O “sequestro” de uma noiva, a busca por um pai biológico e o resgate da amada… O drama coreano Mr. Plankton estreou na Netflix na última sexta-feira (8) com um enredo que enfatiza os valores, propósitos e significados da vida em uma comédia romântica (rom-com) divertida e emocionante.
Dirigido por Hong Jong-chan, reconhecido por seu trabalho em Juvenile Justice (2022) e Dear My Friend (2016), a série se aprofunda na jornada de autodescoberta de Hae-jo (Woo Do-hwan), que após descobrir uma condição terminal, embarca em uma busca para encontrar seu pai biológico. Nesse caminho, ele reencontra e “sequestra” sua ex-namorada Jae-mi (Lee You-mi), que está enfrentando uma crise pessoal após um diagnóstico de menopausa precoce atrapalhar seu sonho de ser mãe, às vésperas de seu casamento com Eo Heung (Oh Jung-se), um homem leal e de coração puro, vindo de uma família bastante tradicional.
“Enquanto o plankton pode ser pequeno e quase invisível, ele tem uma participação vital na produção de oxigênio, ajudando a sustentar a vida na Terra. O título sugere que todo mundo, não importa quão pequeno eles se sintam, desempenham um papel essencial nesse mundo”, disse o direito Hong Jong-chan durante conferência de impressa em Seul sobre a produção de Mr. Plankton.
A produção traz para explorar as complexidades da existência humana o ator Woo Do-hwan no papel de Hae-jo, conhecido por seu trabalho em Bloodhounds e The Divine Fury, a atriz Lee You-mi, que dá vida a Jae-mi, famosa por seus papéis em Squid Game e All of Us Are Dead, e o ator Oh Jung-se, como Eo Heung, que já ganhou o público com suas atuações em It’s Okay to Not Be Okay e When the Camellia Blooms.
A KoreaIN participou de uma mesa-redonda com o elenco principal de Mr. Plankton e conversou com os atores Woo Do-hwan, Lee You-mi e Oh Jung-se sobre o novo lançamento da Netflix. Você lê abaixo a entrevista na íntegra:
Pergunta: Uma boa história conta muitas histórias. O que mais me emocionou em Mr. Plankton foi como ele falou sobre os diferentes significados de família. Quais temas mais te emocionaram ao ler o roteiro e conhecer seus personagens?
Woo Do-hwan: Eu pessoalmente gostaria muito de concordar com você e acho que você apontou muito bem a mensagem central, porque o significado de família pode ser muito diferente para cada pessoa. Já Hae-jo foi abandonado pela família, que amava muito, por isso acredita que não precisa de família. E Jae-mi nunca teve família, então é algo que ela anseia. E Eo Heung, ele tinha tudo e teve a família perfeita por fora, mas por dentro há muitos conflitos.
Então, só porque ele não tinha família, não significa necessariamente que isso seja ruim. E mesmo se você tiver uma família, pode não ser necessariamente bom.
Lee You-mi: Você realmente tirou as palavras da minha boca. Eu realmente me identifiquei com o tema família, assim como você. E gostaria também de destacar o tema do amor. Não apenas o amor entre família, mas também o amor entre amantes. E a amizade pode ser outra forma de amor. Então, da perspectiva da minha personagem, Jae-mi, acho que o tema do amor atingiu realmente o alvo.
Oh Jung-se: Definitivamente havia uma família para mim. E amor. E assim como o título do drama, Mr. Plankton, só quero destacar como seres aparentemente insignificantes, pessoas que não pensam que possam ter importância, na verdade são todos importantes. Eles têm valor, valem a pena. Eles são seres humanos muito importantes. Então, nesta série, esses personagens aparentemente insignificantes se misturam e brilham intensamente. E acho que isso ressoou profundamente em mim.
KoreaIN: Entre Woo Do-hwa, Lee You-me e Oh Jung-se, quem vocês acham que é mais parecido com os personagens de Mr. Plankton e o motivo?
Woo Do-hwan: Quanto a Hae-jo, para começar, acho que o ator mais próximo de Hae-jo é a You-mi aqui, porque ela tem um espírito muito livre e não está presa a nada, e ela é muito contente e alegre.
Lee You-mi: Quanto a Jae-mi, eu teria que escolher o Jung-se aqui, porque acho que sua personalidade peculiar e a maneira como ele é muito edificante são semelhantes ao jeito de Jae-mi.
Oh Jung-se: Quanto a Eo Heung, eu teria que ir com a You-mi aqui porque ela tem a pureza e a inocência que Eo Heung tem. Então as duas personalidades, Hae-jo e Eo Heung, coexistem em You-mi, eu acho.
Pergunta: Woo Do-hwan, como foi para você retratar um personagem tão profundo, isolado e incompreendido como Hae-jo? Como foi essa intensa jornada para encontrar sua identidade? Qual aspecto de sua jornada você acredita que criará uma comunicação emocional com o público?
Woo Do-hwan: Foi definitivamente difícil e desafiador retratar Hae-jo, porque eu tive que viver de seis a sete meses seguidos sabendo o final, sabendo que destino ele enfrentaria. Então foi definitivamente muito desgastante. Então, no início do drama, quando Hae-jo não sabe que está doente, tento retratar suas vibrações de espírito livre. Ele não está preso a nada. Ele quebra todas as regras. Mas então, quando ele conhece sua condição, eu tento, mesmo no meu dia a dia, eu tento sorrir e procuro ser o mais alegre possível. Porque eu conhecia a tristeza que ele tinha por dentro.
Pergunta: Seus personagens cometem alguns erros que são muito humanos, mas que podem ser facilmente condenados por outras pessoas. Se cada um de vocês pudesse defender os erros e acertos de seu próprio personagem, para que as pessoas pudessem vê-los sob uma boa luz, o que você diria para defender o comportamento deles?
