Na última quinta-feira (24), a HYBE participou de uma auditoria na Assembleia Nacional para tratar sobre as práticas internas controversas da empresa. Na auditoria e ao longo dos dias que seguiram, páginas de relatórios internos da empresa com comentários maliciosos sobre outros grupos e idols menores de idade foram divulgados para o público e, nesta segunda-feira (28), os relatórios mostrados foram acrescentados ao caso sobre bullying no local de trabalho envolvendo Hanni (NewJeans).
A auditoria foi realizada pelo Comitê de Cultura, Esportes e Turismo da Assembleia Nacional e o deputado Min Hyung-bae do Partido Democrático da Coreia, da oposição, questionou Kim Tae-ho, diretor de operações (COO) da HYBE e CEO da subsidiária Belift Lab, sobre as alegações de táticas questionáveis de vendas de álbuns (as chamadas “compra em massa de álbuns”), as acusações de plágio conceitual envolvendo subsidiárias da agência e a elaboração de relatórios de tendências da indústria contendo comentários duros sobre a aparência física de idols menores de idade.
Durante a auditoria, Min revelou um documento interno da HYBE intitulado “Relatório semanal da indústria musical”, que incluía análises de tendências da indústria. O relatório continha frases como “Eles estrearam os membros em uma idade estranha, nenhuma de suas características se destaca“, “Sua cirurgia plástica foi exagerada” e “Outros membros são chocantemente pouco atraentes“.
Os ídolos ou grupos específicos referenciados foram omitidos, e a fonte dessas observações não foi divulgada ou questionada durante a sessão. Essas avaliações são compiladas semanalmente e compartilhadas com executivos de alto escalão dentro da HYBE e suas subgravadoras.
O relatório divulgado incluiu críticas às aparências de outros ídolos: “Ser jovem não é tudo. Eles estrearam um grupo quando os membros estavam mais feios. Ninguém se parece com um ídolo, e eles realmente se apresentam como um show de talentos do ensino fundamental“. E ainda comentava: “Os outros membros são chocantemente pouco atraentes. É muito claro por que eles não tiveram sucesso“.
Sobre ídolos que apareceram em um programa de variedades: “A sinergia de sua falta de atratividade é insuportável“.
Além disso, sobre “R U Next” da HYBE e o novo grupo feminino da SM Entertainment, o relatório mencionou: “Houve algum burburinho sobre o novo grupo feminino da SM com cerca de oito candidatas, mas surpreendentemente, nenhuma delas é bonita. Considerando as reações à aparência do grupo [omitido] que estreou naquela época, você tem que se perguntar se o senso estético da SM mudou“.
O relatório ainda mencionou outro grupo da SM: “A maioria dos ataques a [omitido] pode ser defendida por [omitido]. Quando alguém diz que esse membro é feio, eles rebatem com fotos antigas do membro [omitido]. Isso já se tornou um padrão repetitivo em comunidades on-line como DC Inside“.
Além disso, em relação às ex-membros do grupo feminino da JYP Entertainmet, o relatório trazia: “As integrantes [omitido] e [omitido], que deixaram o grupo [omitido], fizeram tantas cirurgias plásticas que estão quase irreconhecíveis. Está claro que elas foram expostas a um ambiente que dificulta a manutenção de sua saúde mental, o que fica especialmente evidente em sua aparência e apelo sexual. [omitido] parece mostrar sinais semelhantes“.
O relatório também avaliou diretamente as performances de palco de outros ídolos: “Os fãs de [omitido] têm usado a lógica de que a empresa não deixa os melhores artistas cantarem ao vivo, mas o Coachella destruiu isso. O fandom rapidamente transferiu a culpa do grupo“. E acrescentou: “Os fandoms da SM são rápidos em redirecionar problemas para proteger os membros. Nesses casos, a empresa tem que bancar o vilão“.
Os ídolos da HYBE também foram avaliados no relatório: “[omitido], que parece buscar atenção falando frequentemente sobre suas dificuldades“.
