Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cinema Entretenimento In Asia TV/Streaming

[LISTA] 10 filmes de terror asiáticos para embalar o seu Halloween

Como pode o tempo passar tão rápido, piscarmos e já ser Halloween de novo, não é mesmo? E com a data, sempre vem as mesmas expectativas para aqueles que, assim como esta que vos escreve, simplesmente amam a ocasião — o que fazer no tão aguardado dia 31? Será que ver gente se fantasiando de Pennywise, com sangue falso e lente colorida, imitando olho de zumbi ou sabe-se lá o que, ainda causa algum susto? Mais ainda, será que colocar os mesmos filmes de sempre ainda resulta em alguma coisa, ou eles não fazem nem cócegas mais?


Realmente, às vezes, é muito difícil sair da mesmice, principalmente quando já vimos tanto ou até já fizemos tanto do mesmo. Porém, não temam (ou temam), caros leitores, porque aqui na KoreaIN o que não gostamos é de fazer mais do mesmo e, por isso, fizemos uma curadoria de 10 filmes de terror das mais variadas partes da Ásia para que o seu Halloween neste ano seja tudo, menos monótono.

Nossa seleção de filmes tem de tudo um pouco: mansões com espíritos vingativos e problemas de família, metamorfose ambulante, polícia fantasma e até casa para alugar (sempre bom ler o contrato)!

A questão é que aqui não estamos para brincadeira e garantimos que, se não todos, pelo menos alguns destes filmes vão garantir aquela luzinha do abajur acesa na hora de dormir. Preparados?

1. Rule #1 (China/Singapura – 2008)

    Esse terror de Hong Kong segue a história do sargento Lee Kwok-keung (Shawn Yue) que, após ser baleado durante uma operação, passa mais de um mês no hospital afastado do trabalho. Ao retornar, Lee conta a seu superior que as coisas não eram bem do jeito que todos pensavam e que seu caso estava repleto de elementos sobrenaturais. Não acreditando na história, o superior rapidamente o realoca para o “Departamento de Miscelâneas”, uma peculiar e esquecida divisão da polícia de Hong Kong, cujo trabalho é investigar e apagar do conhecimento público quaisquer casos sobrenaturais que possam aparecer. Mas será que é tão fácil assim manter o “invisível” sob controle e seguir a regra número um do departamento — “Os fantasmas não existem”?

    Onde assistir: Infelizmente, o filme não está disponível em nenhum serviço de streaming


    2. Eerie – Testemunha Fantasma (Filipinas – 2018)

      Quando, em uma conservadora escola católica apenas para meninas, uma estudante comete suicídio, seu espírito passa a assombrar o local, causando pânico entre as alunas. Em 1999, anos depois, outra aluna é encontrada sem vida — estariam as duas mortes interligadas?

      A senhorita Pat Consolacion (Bea Alonzo), conselheira da escola, tem suas habilidades mediúnicas postas à prova quando se vê no meio da investigação do caso, tendo como guia ninguém menos do que o fantasma da estudante que tirou a própria vida anos antes (Gillian Vicencio). Embebida em uma atmosfera de tirania, repressão e silêncio, a conselheira tenta ajudar as alunas enquanto descobre os segredos obscuros envolvendo o passado abusivo da instituição.

      Onde assistir: Netflix


      3. Ju-on: O Grito (Japão – 2002)

        Esse clássico do cinema de horror japonês nunca poderia ficar de fora desta lista, concorda?

        No filme, uma maldição cíclica de rancor, oriunda da morte violenta de uma mãe, Kayako (Takako Fuji), e de seu filho, Toshio (Yuya Ozeki), pelas mãos do patriarca da família, Takeo (Takashi Matsuyama), na casa da família, é apresentada ao espectador. O conceito é simples: qualquer um que entrar em contato com a casa onde ocorreu o hediondo crime pega a maldição para si e a leva consigo até que a vítima morra em circunstâncias tão ou mais violentas do que aqueles que originaram a maldição.

        Contado em partes, como se fossem episódios de uma série, o filme traz a narrativa de vários personagens e seus respectivos envolvimentos com a maldição, ressaltando que todos os caminhos levam a Roma casa da família Saeki.

        Onde assistir: YouTube


        4. Pari (Índia – 2018)

          Após um atropelamento, um homem chamado Arnab (Parambrata Chatterjee) encontra Rukhsana (Anushka Sharma) sozinha e acorrentada em uma cabana na floresta, em condições deploráveis, e decide levá-la para casa. À medida que os dois convivem e a jovem passa a nutrir uma paixão por ele, Arnab descobre que as coisas podem não ser tão supérfluas quanto parecem — existem forças sobrenaturais e malignas perseguindo Rukhsana e que não pararão por nada até que a jovem cumpra seu propósito no mundo.

