Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cobertura de Eventos Especiais

K-Festival traz grupo NTX a Brasília e uma mistura de cultura pop e tradicional

Na última sexta-feira (2), sábado (3) e domingo (4), Brasília foi palco da 2ª edição do festival de cultura sul-coreana, K-Festival. O evento contou com comidas típicas da Coreia do Sul, produtos de K-beauty, itens de idols e de K-dramas para venda, além de apresentações, como a do grupo de K-pop Neo Tracks nº X 10 (NTX), que iniciou sua turnê em terras brasileiras durante o festival.

Na edição deste ano foi apresentado o mascote oficial do evento, o K-ramelo. O personagem era um fofíssimo vira-lata caramelo desenhado na entrada do evento para receber os visitantes e mostrar que o local era pet-friendly.


Entretenimento

Para kpoppers e fãs de K-dramas não faltavam opções de itens personalizados para colecionar. Camisetas, canecas, bottons, mousepads, amigurumis, chaveiros, ecobags, holders e até vestuário dos K-dramas estavam disponíveis para venda. Direto da Coreia, havia produtos de K-beauty de marcas premiadas, docinhos (como os favoritos choco pie e pepero), bebidas e outras comidas de preparo instantâneo.

Os fãs da cultura do país também puderam vestir o hanbok, roupa tradicional do país, ou tirar uma foto colocando o rosto em um totem que imitava uma pessoa com penteado e traje típico do país, na barraca oficial da Embaixada Sul-Coreana. Além do totem, era possível tirar fotos com cenários montados com paisagens da Coreia do Sul para completar a experiência de imersão.

E para explorar ainda mais a fantasia de ser cidadão sul-coreano por alguns dias, o evento disponibilizou também um espaço para que cada participante pudesse conferir o próprio nome caligrafado no hangul, alfabeto do país. Em clima de Olimpíadas, outra opção de entretenimento foi a academia esportiva, com espaço para prática de arco e flecha e taekwondo, dois dos esportes que mais renderam medalhas para a Coreia do Sul. E essas não eram as únicas modalidades para os fãs de competições. No K-Festival, havia espaços para a prática de outros jogos, como os de tabuleiro e o just dance.

Para quem era mais fã de uma competição amigável, sem prêmios e sem pressão, ocorreu também random play dance e uma oficina de decoração de photocards. Além de contar com todas essas opções, kpoppers e interessados em conhecer mais sobre o NTX podiam comprar itens oficiais do grupo, como álbuns e lightsticks, participar do sorteio de um álbum dos meninos e até mesmo ganhar itens fanmade deles, como um ingresso fictício para o show e photocards.


Gastronomia

Começando no período da manhã e encerrando no período da noite, o festival contou com muitas opções de almoço, jantar e lanches para os participantes. Com mais expositores gastronômicos em 2024, além das comidas empacotadas para venda, o evento contou com pratos típicos coreanos feitos na hora.

Entre eles estavam os corn dogs, cachorro-quente coreano, tteokbokkis, japchaes, bulgogis, kimchis e muitos outros alimentos. Para ajudar a lidar melhor com o clima quente, havia também sobremesas refrescantes sul-coreanas, como o bingsu, e bebidas, como o bubble tea.

Os k-cacheiros também puderam se refrescar com bebidas alcóolicas batizadas com nomes de doramas, como Pousando no Amor, Nosso Eterno Verão e Itaewon Class, e nomes de grupos, como BTSMustB, este último foi atração da primeira edição do festival.


Apresentações

O que um festival que inclui K-pop não pode deixar passar em branco? Acertou quem pensou em grupos cover. Grupos covers de dança, vocal e de performance completa se apresentaram no festival, transformando a ocasião em um evento raiz do gênero musical.

Outra competição que ocorreu foi o concurso de cosplays de K-dramas. Fãs de K-dramas tiveram a oportunidade de replicar looks de alguns de seus personagens favoritos dos dramas e expor esse figurino no palco para votação do público que acompanhava o evento.

Também ocorreram apresentações de danças tradicionais, para reforçar as manifestações culturais da ancestralidade sul-coreana, e uma palhinha do talento do embaixador sul-coreano Lim Ki-mo como cantor de sucessos nacionais brasileiros.

Ele trouxe um repertório com três canções que são hinos brasileiros. A primeira foi “Cheio de Manias”, do grupo Raça Negra, a segunda foi “Evidências”, da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó, e, para finalizar, “Aí se eu te pego”, do cantor Michel Teló.

