP lançado em 2016, foi um dos trabalhos mais emblemáticos do Urban Zakapa neste período. “I Don’t Love You (널 사랑하지 않아)”, faixa-título do EP, conquistou os fãs de imediato e garantiu um perfect all-kill (o primeiro lugar nos principais charts sul-coreanos) para o trio. 

Nos anos mais recentes — incluindo os que o mundo parou por conta da pandemia de COVID-19 —, o Urban Zakapa seguiu trabalhando e comemorou seus dez anos de carreira em 2019. Nos últimos anos, o trio lançou diversos singles e o seu mais recente EP, Parting, em 2021.

OSTs inesquecíveis e parcerias com grandes nomes

Além de seus próprios trabalhos, o Urban Zakapa também tem seu nome relacionado a algumas trilhas sonoras. O trio tem faixas em dramas como “Ad Genius Lee Tae-baek” (2013), “Nine: Nine Time Travels” (2013), “HIgh School – Love On” (2014), “Let’s Eat 2” (2015), “Goblin” (2016) e “Hospital Playlist” (2020). Um dos trabalhos mais recentes do trio, “Between Us”, é trilha do drama “Now, We Are Breaking Up” (2021).

As parcerias com outros artistas sul-coreanos também se somam à discografia do trio. Soyou (SISTAR) teve uma faixa lançada com Park Yong In e Kwon Sul Il em 2014, “The Space Between (틈)”. Beenzino é outro nome que já trabalhou com o Urban Zakapa, a colaboração rendeu três músicas, “Get”, “Thursday Night” e “Seoul Night”. 

Com mais de 50 faixas lançadas ao longo de toda a carreira, o Urban Zakapa é um nome que todos os fãs do R&B sul-coreano deveriam conhecer. Mesmo com a velocidade com a qual novos nomes surgem, o Urban Zakapa prova que, para quem consegue transmitir sentimentos de uma forma que beira o palpável, sempre haverá espaço e ouvidos ansiosos.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagens: Urban Zakapa via Facebook
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido