A Coreia do Sul também é referência quando o assunto é beleza, estética e cuidados com a pele! Nos últimos anos, a rotina de skincare coreana ganhou a internet não só por conta dos diferentes produtos utilizados, mas também pela quantidade de passos sugerida.
São de 9 a 10 etapas propostas para um tratamento completo! Pode até parecer algo intimidante, mas são passos simples e práticos — e, claro, não precisam ser todos adotados caso não façam sentido para a sua rotina ou tipo de pele.
Conheça todos eles!
1- Double cleansing: limpeza dupla com óleo e sabonete
Um dos passos mais diferentes da rotina de skincare coreana é o double cleansing, que consiste em usar um produto à base de óleo e, em seguida, um sabonete ou produto à base de água.
A ideia é utilizar o óleo para remover o sebo em excesso, maquiagem e filtro solar, que por terem uma composição mais oleosa, são melhor retirados com um produto deste tipo. Depois, basta finalizar com o sabonete para remover suor, poeira e outros acúmulos do dia.
2- Esfoliante
A esfoliação ajuda a limpar poros e remover células mortas, melhorando o brilho e a textura da pele.
Como é uma etapa um pouco mais agressiva, o ideal é realiza-la uma vez na semana com um esfoliante químico ou físico.
3- Tônico
Apesar de ser um produto mais conhecido, o tônico de que estamos falando não é o adstringente. O tônico utilizado na rotina de beleza coreana foca não só na limpeza da pele, mas na sua hidratação e proteção. Ele deve ser aplicado com as mãos ou com a ajuda de um disco de algodão.
4- Essência
Um dos produtos mais diferentes da skincare coreana é a essência. É um produto leve, que promove hidratação e tratamento para a pele.
A ideia é que, com a hidratação em dia, a pele esteja forte e protegida de irritações e possa melhor absorver os nutrientes.
5- Sérum
Séruns são produtos de textura leve, mas com grande poder de tratamento graças à concentração de ativos em suas fórmulas. Por ser um pouco mais consistente do que a essência, deve ser utilizado mais para o fim da rotina para melhor absorção dos produtos anteriores.
6- Creme para olhos
Também é importante dar atenção à área dos olhos, que é uma das mais sensíveis do rosto. Por isso, também há um passo da rotina de skincare coreana dedicado para os cremes para olheiras e outras questões desta área.
7- Hidratante facial
O hidratante é o último passo da rotina de skincare coreana. Como é um dos produtos mais consistentes, além de selar todos os outros tratamentos aplicados antes, ele irá evitar que a pele perca sua umidade natural.
8- Para o dia: protetor solar
Para o dia a dia, a skincare coreana ganha mais um passo: a proteção solar. Afinal, é importante proteger a pele dos efeitos dos raios UVA e UVB, associados às diferentes questões e doenças. Existem diferentes fórmulas e ativos de proteção solar — e, nesse sentido, os produtos coreanos são conhecidos pelo efeito leve, que não deixa rastros de cor ou fragrância.
9- Para a noite: máscara facial
Muitos idols já postaram fotos usando as famosas sheet masks, um tipo de máscara facial que é bem característico da rotina de skincare coreana. Dependendo da sua indicação de uso, ela pode ser incluída em diferentes momentos desta rotina, para potencializar a hidratação ou só deixar o processo mais divertido.
Imagem: Canva
Não retirar sem os devidos créditos.