          Onde assistir: Prime Video


          5. Stree (Índia – 2018)

            Na pacata vila de Chanderi, os homens estão apavorados quando o assunto é sair de casa depois que escurece. O motivo? Um espírito feminino vingativo chamado Stree, que surge durante um festival religioso que dura quatro dias na cidade, sussurra seus nomes e, caso eles olhem para ela, os leva para o além. Com um misto de comédia e terror, o filme acompanha Vicky (Rajkumar Rao), um atrapalhado alfaiate que, junto de seus amigos, tenta descobrir como deter o espírito e livrar de vez sua vila das garras dele.

            A história do filme é baseada na lenda de Nale Ba (“Volte amanhã”), advinda do sul da Índia, onde se acredita que, ao ser escrita nos muros, essa frase afasta os espíritos ruins, impedindo que eles entrem nas casas.

            Stree ganhou uma sequência em 15 de agosto deste ano.

            Nota: O filme é o primeiro a integrar o universo cinematográfico sobrenatural da Maddock Films. Mas isto é assunto para outro post, não?

            Onde assistir: Infelizmente, o filme não está disponível em nenhum serviço de streaming


            6. Marcas da Maldição (Taiwan – 2022)

              Gravado todo em formato found footage, Marcas da Maldição acompanha Ronan (Tsai Hsuan-yen) que, logo após recuperar a guarda de sua filha, luta para salvá-la de uma maldição que ela mesma libertou, anos atrás, enquanto ainda estava grávida da menina. O filme é uma corrida contra o tempo de uma mãe ao buscar respostas para a origem da maldição que a acomete, antes que seja tarde demais.

              Onde assistir: Netflix


              7. As Faces do Demônio (Coreia do Sul – 2019)

                Um padre (Bae Seong-woo), após um exorcismo que deu errado e uma entidade que jurou perseguição e vingança, precisa aprender a lidar com os fantasmas do passado para ajudar a família de seu irmão, Kang-goo (Sung Dong-il), que, ao se mudar para uma nova casa, passa a ser atormentada por uma presença demoníaca capaz de assumir a forma de cada um dos integrantes da família.

                Onde assistir: Disponível para aluguel ou compra no YouTube


                8. Inquilinos Macabros (Tailândia – 2023)

                  Neste suspense tailandês, o casal Ning (Nittha Jirayungyurn) e Kwin (Sukollawat Kanaros) procura por alguém para alugar sua casa. Após várias tentativas, o corretor encontra finalmente as inquilinas ideais, mãe (Penpak Sirikul) e filha (Namfon Pakdee), mas as aparências enganam. Ning logo nota um comportamento suspeito vindo do marido e passa a ser aterrorizada por visões e uma certeza: suas inquilinas fazem parte de um culto que conseguiu cativar Kwin e agora têm em vista a filha do casal, Ing (Thanyaphat Mayuraleela).

                  Nota pessoal: Eu não achei que fosse chorar tanto no final deste filme. Todos os louvores do mundo para a atuação da pequena Thanyaphat — você é gigante!

                  Onde assistir: Netflix


                  9. A Médium (Tailândia/Coreia do Sul – 2021)

                    Outra produção da lista na temática found footage, desta vez na forma de um falso documentário que documenta a xamã tailandesa Nim (Sawanee Utoomma). Durante as filmagens, entretanto, episódios sinistros de uma suposta possessão começam a acontecer com a sobrinha de Nim, Mink (Narilya Gulmongkolpech), fazendo com que a equipe de filmagem se dê conta de que tudo tomou um rumo muito diferente do esperado.

                    Onde assistir: Prime Video


                    10. Bhool Bhulaiyaa (Índia – 2007)

                      O primeiro filme de uma das franquias de maior sucesso da Índia conta a história de um palácio assombrado por um espírito perturbado em busca de vingança. Quando Siddharth (Shiney Ahuja), o sucessor atual da linhagem real a quem o palácio pertencia, retorna à Índia após o casamento com Avni (Vidya Balan) e decide ficar no palácio, apesar de todos os avisos de seus familiares sobre a aura sobrenatural do lugar, fenômenos estranhos e aparentemente inexplicáveis passam a acontecer, assustando a todos que moram e passam por lá.

                      Com uma mescla certeira entre comédia e terror, Bhool Bhulaiyaa tem um roteiro para lá de intrigante, daqueles que fazem o espectador ficar tenso na cadeira, pensando em qual será o próximo passo da trama e o que os personagens farão, como lidarão com tudo o que está acontecendo.

                      Nota: Devido ao grande sucesso, o filme ganhou duas ramificações independentes da história — uma lançada em maio de 2022, Bhool Bhulaiyaa 2, com as atuações da incrível Tabu, Kartik Aaryan e Kiara Advani, e outra, que será lançada neste 1º de novembro de 2024, Bhool Bhulaiyaa 3, contando com a volta de Kartik e novas adições ao elenco como Triptii Dimri e Madhuri Dixit.

                      Onde assistir: Netflix

                      E aí, prontos para encarar essa lista?

                      Por Maria Medeiros
                      Imagens: Lions Gate Films iQIYI Balaji Motion Pictures Eros International
                      Não retirar sem os devidos créditos.

                      Tags relacionadas:

                    1. revistakoreain

                      O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

                      Sair da versão mobile