O relatório também continha informações sobre estratégias virais on-line e planos de resposta relacionados à HYBE e aos ídolos de outras empresas, juntamente com conteúdo difamatório circulando em comunidades on-line e mídias sociais.
O advogado Roh Jong Un do escritório de advocacia Jonjae comentou: “O conteúdo inclui inúmeras declarações difamatórias e falsas, visando especificamente certos ídolos de outras grandes empresas, potencialmente constituindo difamação. Embora seja destinado ao uso interno, o fato de ter vazado externamente sugere a possibilidade de que funcionários fora do nível executivo possam ter acessado“.
O deputado Min condenou o conteúdo: “Essas avaliações e expressões depreciativas são direcionadas a menores, exibindo uma perspectiva desumana sobre ídolos“. Ele ainda observou que tal conduta viola as leis relacionadas e as diretrizes do Ministério da Cultura para salvaguardar os direitos de crianças e adolescentes na indústria do entretenimento.
Em resposta, Kim disse que a HYBE monitora de perto a opinião pública sobre seus artistas e a indústria do K-pop, mas acrescentou que “essas avaliações não são a posição oficial da empresa“. Ele observou que o relatório é uma compilação de várias opiniões encontradas on-line. Entretanto, o deputado Min apontou que os relatórios não apresentavam apenas compilados de comentários de usuários de comunidades on-line, mas também análises feitas por funcionários da empresa.
O Ministro da Cultura Yu In-chon, que estava presente, também expressou preocupação, dizendo que “as expressões são muito duras. É excessivo, especialmente considerando que os funcionários e suas famílias podem ver esses documentos“.
Enquanto a controvérsia sobre esses relatórios crescia, ainda na quinta-feira, a HYBE postou uma declaração em seu site oficial, reiterando que o relatório tinha como objetivo monitorar várias respostas e opiniões públicas do fandom e da indústria. A empresa ainda disse: “Nós responsabilizaremos aqueles que vazaram seletivamente partes provocativas do relatório para fazer parecer que a HYBE havia criticado os artistas“.
No entanto, como a declaração foi publicada enquanto a auditoria da Assembleia Nacional ainda estava em andamento, os membros do comitê protestaram. Kim se desculpou: “Aceito a crítica de que foi inapropriado que a declaração fosse publicada durante a auditoria“.
Ele explicou que a declaração foi publicada em resposta a perguntas da mídia e para evitar a disseminação de informações erradas. A declaração foi removida do site da empresa.
Além das páginas divulgadas durante a auditoria parlamentar, canais de notícia sul-coreanos passaram a divulgar outras das páginas do relatório interno da HYBE. Na sexta-feira (25), a KBS divulgou em vídeo um trecho (legendado em inglês) da auditoria, confira a seguir:
No sábado (26), o Channel A divulgou outras páginas do relatório. Confira a seguir alguns trechos traduzidos das análises escritas por funcionários da HYBE.
Seção “Sugestões para Marketing Viral e Atualizações sobre Opiniões Públicas em Comunidades On-line”
Como um grupo que construiu sua reputação de forma constante por performances ao vivo de qualidade, podemos começar a expandir as turnês do LE SSERAFIM para posicioná-las como um grupo feminino competindo contra grupos masculinos. O BLACKPINK mirou no Coachella e teve inúmeras trocas com celebridades estrangeiras, mas o problema delas era que faltava uma gestão intensiva. O TWICE tem um forte trabalho em equipe e se apresenta em grandes estádios, mas luta para lidar com questões controversas. Se o LE SSERAFIM puder seguir em frente enquanto aproveita os resultados positivos desses dois grupos anteriores, é bem possível que o grupo preencha o vazio deixado pela atual ausência de grupos femininos de primeira linha.
