Na manhã desta quarta-feira (25), no horário coreano, o programa da CBS Radio “Kim Hyun Jung’s News Show” transmitiu uma entrevista por telefone com o repórter Jang Hyung Woo do Seoul Shinmun.
O repórter se descreveu como um jornalista da indústria que cobre construção naval e aviação. Na entrevista ele contou sobre como um representante de relações públicas da HYBE minimizou as conquistas do NewJeans, alegou que as integrantes do grupo sofreram gaslighting da ex-CEO da ADOR e divulgou conversas de Min Hee Jin com terceiros. Jang declarou: “No começo, pensei que era apenas um desvio pessoal do representante de relações públicas. Mas depois, o conteúdo da nossa conversa foi realmente publicado em artigos“.
Ele contou que escreveu sobre o preço das ações da HYBE enquanto cobria a performance do NewJeans no Tokyo Dome no primeiro semestre de 2024 e que “depois disso, recebi uma solicitação da HYBE para alterar o artigo”. O representante de relações públicas da HYBE informou que a declaração de que o NewJeans havia vendido 1 milhão de cópias no Japão estava incorreta e que os números refletiam as vendas globais.
Segundo Jang, o que o surpreendeu foi o fato do representante acrescentar “que as vendas não foram tão altas quanto se pensava e que o recorde não foi tão impressionante“. Para ele, não fazia sentido que o representante da HYBE minimizasse as vendas do grupo, afinal, um milhão de cópias ainda não é pouca coisa. Atualmente, o NewJeans vendeu mais de 1,2 milhões de cópias de Supernatural no total, mais de 76 mil apenas no Japão.
Ele ainda compartilhou parte de sua conversa com a equipe de relações públicas. Na gravação da ligação, o representante da HYBE diz: “Precisamos corrigir os fatos, não é? Não vendeu tão bem no Japão. Não teve o desempenho esperado, então precisamos esclarecer as coisas“.
Jang também contou que “em maio, o representante de relações públicas e o chefe de relações públicas da HYBE vieram à minha empresa e me mostraram mensagens privadas do KakaoTalk entre Min Hee Jin e outros. Mais tarde, elas apareceram em veículos de mídia on-line, então não podem ser vistas apenas como ações individuais”.
Ele ainda compartilhou parte de sua conversa com a equipe de relações públicas. Na gravação, o representante diz: “Parece que o gerente do Seoul Shinmun nos odeia. Precisamos de algo para fazê-lo mudar de ideia. Você e nós estamos cansados. Vamos marcar uma data para nos encontrarmos. Precisamos conquistá-lo rapidamente“.
Quando o apresentador Kim Hyun Jung perguntou o que isso significava, Jang explicou que: “a implicação era que eles garantiriam publicidade com minha empresa em troca de reportagens mais favoráveis para a HYBE. Eles até sugeriram jogar golfe com o gerente. Mas meu gerente rejeitou, dizendo que era inapropriado” — as reuniões de golfe são frequentemente consideradas um eufemismo para corrupção na indústria.
Em resposta, a HYBE emitiu uma declaração esclarecendo que a reunião de golfe havia sido agendada antes da ligação e que a agência faria uma reclamação sobre o vazamento da gravação da ligação.
Quanto ao NewJeans, a HYBE disse fez “todos os esforços para promover a ADOR, incluindo os álbuns do NewJeans“, mas não negou as declarações feitas por seu representante de relações públicas.
Hoje, a ADOR divulgou que fará uma assembleia com seus acionistas para realocar a ex-CEO Min Hee Jin como diretora interna da agência.
Fonte: (1), (2)
Imagem: HYBE
Não retirar sem os devidos créditos.