Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas K-pop

[ENTREVISTA] EPEX revela querer gravar MV com referências a cultura brasileira e comenta novo álbum “Youth Chapter 2 : Youth Deficiency”

Em outubro e novembro, o EPEX surpreendeu o fã-clube ZENITH com lançamentos que vieram um após o outro. O primeiro deles foi o single “My Girl”, um pré-lançamento que veio para antecipar o álbum Youth Chapter 2 : Youth Deficiency, lançado em novembro, que teve como faixa-título  “Universe”. Esta música procura expressar o desespero e a determinação de alguém em amar outra pessoa como o universo inteiro, uma das dores da juventude. 

O álbum Youth Chapter 2 dá sequência ao primeiro álbum completo lançado pelo grupo, Youth Chapter 1 : Youth Days. Os dois álbuns são algumas das realizações do EPEX em 2024, ano em que eles também participaram de uma das edições recorde de público do KCON, se apresentando para 140 mil pessoas no Japão. 

O nome do grupo, EPEX, significa o encontro de oito (eight) jovens alcançando diferentes ápices (apex), o que resultou em “Eight Apex” (EPEX). Os oito jovens em busca de atingir esses ápices são Wish, Keum, MU, A-Min, Baekseung, Ayden, Yewang e Jeff, e eles são agenciados pela empresa C9 Entertainment. A KoreaIN conversou com o grupo sobre o novo lançamento, momentos inesquecíveis da juventude, sonhos a serem alcançados e cultura brasileira.

KoreaIN: Parabéns pelo comeback! Espero que vocês estejam bem. Como foi a preparação para este retorno?

AYDEN: Como este é nosso segundo álbum completo, queríamos preencher as áreas que sentimos que estavam faltando nas promoções do nosso primeiro álbum de estúdio. Trabalhamos muito para mostrar uma boa música, que é a força do EPEX, e a perfeita colaboração, como se todos os oito de nós estivéssemos nos movendo juntos.

WISH: Colocamos muito esforço em cada detalhe para retribuir o amor e apoio que recebemos enquanto promovíamos nosso primeiro álbum completo. Discutimos entre nós sobre cada parte da preparação deste álbum, incluindo a música e a performance, para planejar tudo com cuidado. Fiquei muito satisfeito e orgulhoso de ver o progresso e a conclusão do álbum.

KoreaIN: Qual mensagem o novo álbum, “Youth Chapter 2: Youth Deficiency”, transmite?

BAEKSEUNG: Como o título deste álbum é “Youth Chapter 2: Youth Deficiency”, queríamos falar sobre as irregularidades na juventude. Há muitas irregularidades na juventude, e às vezes a pessoa as aceita como são, enquanto outras tentam preencher elas com as melhores “escolhas”. Acima de tudo, queríamos enviar uma mensagem de conforto e consolo a todos os ouvintes por meio das letras.

JEFF: Também queríamos confortar a todos transmitindo que qualquer irregularidade na juventude não é causada pela pessoa, então esperamos que ninguém sofra por causa disso.

KoreaIN: Quais músicas vocês gostariam de recomendar e por quê?

KEUM: Eu quero recomendar a faixa de acompanhamento, “Closer”. Ela tem um som de banda forte que destaca a voz de cada membro!

MU: Pessoalmente, recomendo uma das faixas B-side, “It is what it is”. Há um verso que diz, “quando você está sem fôlego, significa que está próximo do descanso” e espero que todos possam se animar ouvindo essa música sempre que se sentirem cansados e sem fôlego.

KoreaIN: E sobre a música-título, “Universe”, vocês têm alguma história engraçada ou interessante sobre a filmagem do MV?

YEWANG: Vimos estrelas no céu noturno enquanto filmávamos do lado de fora, e havia tantas estrelas, o que é uma visão bem difícil de experimentar em Seul. Elas estavam muito bonitas, e todos os membros e a equipe puderam vê-las juntos.

WISH: Tivemos muitas cenas para filmar ao ar livre para este álbum, e lembro de filmarmos sob raios de luz solar linda. O Baekseung comentou que os raios de sol, na verdade, eram artificiais e não naturais, e tivemos um debate sobre isso. Lembro com carinho desta memória fofa.



