Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Economia Sociedade

Conglomerados enfrentam pressão para aumentar a idade de aposentadoria com envelhecimento da população

Os grandes conglomerados empresariais na Coreia do Sul estão enfrentando uma crescente pressão para estender a idade de aposentadoria de seus trabalhadores em resposta às mudanças demográficas causadas pela taxa de natalidade em declínio e pela população envelhecida.

O debate sobre o tópico está ganhando força depois que o governo sul-coreano decidiu considerar estender o período de assinatura compulsória para a pensão nacional em cinco anos, aumentando para 64 anos devido à maior expectativa de vida.

A maioria dos conglomerados define a idade de aposentadoria em 60 anos, então eles estão começando a discutir se devem aumentá-la de acordo com a iniciativa do governo.

Especialistas argumentam que as empresas não têm escolha a não ser seguir o exemplo devido à taxa de natalidade em declínio acentuado. No entanto, eles também pedem que o governo forneça mais benefícios fiscais corporativos em troca da extensão da idade de aposentadoria ou da recontratação de trabalhadores em regime de contrato.

Trabalhadores sindicalizados e a gerência da Hyundai Motor recentemente chegaram a um acordo para permitir que trabalhadores qualificados sejam recontratados por até dois anos após atingirem a idade de aposentadoria. A General Motors (GM) Korea também está otimista sobre a recontratação de trabalhadores aposentados. A força de trabalho e a gerência da montadora decidiram buscar medidas para permitir que os trabalhadores aposentados continuem trabalhando a partir de 2025. Especialistas trabalhistas sugerem que mais empresas seguirão o exemplo dado por Hyundai Motor e GM.

O diretor do departamento de emprego e política social da Federação de Empresas da Coreia, Lim Young-tae, aponta que “dado os potenciais efeitos colaterais da extensão da idade de aposentadoria, as grandes empresas provavelmente adotarão medidas semelhantes ao reempregar alguns trabalhadores qualificados por mais alguns anos”.

De acordo com Lim, os efeitos colaterais incluem aumento nos custos de mão de obra para as empresas e um declínio potencial nas oportunidades de emprego para trabalhadores mais jovens.

Trabalhadores sindicalizados em outros grandes conglomerados também estão trazendo essa questão para a mesa de negociação com a gerência. SK hynix, POSCO e HD Hyundai estão pedindo uma extensão da idade de aposentadoria para até 65 anos.

A demanda surge porque os trabalhadores serão elegíveis para receber sua pensão nacional aos 65 anos a partir de 2033, acima da idade atual de 63.

De acordo com dados do Ministério do Interior e Segurança, 19% da população sul-coreana tem 65 anos ou mais. Quando mais de 20 por cento da população tem 65 anos ou mais, as Nações Unidas e outras organizações internacionais a classificam como uma sociedade super envelhecida.

No entanto, funcionários de grandes conglomerados também expressaram preocupações de que estender a idade de aposentadoria poderia levar a maiores custos trabalhistas.

Fonte: (1)
Imagem: Adolfo Félix via Unsplash
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

Sair da versão mobile