O problema mais grave é que se você parar o vídeo aleatoriamente em qualquer ponto, nunca há uma instância em que suas coreografias realmente combinam, mesmo que haja apenas 4 delas. A crítica de que elas não praticaram o suficiente surgiu durante “Girls”, e mesmo agora, parece que não houve melhora no trabalho em equipe. IVE e aespa podem ter sucessos no topo das paradas e reconhecimento do público, mas uma vez que elas saem em turnê, as reações logo mudarão para pior quando as pessoas testemunharem suas performances.
O surgimento do termo New-I-LE em uma comunidade on-line, abreviação de NewJeans – ILLIT – LE SSERAFIM, contribuiu para mais menções de ILLIT.
Pode ser necessário introduzir uma forma diferente de categorização do quadro de 4ª geração existente, como a idade dos grupos femininos que vendem milhões BLACKPINK – LE SSERAFIM – aespa – IVE. Tivemos alguns problemas nos últimos dias com o termo New-I-LE, mas podemos descartar New e apenas criar uma nova frase.
Até o teaser do filme, a resposta era “HYBE está tramando algo”, mas a opinião pública piorou desde então após o lançamento das imagens do teaser. O primeiro teaser fotográfico apresentou um estilo que parecia simplesmente cosplay, menos do que uma reinterpretação do 2NE1. No segundo teaser, os membros usaram chapéus de pele, botas de pele e trajes tipo biquíni de cristal em um set nevado, e estes receberam algumas críticas de que copiaram fotos promocionais de um shopping no exterior.
O timing funcionou a nosso favor. Por causa do ataque a Lee Jae Myung e da questão sobre o “Seoul Music Awards”, os trolls não tiveram tempo para prestar muita atenção a esse grupo. As críticas foram principalmente sobre os visuais, com comentários como “Não há beleza Pledis” e “Por que não há membros visuais”, mas essa resposta já era esperada. A resposta mais risível é “O que aconteceu com as pessoas que escolheram a dedo todos os visuais do Seventeen”, porque o Seventeen foi atacado pelos mesmos motivos quando estreou.
O cerne da reclamação está na resposta morna da empresa contra um grande mal como a DC. No entanto, alguns também argumentaram que a HYBE não tem o poder de obter as informações de todos os usuários on-line, especialmente quando nem mesmo o governo pode fechar comunidades como a DCInside. Por enquanto, os fãs estão na mesma página de que a culpa sentida contra o fandom de Jimin é compartilhada entre os outros fandoms, e cabe à empresa intervir quando necessário para garantir que o artista não seja excluído.
O único problema que temos em relação a Jungkook é a questão de seu alistamento. Desde o showcase, a demanda dos fãs por uma turnê mundial atingiu novos patamares, mas se seu alistamento for decidido antes, podemos esperar que o fandom comece a reclamar, dizendo: “O sacrifício do maknae”.
As reações para “Eunchae’s Star Diary” se acalmaram após a aparição de Gyujin. Inicialmente, alguns desaprovaram o formato em que um “oppa” de outra mãe passa um tempo com o irmão mais novo de todos. Mas desta vez, as pessoas acharam fofo ver garotas do ensino médio com ciúmes umas das outras, perguntando: “Você ganhou um novo amigo?”. Era necessário para a construção do personagem de Eunchae encontrar uma abordagem que permitisse que se mostrasse mais confortavelmente. Eles também filmaram um desafio, mas Eunchae deve ter crescido mais naquela época porque as diferenças de altura entre os dois eram muito perceptíveis. Mas o pior foi quando Changbin do Stray Kids filmou um desafio com NMIXX também, e ele tinha praticamente a mesma altura que elas. Changbin também é amigo de Yeonjun, o que é realmente lamentável se você pensar na diferença de altura quando eles são capturados no mesmo quadro.
Claro que ele é bom em atuar e apresentar, mas Yeonjun causa impacto só de ficar ali. Ele estava entrevistando o NCT Dream e o Stray Kids, e foi muito lamentável ver os dois grupos sendo ensinados por Yeonjun no quesito altura. Soobin também é conhecido por sua altura, mas seu personagem é do tipo puro e ingênuo, então ele nunca deu a sensação de estar fora do lugar, mas quando Yeonjun e Changbin ficaram ombro a ombro, foi doloroso de assistir.
No domingo, a velha questão de Taehyun colocando sua cobra de estimação para adoção estava sendo trazida à tona novamente, e parece que alguns fãs devem ter se sentido provocados depois de ver o TXT no “Inkigayo”.
<25-10-2023>
O primeiro episódio do reality show foi lançado. Não há reações notáveis nas comunidades on-line nacionais, mas a viagem real não começou neste episódio, então devemos esperar até a próxima semana.
No entanto, é necessário começar a circular postagens promocionais virais, como curtas ou blogs, para atrair o público em um futuro próximo.Youngseo se destaca dos outros membros, mas se enquadrarmos sua personagem como uma gata preguiçosa que quer parecer uma rainha, enquanto os outros membros são enquadrados como cães do campo ao redor dela, podemos definitivamente superar grupos como NMIXX.
Para membros como Wonhee, se pudermos pegar uma foto dela onde ela se parece com aquele famoso maltês com a sujeira preta no rosto e circular uma foto de comparação, e para os outros membros também, se atribuirmos raças de cães apropriadas para cada membro, podemos atrair comunidades online e adolescentes predominantemente femininas.
<28-09-2023>
Crazy Summer
Uma fanfic publicada em torno da estreia do grupo. Parece que essa fanfic se tornou um nome conhecido entre os fãs de idols da quarta geração. Na semana passada, por ser o aniversário da revelação de [omitido], a hashtag [omitido] até virou tendência no Twitter. Muitos fãs novos e antigos mostraram reações adversas, incluindo membros do fandom principal. Os fãs que shippam certos membros juntos são particularmente conhecidos por reagirem de forma sensível a esse conteúdo e, em relação a essa fanfic específica, sua influência se tornou tão poderosa que os fãs principais são realmente conhecidos por denunciar [omitido] e participar de uma guerra incomum de atrito entre si.No começo, o relacionamento entre Yeonjun e Beomgyu foi significativamente exagerado por causa dessa fanfic. No entanto, os dois membros são realmente conhecidos por irem um contra o outro. Todos os membros são como primos que são forçados a passar todas as férias de verão juntos, o que não é o mais atraente para os membros do fandom que são shippers. Alguns estão até espalhando rumores de que essa fanfic foi escrita por um fã de outro grupo, e então foi reescrita substituindo os nomes dos personagens principais por Yeonjun e Beomgyu, mas de alguma forma acabou se tornando uma fanfic familiar na comunidade.
Geralmente, a cultura das fanfics foi empurrada para a periferia com idols de quarta geração, e ainda assim, essa fanfic em particular continua a criar um problema na comunidade. Deve ter algo a ver com o sabor nostálgico da cultura tradicional dos fãs. Nesse sentido, não importa o quão na moda a música e as performances do TOMORROW x TOGETHER possam ser, a necessidade de histórias dramáticas do K-Pop continua sendo um elemento-chave para mover os fãs principais no coração. Concluindo, essa equipe poderia se beneficiar de um evento extremamente dramático.
<19-07-2023>
Com base nas pesquisas mais recentes, as fanfics mais populares no Postype são fanfics do NCT. Na tag “você”, todas as fanfics de alta classificação são sobre o NCT. Esses tipos de relacionamentos pseudo-românticos com seus artistas são um tipo de cultura de fãs que está ficando bastante desatualizada, mas parece que essa é a natureza dos fãs de SM de permanecer em práticas ultrapassadas.Durante os dias de ascensão do Seventeen, alguns alegaram que esse grupo não tinha ships [pares] principais, o que dificultava que os fãs escrevessem fanfics, e essa era a razão pela qual eles não conseguiam crescer; no entanto, eles eventualmente sugeriram novas formas de cultura de fãs mais adequadas para essa era e abriram caminho para a cultura conhecida como ‘Uh-Duk-Haeng-Duk’ (se eu vou ser um fã, eu também posso ficar feliz com isso). TOMORROW x TOGETHER também recebeu as mesmas críticas durante seus dias de estreia, o que resultou em muitos fandoms externos também mostrando interesse nas atividades do autor [omitido], o escritor da fanfic mais conhecida do TXT. Neste ponto, devemos levar em consideração que esses fãs, que são incapazes de ir além de uma cultura de fãs baseada em fanfics, se amarraram a essa ideia. O antigo apego ao “universo” que começou com essa cultura continua a ser refletido na maneira como os fãs se comportam, mesmo contra outros grupos de ídolos, o que rendeu ao fandom do TXT a reputação de “aquele fandom”.