Para fechar as apresentações com chave de ouro, o grupo NTX subiu ao palco entregando mais de uma hora de performance, com muita energia e direito a encore, quando todo mundo acreditava que o show já tinha acabado.


Passagem do NTX em Brasília

No primeiro dia do K-Festival tivemos a honra de participar de uma coletiva de imprensa com o grupo e mais alguns veículos de imprensa. O NTX recebeu todos com muita alegria e arriscaram cumprimentos em português.

Durante a coletiva, eles responderam que por mais que houvesse uma grande diferença de fuso horário, estavam amando a capital candanga. Quando perguntados sobre sua musicalidade, o membro Rawhyun (também produtor do grupo) respondeu que adoraria misturar o estilo hip hop deles com o samba brasileiro.

O boygroup foi surpreendido de maneira positiva pelo público brasileiro conhecer o reality “Peak Time” e se mostraram super ansiosos para sentir a energia do evento. Além disso, o NTX ainda fez uma performance a cappella de “MYFUL”. uma música escrita pelos próprios integrantes para os fãs, os NTFULs.

No sábado (03), o show foi marcado por apresentações do grupo como um todo e individuais, coreografias energizantes e momentos de tirar o fôlego, que fez o local do evento se tornar um mar de fãs e pessoas que estavam os conhecendo pela primeira vez, mas que com certeza saíram dali apaixonados. Com uma primeira setlist que misturava músicas do último mini álbum HOLD X com o ODD HOUR, lançado no ano passado, tivemos diversas surpresas, como quando o integrante Yunhyeok levou o público ao delírio ao tirar a camisa.

O NTX ainda se mostrou super atencioso com a cultura brasileira, rendendo diversas interações de aquecer o coração em português e o melhor de tudo, um cover da música “Tempo Perdido”, da icônica banda brasiliense Legião Urbana. No entanto, não pararia por aí, após saírem do palco deixando um gostinho de quero mais, eles voltaram vestidos a caráter: Camisas do Brasil e bandeiras para celebrar a amizade entre os brasileiros e os coreanos.

O começo do segundo show no domingo (04) foi ainda mais eletrizante, a preparação de palco do NTX contou com um coro ainda mais forte e eles “chutaram a porta” do festival com a música “Kick it the Door”. Logo em seguida, o grupo mostrou sua versatilidade ao mudar de uma coreografia pesada para uma mais fofa com “Just Friend”, que foi acompanhada novamente pelas vozes dos NTFULs brasilienses.

Com um esquema diferente do primeiro show, o NTX dessa vez se dividiu em units para mostrar seus diversos talentos e deixar todos os membros brilharem ainda mais. Tivemos a apresentação do trio Rawhyun, Seungwon e Changhun, que investiu em um som mais puxado para o trap com direito até a jogada de água no público, transformando o palco do K-Festival em um Waterbomb versão brasileira.

Em seguida foi a vez de Eunho, Yunhyeok e Hyeongjin, que incendiaram a capital com uma coreografia cheia de sensualidade. E, ao final, os fãs tiveram a oportunidade de ver novamente o abs do Yunhyeok, que não parecia nem sentir o frio de Brasília.

Além disso tudo, tivemos um momento super emocionante com o estacionamento do Parque Ana Lídia se transformando em um verdadeiro oceano de luzes dos flashs do público para retribuir todo o carinho do boygroup, conseguimos ver uma lágrima escapando dos olhos dos rapazes. Não podemos deixar de citar que eles trouxeram mais um cover de música brasileira e o artista da vez foi Vitor Kley.

Então, para encerrar com chave de ouro sua passagem por Brasília e iniciar com o pé direito a turnê brasileira, o NTX voltou no tempo e cantou sua música de debut, “Kiss the World”, em seguida voltando novamente vestidos com camisetas do time do Brasil e curtindo o momento com o público do K-Festival. A última performance foi o cover icônico de “The Boys”, do girlgroup Girls’ Generation, que eles apresentaram no reality “Peak Time”.  

Isso foi um pouco do aconteceu no K-Festival e nos shows do NTX, em resumo: Podem esperar muita energia e carisma durante esta turnê que está apenas começando.

por Catharina Lima e Letícia Brito

Nossos carinhosos agradecimentos ao K-Festival e a Victory Company
Imagens: Catharina Lima e Letícia Brito
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Catharina Lima

    Brasiliense que entrou no mundo kpop graças aos reizinhos também conhecidos como Super Junior. Ama conhecer novas culturas e aprender novas línguas. Fascinada por webtoons de suspense e k-hip hop.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido