Na última segunda-feira (6), o Ministério de Segurança Alimentar e de Medicamentos divulgou que os produtos de beleza sul-coreanos atingiram novos patamares nos mercados globais, com exportações ultrapassando a marca de US$ 10 bilhões pela primeira vez no ano passado.
De acordo com o ministério, as exportações de cosméticos sul-coreanos atingiram US$ 10,2 bilhões no ano passado, um aumento de 20,6% em relação aos US$ 8,46 bilhões em 2023. Este marco ocorreu 12 anos após as exportações ultrapassarem US$ 1 bilhão pela primeira vez em 2012, mostrando um crescimento constante apesar das desacelerações em 2022 e 2023. O recorde anterior de US$ 9,2 bilhões foi estabelecido em 2021.
Os produtos básicos para cuidados com a pele lideraram as exportações em US$ 7,67 bilhões, seguidos por maquiagem em US$ 1,35 bilhão e produtos de limpeza em US$ 470 milhões. Produtos de limpeza registraram o maior crescimento com um aumento de 30,7%.
A China liderou a lista como a maior importadora de cosméticos, respondendo por 24,5% das exportações, ou cerca de US$ 2,5 bilhões, os Estados Unidos seguiram com US$ 1,9 bilhão, e o Japão com US$ 1 bilhão. A participação da China caiu, em 2023 era de 32,8%. Outros importadores importantes incluem Hong Kong, Vietnã, Rússia e Taiwan. No ano passado, os Emirados Árabes Unidos entraram no top 10, desbancando a Malásia.
Em contraste com o declínio da China, as exportações de cosméticos para os EUA aumentaram em US$ 690 milhões, marcando um aumento de 57% no ano. As exportações para o Japão também tiveram forte crescimento, aumentando em 29,2% no ano, com a marca de US$ 1 bilhão ultrapassada pela primeira vez no ano passado.
Dados da Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos mostraram que a Coreia do Sul se tornou o maior exportador de cosméticos para os EUA de janeiro a outubro do ano passado, com US$ 1,4 bilhão em exportações, superando os US$ 1,03 bilhão da França.
No Japão, os cosméticos sul-coreanos foram responsáveis por 28,8% das importações nos três primeiros trimestres do ano passado, superando os 25,1% da França, de acordo com a Associação de Importadores de Cosméticos do Japão. A Coreia do Sul mantém sua posição como maior exportador de cosméticos do Japão desde 2022.
Um representante do setor, sob condição de anonimato, observou que os consumidores americanos geralmente priorizam produtos para a pele com ingredientes eficazes, enquanto os consumidores japoneses são atraídos por cosméticos coloridos com formulações exclusivas e embalagens elegantes e modernas.
De acordo com dados do Serviço Alfandegário da Coreia do Sul, os produtos coreanos para cuidados com a pele exportados para os EUA atingiram US$ 815 milhões em novembro de 2024, enquanto em 2020 foram US$ 231 milhões. Além disso, os cosméticos para maquiagem tiveram um aumento de 2,2 vezes, chegando a US$ 267 milhões no mesmo período.
Já no Japão, os produtos de maquiagem tiveram um aumento de 1,6 vezes, enquanto os produtos básicos de cuidados com a pele tiveram um aumento de 1,3 vezes no mesmo período.
Oh Yu-Kyoung, Ministro do Ministério de Segurança de Alimentos e Medicamentos, disse que “o ministério fortalecerá a cooperação entre os países por meio da diplomacia regulatória para garantir o crescimento contínuo das exportações” e que “também apoiaremos nossas empresas no aprimoramento de sua competitividade em qualidade de produtos internacionalmente“.
Fonte: (1)
Imagem: Newsis
Não retirar sem os devidos créditos.