Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas

[ENTREVISTA] BANG&JUNG&YOO&MOON fala sobre retorno como um grupo: “Foi como uma promessa não dita aos fãs”

BANG YONGGUK, JUNG DAE HYUN, YOO YOUNGJAE e MOON JONG UP. Quatro artistas que muitos fãs de K-pop, especialmente da segunda e terceira geração, conhecem bem. Entre 2012 e 2019, os quatro fizeram parte do sexteto B.A.P, conhecido pelas músicas poderosas e mensagens de revolução. Foram cinco anos entre alistamento militar e carreiras solos em diferentes empresas, sempre apoiando uns aos outros. Até que em 2024 esses quatro ex-integrantes do B.A.P surpreenderam os fãs com o anúncio de um novo grupo com eles como protagonistas: o BANG&JUNG&YOO&MOON.

Esse renascimento vem em forma de um álbum, CURTAIN CALL, uma tour pela Ásia e um documentário sobre todo o processo da reunião. O grupo BANG&JUNG&YOO&MOON ainda conversou com a KoreaIN e deu detalhes sobre a nova fase da carreira, o que os B.A.B.Y podem esperar deles e um recado especial para os brasileiros.


KoreaIN: Em junho, vocês surpreenderam o B.A.B.Y ao lançar o teaser do documentário “Man on the Moon” anunciando seu retorno como um grupo. O que vocês podem nos contar sobre o documentário e o que vem por aí para vocês?

BANG&JUNG&YOO&MOON:
Este é um momento que esperávamos há muito tempo, então achamos que seria ótimo compartilhar o processo de preparação com o B.A.B.Y, e é por isso que decidimos fazer um documentário. Seguindo em frente, acreditamos que focaremos na promoção do álbum do grupo.

KoreaIN: Já se passaram 5 anos desde suas últimas atividades oficiais como grupo e até um pouco mais desde seu último comeback. O que os motivou a voltar agora?

Moon Jong Up:
Como cada um de nós estava ocupado com suas próprias atividades, não foi fácil sincronizar o tempo. Eu sugeri que nossos membros deveriam cronometrar com a dispensa do YOUNGJAE do exército. Enquanto isso, trabalhamos nas tarefas necessárias para nos reunirmos. Felizmente, tudo correu bem, e é por isso que estamos aqui agora.

KoreaIN: Mesmo durante o hiato como grupo, vocês frequentemente demonstravam apoio um ao outro compartilhando projetos, participando de músicas e aparecendo em fan meetings. Quão importante esse apoio mútuo foi para vocês nos últimos anos?

BANG&JUNG&YOO&MOON:
Foi como uma promessa não dita aos fãs de que nos reuniríamos algum dia. Estamos felizes por termos conseguido cumprir essa promessa.

KoreaIN: Vocês se apresentaram no documentário como um quarteto, enquanto Zelo está servindo o serviço militar desde o ano passado. Já estamos amando seu retorno agora, mas também podemos esperar um retorno como um quinteto no futuro?

BANG&JUNG&YOO&MOON:
Por favor, aguardem ansiosamente.

KoreaIN: Nos últimos anos, vocês não ficaram parados e lançaram várias músicas e álbuns, fizeram shows e atividades solo. Como o tempo que vocês gastaram em atividades individuais contribuiu para essa reunião?

BANG&JUNG&YOO&MOON:
Isso nos permitiu ser mais eficientes, e somos mais claros ao expressar nossas opiniões e coordená-las bem.

KoreaIN: No primeiro debut, o grupo surgiu com uma imagem forte de guerreiros, “Warrior”[s], com mensagens de protesto e músicas poderosas, um conceito que evoluiu ao longo dos anos. Agora como BANG&JUNG&YOO&MOON, que imagem vocês querem trazer durante essa reunião?

BANG&JUNG&YOO&MOON:
Esperamos que possamos permanecer do jeito que nossos fãs amam.

KoreaIN: Já se passaram 12 anos desde que vocês quatro estrearam juntos em 2012. No que vocês acham que mais evoluíram desde sua estreia até hoje, tanto individualmente quanto como um grupo?

BANG&JUNG&YOO&MOON: Acreditamos que nos tornamos mais maduros. Realmente parece que estamos nos tornando adultos. Como um time, bem, teremos que esperar para ver como as coisas vão, haha.

KoreaIN: Agora vamos voltar no tempo. De todas as músicas que o B.A.P lançou, qual vocês mais gostam e por quê?

Moon Jong Up:
SKYDIVE, porque eu estou bonito lá.

BANG&JUNG&YOO&MOON: “One Shot”, porque é uma música que pôde refletir o B.A.P da melhor forma como um time.

KoreaIN: Em 2024 também fará 10 anos que vocês vieram ao Brasil para o show do Music Bank em 2014. Agora que o grupo se reuniu, vocês desejam fazer turnês e, quem sabe, fazer outro show aqui no Brasil também?

Moon Jong Up:
Eu realmente quero visitar o Brasil. Por favor, ligue para nós. Se não pudermos ir como um grupo, eu irei sozinho. Por favor, ligue para nós. Só uma vez. Eu quero visitar. Sinto muita falta dos nossos fãs!!!

KoreaIN: Por fim, que mensagem vocês querem enviar para os B.A.B.Y que torceram por vocês todos esses anos e esperaram pacientemente pelo seu retorno?

BANG&JUNG&YOO&MOON:
A mensagem que queremos transmitir está incluída no álbum “CURTAIN CALL”. Queremos dizer aos nossos fãs que os apreciamos, os amamos e queremos aproveitar esta promoção juntos sem arrependimentos!

Por Paula Bastos Araripe
Imagem: MA Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido