A nova temporada de A Criatura de Gyeongseong tem um salto temporal importante, avançando a narrativa da década de 1940 até os dias atuais. A série que começa histórica segue sua narrativa sendo futurista. Quer saber o que esperar da nova temporada sem spoilers? A KoreaIN te conta.
Se você precisa relembrar o que aconteceu na temporada anterior, aqui vai um breve resumo: A primeira temporada se passa em Gyeongseong (Seul) na primavera de 1945, quando a Coreia ainda estava sob o domínio japonês. A história acompanha dois jovens e sua busca por pessoas desaparecidas. Essa busca os leva ao misterioso Hospital Ongseong. Lá, eles descobrem que os militares japoneses estão fazendo experimentos horríveis em coreanos capturados. Os experimentos usam um verme parasita chamado “najin”, que concede aos seus hospedeiros humanos capacidades extraordinárias e, quando combinado com um soro especial, pode transformá-los em monstros terríveis.
A coisa mais importante para lembrar é que a primeira temporada terminou com um salto de 79 anos e lá vemos os protagonistas e ficamos em dúvida sobre como eles sobreviveram tantos anos se há mais personagens conhecidos que também estão vivos. Essas e outras dúvidas serão respondidas nos próximos episódios.
O K-drama se aprofunda nos destinos interligados de seus personagens. É importante ressaltar que embora pareça uma premissa fantasiosa, a narrativa da série se baseou em experimentos reais realizados pelo exército imperial japonês, em uma divisão conhecida como Unidade 731.
Os novos episódios trazem de volta Chae-ok (Han So-hee), que sobreviveu aos eventos sombrios de Gyeongseong na primeira temporada. A série apresenta um novo personagem, Ho-jae (Park Seo-jun), um homem moderno que se assemelha a Tae-sang, um rico penhorista que protagoniza a primeira temporada com Chae-ok.
A série apresenta dois novos personagens principais. Um deles é Seung-jo (Bae Hyeon-seong), um agente obscuro da Jeonseung Biotech, anteriormente Hospital Ongseong. O outro é interpretado por Lee Mu-saeng, líder dos Kurokos, um grupo de elite de agentes secretos que elabora um plano sinistro nos laboratórios da Jeonseung Biotech para recriar os experimentos de 1945.
Em entrevista ao The Korea Times, Park Seo-jun fala um pouco sobre a nova temporada: “A história precisava ter uma construção sólida com a primeira temporada para permitir que os espectadores aproveitassem os diferentes aspectos da segunda temporada”. Sobre os acontecimentos nesta nova fase, ele acrescenta: “Eu vi avaliações sobre o ritmo da Temporada 1, mas a segunda é definitivamente muito mais rápida e tem elementos inesperados”.
A Criatura de Gyeongseong 2 continua a abordar temas sociais e políticos. Na primeira temporada a história destacou como a opressão política na Coreia de 1945 impactou a vida dos residentes. A nova temporada abordará formas modernas de opressão, traçando paralelos entre lutas passadas e presentes.
A primeira temporada usou um experimento científico como metáfora de como as pessoas falham em se ver como iguais. O tema será aprofundado em 2024 e explorará as mesmas questões de distinção e alienação, mas de novas maneiras. A mudança no cenário permite uma nova perspectiva sobre temas semelhantes e, como afirmou o diretor Chung Dong-yoon em entrevista, “traz uma sensação de universo expandido“. Uma combinação de história, ação, romance, mistério, ficção científica e criaturas monstruosas.
Ficha Técnica
Título: 경성크리처 (A Criatura de Gyeongseong)
Roteirista: Kang Eun-kyung
Diretor: Chung Dong-yoon
Plataforma: Netflix
Elenco: Park Seo-jun, Han So-hee, Claudia Kim, Lee Mu-saeng, Bae Hyeon-seong, Kim Hae-sook, Wi Ha-jun, Cho Han-cheul
Imagem: Netflix
Não retirar sem os devidos créditos.