Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Pesquisa revela que 43% dos coreanos entre 20 e 49 anos não planejam ter filhos

No domingo (1), o Instituto de População da Península Coreana para o Futuro divulgou os resultados de uma pesquisa com 2000 cidadãos sul-coreanos entre 20 e 49 anos, incluindo solteiros e casais com e sem filhos. Cerca de 42,6% disseram que não têm intenção de ter filhos, enquanto 37,8% disseram que têm, e 19,6% disseram que não tinham certeza.

Primeiro a pesquisa perguntou aos entrevistados se pretendiam se casar, e 53,2% disseram que sim, enquanto 27,4% disseram que não e 19,4% não tinham certeza. A parcela de entrevistados que não pretendia se casar foi maior entre as mulheres (34,6%) do que entre os homens (21,5%).

Entre os homens solteiros, a principal resposta para não planejar se casar foi a insegurança financeira (20,1%), seguida pela afirmação de que serão mais felizes sozinhos (18,9%) e que será difícil atender a condições realistas de casamento (15,8%).

Entre as mulheres solteiras que não pretendiam se casar, 17,6% achavam que seriam mais felizes morando sozinhas, 16,2% não queriam se casar devido à cultura do patriarcado e desigualdade de gênero, e 12,4% acreditavam que não seriam capazes de conhecer alguém com quem gostariam de se casar.

Entre os casais que são casados e não têm filhos, 19,1% disseram que não querem ter filhos porque não sentem necessidade. Outros 11,8% disseram que não querem investir o tempo e o esforço pessoal necessários para criar um filho.

As mulheres foram mais propensas a não querer ter filhos, a pesquisa mostrou que 52,9% das entrevistadas disseram que não têm intenção de ter filhos. Os principais motivos citados para não quererem ter filhos foram: não sentir necessidade de ter filhos (13,9%), falta de meios financeiros (12,7%) e os custos da educação dos filhos serem enormes (10,7%).

Além do aumento de pessoas que não pretendem ter filhos, a Coreia do Sul também viu uma queda no número de casais com mais de um filho. Os números do Statistics Korea mostram que 744.000 segundos filhos nasceram em 2023, marcando uma redução de 11,4% em relação ao ano anterior. Em comparação com 10 anos atrás, a taxa de natalidade do segundo filho caiu 55,1%, em comparação com o declínio de 38,4% na taxa de natalidade do primeiro filho.

As principais razões para os pais não quererem outro filho estavam relacionadas principalmente ao fardo financeiro — 17,3% disseram que não têm meios financeiros para sustentar outro filho e 15,3% disseram que é devido ao enorme custo associado à educação das crianças aqui.

A pesquisa indicou que a expansão de políticas governamentais e apoio corporativo podem ajudar a mudar a opinião de algumas pessoas em relação a ter filhos. Dos 62,2% que disseram que não têm ou não têm certeza sobre querer ter filhos, 44,1% disseram que podem mudar de ideia se as políticas governamentais e as empresas fortalecerem o apoio a isso.

Fonte: (1)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

Sair da versão mobile