Haechan (NCT)
Imagens de Haechan fumando um cigarro eletrônico reveladas em conteúdo de bastidores. Ele foi filmado diretamente através do espelho da sala de prática, mas alguns fãs tentaram argumentar que ele estava comendo uma barra de chocolate e fizeram papel de bobo. Embora as imagens tenham sido excluídas do conteúdo de bastidores, alguém o denunciou por fumar em ambientes fechados.Esta não é a primeira vez que um membro do NCT se envolve em uma controvérsia sobre fumar, e é problemático que a empresa seja incapaz de detectar tais ocorrências antes de serem exibidas. Ao mesmo tempo, é desagradável ver as mesmas comunidades que trataram Jungkook como um criminoso procurado por fumar ao ar livre em uma área designada para fumantes, tentando deixar esse incidente passar.
<17-05-2023>
O interesse dos fãs de idols do K-Pop no retorno do grupo aumentou notavelmente após o lançamento do trailer. Vale ressaltar que no momento presente, quando novos grupos como ZEROBASEONE e BOYNEXTDOOR não estabeleceram uma base forte, aqueles consumidores que são andarilhos estão, até certo ponto, mostrando interesse positivo no ENHYPEN. Há a possibilidade de atrair mais fãs domesticamente por meio de promoções virais enfatizando que não é tarde demais para apoiar um grupo com visuais, habilidades de performance e uma visão.<01-11-2023>
Considerando que as maiores estrelas da Tailândia se apresentam no Rajamangala, a notícia de que o Seventeen está se apresentando lá é um material viral digno de promoção. Principalmente porque, hoje em dia, grupos com alto poder de venda enfrentam perguntas como “Onde eles vendem todos esses álbuns”. Para referência, o show de [omitido] em Bangkok no início deste ano foi realizado na Impact Arena. Outros artistas como [omitido], [omitido], [omitido], [omitido] e [omitido] se apresentaram lá.No começo, os fãs disseram que era fofo, mas eventualmente, uma postagem de crítica foi compartilhada no Theqoo com mais de 1.000 comentários, em grande parte negativos. Na verdade, é tudo porque a resposta ao álbum do V foi medíocre. Se fosse Jungkook, teria sido uma grande controvérsia.
De acordo com rumores do caso IVE, há alguns funcionários do [omitido] que se destacam em comunidades on-line predominantemente femininas para disciplinar o fandom. Há rumores de que a razão pela qual o grupo conseguiu se estabelecer como um grupo popular entre consumidoras de 20 a 30 anos foi devido à resposta em comunidades femininas on-line.
Haewon apresentou recentemente uma coleção de contos que ela está lendo para os fãs, e alguns usuários em uma comunidade predominantemente masculina estão chamando-a de “feminista”. É uma coleção de contos de jovens autores coreanos. Entre os jovens autores coreanos ativos na literatura hoje, provavelmente há muito poucos que não são feministas. Embora seja difícil dizer que esse incidente possa afetar o NMIXX de forma significativa, é um material que pode ser usado para trollar as pessoas, alegando que Haewon tentou embarcar no “trem feminista” já que seu grupo não estava indo bem, mas então saiu pela culatra.