KoreaIN: Sobre as performances, quais detalhes vocês querem que os fãs observem?

A-MIN: Na performance de “Universe”, há movimentos que expressam diretamente as letras. Acho que focar nesses movimentos vai ajudar a entender melhor a mensagem da música.

YEWANG: Espero que todos aproveitem o trabalho em equipe do EPEX, porque trabalhamos em detalhes delicados, como ângulos e tempos, compartilhando feedback. Por favor, foquem na sincronização dos oito membros enquanto dançamos e cantamos como um só!

KoreaIN: As músicas de vocês trazem muitos temas relacionados à juventude, então, refletindo sobre a juventude de cada um, vocês podem compartilhar com a gente alguns dos momentos mais bonitos de suas juventudes como membros do EPEX?

MU: Acho que é todo dia, como voltar para casa e assistir ao pôr do sol juntos depois do ensaio, e aproveitar uma refeição juntos enquanto rimos. Esses momentos comuns são todos elementos especiais e bonitos da nossa juventude.

AYDEN: Na última primavera, todos nós fizemos um passeio de barco até uma ilha para filmar o conteúdo do nosso aniversário de debut. Eu me senti muito livre e feliz de estar em um barco e aproveitar a brisa fresca, então esse momento foi especialmente memorável para mim.

KoreaIN: Juventude é sobre tentar alcançar sonhos. Quais sonhos vocês já realizaram e quais ainda querem realizar?

JEFF: Acho que o sonho mais precioso que já realizei foi conhecer nossos fãs que sempre nos apoiam e torcem por nós. Um sonho que quero realizar no futuro é ver os oito de nós crescendo juntos como grupo, e que o EPEX esteja no topo, como nosso nome sugere.

BAEKSEUNG: Pessoalmente, acredito que minha maior conquista na vida foi debutar como EPEX! (Risos) Espero continuar crescendo como alguém que possa compartilhar boa música, esperança e felicidade com os outros.

KoreaIN: Juventude também é sobre se machucar. Então, que conselho vocês dariam para quem está tendo dificuldades em tentar alcançar seus sonhos?

KEUM: Com o tempo, o momento de luta será apenas mais uma página da vida. Espero que você tenha uma juventude cheia, [que seja] um tempo que você queira manter para sempre e não apagar quando olhar para trás mais tarde!

A-MIN: Quero dizer algo que gosto de dizer para mim mesmo: nunca desista. Se você continuar avançando, encontrará o momento de florescer!

KoreaIN: Vocês nos contaram em outra entrevista sobre o desejo de vir ao Brasil, então, qual parte da cultura brasileira vocês mais gostariam de experimentar?

WISH: A dança brasileira Ombrinho está muito popular na Coreia do Sul hoje em dia, então adoraria aprender a dança no Brasil!

KEUM: Eu quero experimentar a comida tradicional brasileira! Além disso, se tiver a oportunidade, gostaria de assistir ao carnaval.

KoreaIN: E sobre a música de vocês, há algum ritmo ou elemento da cultura brasileira que gostariam de incluir nas próximas músicas ou MVs?

JEFF: O Brasil é muito conhecido pelo futebol, pois há uma expressão que diz “futebol e samba”. Acho que seria muito legal ter uma cena de futebol em um MV para uma música rítmica e empolgante.

MU: Só de pensar no K-pop se encontrando com a música brasileira já é muito encantador! Acredito que incluir a dança tradicional do Brasil ou cenas com os locais traria uma ótima sinergia para o vídeo.

KoreaIN: Vocês podem deixar uma mensagem recomendando seu novo álbum para os fãs brasileiros?

YEWANG: Mesmo estando longe, sempre sentimos o amor dos ZENITH brasileiros. Queríamos transmitir uma mensagem alegre para a sua juventude através deste álbum, então espero que vocês escutem. Também espero que possam sentir o nosso amor por vocês, mesmo estando em países diferentes! Obrigado e amo todos vocês.

A-MIN: ZENITH do Brasil, esperamos que aproveitem e amem nosso segundo álbum completo! Vamos esperar pelo dia em que possamos encontrar vocês pessoalmente no Brasil. Amo vocês.

Imagem: C9 Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Brito

    Jornalista goiana, apaixonada por realities, webtoons e pelo Day6.

    Sair da versão mobile