Lee You-mi: Bem, eu gostaria de defender a Jae-mi, dizendo que seus problemas, talvez não problemas, mas seus erros, podem ser o fato de ela ser muito honesta e direta com suas emoções. Mas eu, pessoalmente, acho que esses erros também são direitos dela ou a melhor parte dela. E é essa qualidade que a torna ainda mais atraente. Então eu gostaria de dizer que as melhores partes dela são iguais a ela, você sabe, as partes não tão melhores dela.
Woo Do-hwan: Eu gostaria de dizer, você sabe, a parte na série em que Hae-jo diz para Jae-mi, “você nunca será uma boa mãe”. Eu entendo de onde isso vem. Acho que ele foi muito magoado por outras pessoas. Você poderia colocar desta forma. Ele se mantém firme, mas tem um pequeno problema em entender como se colocar no lugar dos outros ou em entender a perspectiva dos outros. Então eu acho que é aqui que Hae-jo precisa trabalhar.
Pergunta: Oh Jung-se é um dos maiores atores coreanos de sua geração. Você nos apresentou inúmeros personagens e ainda assim sua atuação é sempre inovadora. O que você acha que torna Eo Heung único?
Oh Jung-se: Ele era o personagem mais inocente, um dos personagens mais inocentes que interpretei, eu acho. E o que foi muito memorável para mim é que no início de sua jornada ele sai em busca do amor, para encontrar o seu amor. Mas acho que quando ele volta dessa jornada, ele encontra algo que é ainda mais valioso que o amor. Então é um personagem que segue uma jornada realmente memorável.
KoreaIN: O trio principal é bastante caótico e nos faz rir muito. Então, como era sua química no set? E há alguma história engraçada ou desafiadora que você gostaria de compartilhar conosco?
Woo Do-hwan: A química foi ótima o tempo todo. E o melhor da química era no dia da filmagem ou no dia anterior. Você se prepararia muito como ator, certo. Mas sempre que íamos para o set, eu sentia que meus colegas de elenco haviam feito algo e se preparado para a cena mais do que eu. E no set, assim que começamos a filmar, nunca parecíamos que estávamos limitados ou restringidos pelo roteiro. Nem tivemos que discutir o que deveríamos fazer. Nós apenas experimentávamos algumas vezes e então, de repente, magicamente, a sinergia estava lá e entravamos no ritmo completamente. E parecia que todos estavam realmente se conectando. Então essa foi uma experiência memorável para mim.
Oh Jung-se: Eu, pessoalmente, apenas assistir os dois no set, não apenas filmando, mas conversando casualmente sobre seu dia a dia e outras coisas, despertou algo em mim e realmente me motivou a fazer melhor.
Lee You-mi: Não é que o deixamos de fora. Sempre nos divertíamos, nós três juntos. (risos)
Pergunta: Jae-mi sonha em ter uma família, mas enfrenta um enorme desafio para resolver isso. Como você vê essa luta entre o desejo dela de pertencer e as expectativas da sociedade?
Lee You-mi: Acho que foi nisso que mais pensei enquanto me preparava para este papel. Porque esta é uma personagem que esteve sozinha desde o início, desde o início da sua vida. Desde o momento em que ela nasceu, ela estava sozinha. E eu realmente não conseguia imaginar que pensamentos passavam pela mente dela, porque as coisas que tomei como certas durante toda a minha vida não foram tidas como certas para ela. Então pensei muito em como poderia abordar esse personagem. E tentei sentir aquela solidão que ela teria sentido enquanto estávamos filmando. E em algum momento eu tento, intencionalmente, não sentir aquela solidão para me libertar desses sentimentos. E acho que tento experimentar uma grande variedade de sentimentos, tanto quanto possível.
Pergunta: O que o público pode esperar da evolução do enredo de Mr. Plankton que não temos ideia só de assistir ao trailer? E em meio a todos os dramas, tantos dramas que estão sendo assistidos globalmente, vocês podem dizer algo para convencer o público a colocar Mr. Plankton no topo da lista de observação?
Oh Jung-se: Este é um drama muito emocionante porque há personagens fascinantes e alegres e uma adorável história de amor. E no final do drama você estará chorando e haverá uma tristeza pungente também.
Lee You-mi: Acho que neste drama você pode acompanhar o crescimento das jornadas que esses personagens percorrem para crescer pessoalmente. E o drama é cheio de romance e desejo de viajar. E é muito diferente de outros dramas porque dá uma sensação de embrulho emocional no estômago.
Woo Do-hwan: Assim como diz o título do drama, Mr. Plankton, acho que isso realmente, este drama vai destacar como até os menores seres do mundo são importantes. E é um tema meio pesado que isso mostra, como família, amizade e amor. E também, eu gostaria de acrescentar o espírito do desejo de viajar ou de um andarilho nisso. Então aposto que se você estiver assistindo ao drama, você gostará de sentir isso. Você sentirá vontade de fazer uma viagem. E você também se perguntará: estou vivendo a vida certa agora? E qual é a vida que eu realmente quero? O que é importante na minha vida? E etc.
Com 10 episódios, o triângulo emocional intenso movido pela química dos três atores explora o conceito de que cada pessoa, assim como o plâncton no ecossistema, possui um papel e propósito no mundo, mesmo que ainda não reconheça seu próprio valor. Em entrevistas, o diretor Hong Jong-chan mencionou que seu objetivo é levar o público a refletir sobre o significado da vida e das conexões humanas, tocando em temas de perda, amor e superação.
Mr. Plankton está disponível na Netflix para todo o Brasil, assista agora.
Imagem: Netflix
Não retirar sem os devidos créditos.