Houve um problema envolvendo Seunghan, que foi revelado como um membro do ROOKIES e depois transferido para o RIIZE, depois que fotos dele beijando sua namorada foram expostas por uma conta de agressor no Twitter. De acordo com o autor original, a namorada era menor de idade na época, e as fotos continham evidências que sugeriam que foram tiradas em um hotel. O que é assustador sobre essas comunidades e suas tendências é que eles não desejam se demorar muito nessa questão. Em vez disso, em comunidades como a Instiz, alguns estão argumentando que o próprio Seunghan é uma vítima, já que suas fotos privadas foram expostas publicamente sem consentimento, e mais tarde, outros impediram que a questão fosse mencionada completamente com comentários como “ele é bom no que faz”. A questão em si não se tornou viral no Theqoo. Considerando suas reações, é inaceitável que quando Taehyun do TXT foi filmado sem permissão em uma boate, eles causaram tanto alvoroço.
Controvérsia sobre “manipulação de charts”
O deputado Min também acusou a HYBE de usar táticas questionáveis para inflar os números de vendas de álbuns. Ele revelou dados mostrando que a empresa havia vendido álbuns sob uma condição de “retorno”, aumentando artificialmente as vendas da primeira semana (conhecidas como “paradas iniciais”) entre 70.000 e 200.000 unidades adicionais. Esses números inflados foram usados para fins promocionais, com os álbuns não vendidos sendo devolvidos posteriormente.
Kim confirmou que tais vendas “retornáveis” ocorreram duas vezes no ano passado, mas insistiu que eram uma parcela insignificante das vendas totais. Ele acrescentou que essas ações não eram política da empresa, mas o resultado de decisões tomadas por funcionários de nível inferior e que diretrizes foram estabelecidas desde então para evitar que tais práticas se repitam.
O Ministro Yu expressou suas preocupações em relação às práticas da HYBE: “A HYBE não é mais apenas uma empresa nacional; é uma entidade internacional e deve evitar tais ações“.
Alegações de plágio sobre NewJeans
A auditoria também questionou o suposto conceito de plágio entre as subsidiárias da HYBE.
A Belift Lab, que abriga o grupo feminino ILLIT, foi acusada de copiar o conceito de outro grupo da gravadora HYBE, NewJeans, que foi desenvolvido sob a liderança da ex-CEO da ADOR, Min Hee-jin.
Kim negou as alegações de plágio: “As alegações são infundadas“. Ele observou que uma ação civil e criminal foi movida contra o ex-CEO da ADOR, Min, e a empresa está aguardando a decisão do tribunal sobre o assunto.
O caso de bullying envolvendo Hanni (NewJeans)
A HYBE apresentou o relatório divulgado durante a auditoria na Assembleia Nacional como material de referência na investigação em andamento sobre alegações de bullying no local de trabalho dentro da empresa envolvendo Hanni, do NewJeans. O relatório foi referenciado em um caso levado ao Escritório do Distrito Ocidental de Seul do Ministério do Emprego e Trabalho.
Nesta segunda-feira (28), foi confirmado que A, um indivíduo não afiliado à HYBE, ao NewJeans ou à Min Hee Jin (antiga CEO da ADOR), havia enviado partes deste relatório interno. O relatório, divulgado recentemente para comunidades on-line, continha comentários sobre vários grupos de idols, incluindo comentários sobre aparências físicas. Também foi notado que o NewJeans foi mencionado em alguns dos conteúdos.
Em uma petição adicional, A fez referência ao “Relatório de Sustentabilidade de 2023” da HYBE, que afirma que “a HYBE cumpre as leis e regulamentações trabalhistas, incluindo o Lei de Normas Trabalhistas, para respeitar os direitos de todos os membros e opera canais para relatar violações de direitos humanos e garantir resolução rápida e prevenção de recorrência“. A petição destacou que o relatório descreve medidas para “investigar incidentes de violações de direitos humanos e tomar as medidas adequadas“, incluindo assédio no local de trabalho.
