A edição de dezembro de 2024 do Oxford English Dictionary (OED) trouxe palavras novas, muitas delas influenciadas pela cultura coreana, refletindo a popularidade global de suas tradições e gastronomia.
A recente inclusão de palavras coreanas no Oxford English Dictionary é um reflexo da crescente influência da cultura pop coreana. Dramas, K-pop e filmes sul-coreanos têm conquistado fãs em todo o mundo, popularizando termos e expressões que antes eram voltados para o público coreano.
No total, oito palavras foram adicionadas na edição de 2024, entre elas estão “Dalgona“, que teve maior notoriedade com a repercussão do K-drama Round 6, e “Tteokbokki“, prato coreano que também recebeu aumento de visibilidade com a popularização da comida de rua coreana.

As oito palavras são: “dalgona”, “dalgona coffee”, “hyung”, “noraebang”, “maknae”, “jjigae”, “tteokbokki” e “pansori”. Conheça um pouco sobre o significado destas palavras, separadas por comida e termos culturais, que refletem a crescente influência de tradições e hábitos da Coreia do Sul.
Na culinária coreana, dalgona coffee é um café cremoso feito ao bater café instantâneo, açúcar e água fervente, despejado sobre leite. O dalgona é um doce feito com açúcar derretido e bicarbonato de sódio, geralmente vendido como discos com formas simples, como coração ou estrela e é usado em modificações como “dalgona candy” e “dalgona cookie”.
O jjigae é um ensopado à base de caldo, que pode incluir frutos do mar, carne ou vegetais, e é frequentemente modificado com ingredientes como doenjang (pasta de soja) ou kimchi. Por fim, tteokbokki são bolos de arroz cilíndricos cozidos em molho picante de gochujang (pasta de pimenta fermentada), geralmente vendidos como comida de rua.

Os termos culturais coreanos incluem hyung, que se refere ao irmão mais velho de um garoto ou homem, e também é utilizado como uma forma respeitosa de tratamento ou termo de carinho, frequentemente aplicado a amigos mais velhos do sexo masculino. Maknae é o termo para a pessoa mais jovem em uma família ou grupo, sendo especialmente utilizado para designar o membro mais jovem de um grupo de K-pop.
Noraebang é uma sala privada alugada para karaokê, e o termo também se aplica ao estabelecimento que oferece essas salas. Por fim, pansori é uma obra musical narrativa tradicional, interpretada por um único cantor acompanhado de um percussionista, caracterizada por performances emocionais e expressivas.

Esta não é a primeira vez em que o Oxford English Dictionary adiciona palavras de origem coreana ao dicionário, em setembro de 2021 foram adicionadas 26 palavras, como “K-drama”, um substantivo para séries coreanas, “hallyu“, um substantivo para o interesse internacional pela cultura coreana, “mukbang“, um substantivo para vídeos de pessoas comendo, e “daebak“, uma interjeição que expressa aprovação entusiástica, algo como “ótimo, incrível!”.
Leia também: Dicionário Oxford adiciona 26 termos coreanos entre seus verbetes
Sobre o Oxford Dictionary

O Oxford English Dictionary (OED) é um dos dicionários de língua inglesa mais renomados do mundo e tem a tradição de adicionar novas palavras a cada ano, porém, o dicionário não adiciona apenas palavras em inglês e atualmente tem expandido o uso de línguas.
A ideia de criar um dicionário que registrasse a história completa da língua inglesa surgiu no século XIX. Em 1857, a Sociedade Filológica de Londres propôs a criação de um dicionário histórico que mostrasse a origem e o uso de cada palavra, mas a primeira edição completa só foi publicada em 1928, após quase 70 anos de trabalho.
A decisão do Oxford Dictionary de adicionar palavras coreanas reflete a crescente globalização da cultura e a influência da língua coreana no mundo. Por isso, esta inclusão não apenas enriquece o vocabulário ao redor do mundo, mas também promove a compreensão e o intercâmbio cultural.
Fonte: (1), (2), (3)
Imagens: Istock, pixabay, Wikimedia commons
Não retirar sem os devidos créditos.