Na manhã de domingo (29), no horário local, um voo da Jeju Air que partiu de Bangkok, na Tailândia, saiu da pista ao pousar no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul, colidindo com uma cerca murada e causando um incêndio que deixou, até o momento, 28 mortos. O avião transportava 181 pessoas, incluindo 175 passageiros e 6 tripulantes.
O incidente, atribuído a uma possível falha no trem de pouso causada por uma suposta colisão com pássaros, ocorreu às 9h07. A tentativa inicial de pouso foi abortada antes de o avião cair, danificar sua fuselagem e pegar fogo, que foi controlado em 43 minutos.
Equipes de resgate, com mais de 80 bombeiros, retiraram três sobreviventes até as 11h. Entre os passageiros estavam 173 sul-coreanos e 2 tailandeses, com todas as vítimas encontradas na seção da cauda da aeronave.
O governo sul-coreano, liderado pelo presidente interino Choi Sang Mok, ordenou a mobilização total para as operações de resgate e convocou uma reunião de emergência para coordenar as respostas ao desastre.
Investigações preliminares estão em andamento para determinar a causa exata do acidente. Autoridades afirmam que esforços contínuos serão feitos para resgatar possíveis sobreviventes e avaliar os danos.
Atualização às 00h17: Número de mortos sobe para 62; 2 resgatados com vida.
Atualização às 00h58: Número de mortos sobe para 85; 2 resgatados com vida.
Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.