A argumentou que o “Relatório da Indústria Musical” divulgado em 24 de outubro contradiz o “código de comportamento respeitoso” mencionado pela atual CEO da ADOR, Kim Joo Young. A enfatizou que o Ministério do Emprego e Trabalho deve investigar o histórico e os detalhes de como este relatório interno foi produzido.
A ainda afirmou: “O ‘caso de assédio no local de trabalho da NewJeans’ vai além de uma questão de grupo específico, simbolizando os problemas enfrentados por trabalhadores não totalmente protegidos pelas leis trabalhistas. Portanto, peço fortemente ao Ministério do Emprego e Trabalho que investigue completamente este assunto e tome medidas especiais para abordar as deficiências nas regulamentações atuais”.
O Escritório do Distrito Ocidental de Seul do Ministério do Emprego e Trabalho usará o relatório enviado em sua investigação sobre o “suposto bullying no local de trabalho pelo gerente contra o NewJeans”.
Atualização em 29/10/2024
Na terça-feira (29), Lee Jae Sang, CEO da HYBE, divulgou uma declaração oficial sobre o documento interno da empresa com comentários maliciosos sobre artistas de K-Pop.
Com cerca de 18.000 páginas, o documento incluía comentários sobre artistas de K-pop da SM Entertainment, JYP Entertainment, YG Entertainment e várias outras agências, comentando maliciosamente sobre sua aparência e habilidades, compartilhando rumores não verificados, discutindo planos para realizar táticas de marketing viral contra eles e muito mais. Cerca de 20 páginas do relatório vazaram totalmente on-line, resultando em forte reação do público. Seungkwan, integrante do SEVENTEEN, também usou seu perfil no Instagram em 29 de outubro para falar sobre o assunto.
Confira a tradução da declaração a seguir:
Como CEO da HYBE, estendo minhas sinceras desculpas em relação ao documento de monitoramento da HYBE.
Em relação ao nosso documento de monitoramento que foi destacado durante a auditoria do Comitê de Cultura, Esportes e Turismo da Assembleia Nacional em 24 de outubro, peço desculpas profundas aos artistas, partes interessadas da indústria e fãs.
Este documento foi criado como parte de um processo para reunir retrospectivamente várias reações e opiniões públicas sobre tendências e questões da indústria. Embora tenha sido planejado para ser compartilhado apenas com um número limitado de líderes para entender os sentimentos do mercado e dos fãs, o conteúdo era altamente inapropriado. O documento continha expressões provocativas e explícitas direcionadas a artistas de K-pop, incluía opiniões e avaliações pessoais do autor e foi preservado por escrito. Como representante da empresa, reconheço todos os erros e assumo total responsabilidade. Lamento particularmente e estou angustiado com as suspeitas infundadas de marketing viral reverso que não são verdadeiras, causando mal-entendidos e danos a artistas e indivíduos inocentes.
Peço desculpas formal e respeitosamente aos artistas externos mencionados no documento que sofreram danos e sofrimento. Também estamos entrando em contato com cada agência individualmente para oferecer nossas desculpas diretamente. Além disso, também estou estendendo sinceramente um pedido oficial de desculpas a todos os artistas do HYBE Music Group que foram submetidos a críticas devido à empresa.
Reconheço a falta de conscientização entre a liderança que recebeu o documento e, como CEO, imediatamente interrompi a criação de tais documentos de monitoramento. Prometo estabelecer diretrizes e fortalecer os controles internos para evitar que tais problemas ocorram novamente.
Mais uma vez, peço desculpas aos artistas, acionistas da indústria, fãs e todos que amam e apoiam o K-pop pela dor causada por este incidente. Como representante da empresa, comprometo-me a uma reflexão completa e autoexame para retificar erros passados e priorizar os direitos de todos os artistas de K-pop e o respeito pelos fãs. Faremos o máximo para contribuir para o desenvolvimento saudável da indústria do K-pop.
Obrigado.
Lee Jae Sang, CEO da HYBE
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagem: Newsis
Não retirar sem os devidos créditos.