Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Staff Picks

[STAFF PICKS] Os melhores MVs de K-pop de 2024 na opinião da equipe da KoreaIN

Todo ano, a KoreaIN reúne sua equipe para escolher os destaques do ano e, hoje, trazemos os melhores dos melhores entre os MVs de K-pop.

Confira nossa lista completa e veja as opiniões do nosso time.

“MAESTRO” (SEVENTEEN)

Escolhido por: Alice Rodrigues, social media
Gosto que este é um MV impactante com conceito sombrio, coreografia impecável, produção cinematográfica e música poderosa, mas, acima de tudo, trás uma critica sobre o uso da tecnologia nos dias atuais. A mistura de elementos futuristas, cyberpunk e referências à música clássica criou uma identidade única e memorável ao MV, que também posso destacar pela coreografia sincronizada e complexa (meu sonho é saber fazer aquele passinho quando a batida eletrônica inicia). Além disso, o MV também se atentou aos detalhes minuciosos, desde o cenário aos efeitos visuais e caracterização e, unido a isso, também tem a critica que a faixa faz à criatividade, originalidade e busca de identidade em meio a um novo mundo onde a Inteligência artificial é cada vez mais utilizada.


“Rockstar” (Lisa)

Escolhido por: Anna Mazzaro, redatora
Essa música furou a bolha do k-pop por sua grande qualidade. O fato dela ter voltado ao seu país de origem para poder realizar as gravações, demonstra que ela sempre vai ter orgulho de onde tudo começou. Sem contar o quanto isso alimenta o turismo do país, levando em conta que o fandom Blink é composto por muitos fãs. Além disso, o fato dela trazer um público LGBTQIA+ para o seu MV, demonstra o seu grande apoio pela causa, que é um grande debate na Tailândia. Sem contar que a música aborda a xenofobia que ídols enfrentam ao participar de eventos ocidentais, muitas vezes sendo compactados a “japoneses”.


“Cosmic” (Red Velvet)

Escolhido por: Giovanna Pego, redatora
Adoro quando o Red Velvet traz esse toque mais dark para os MVs, que em “Cosmic” veio com a inspiração do filme Midsommar! Acho que mostra toda a versatilidade e experiência do grupo, que sempre surpreende o público.


“Bye my monster” (ONF)

Escolhido por: Isabela Marques, gerente de comunidade
Para mim, 2024 se resume a excelentes escolhas e acertos musicais do ONF, principalmente por marcar o retorno pós-alistamento militar obrigatório do grupo todo (menos do Yuto, membro japonês). Em “Bye my monster” temos a continuação de um fio de história que o grupo mantém desde o debut, dando pistas dos diversos universos paralelos em que o grupo se aventura — representando diretamente os estilos musicais que ousam experimentar a cada comeback. Além de servirem uma harmonia vocal de deixar lágrimas nos olhos, o grupo não deixa a desejar na performance coreográfica. Com a volta do ONF, é como se tudo estivesse em seus devidos lugares e acende a chama de que a indústria audiovisual sul-coreana ainda tem muito a oferecer!


“LOST!” (RM)

Escolhido por: Letícia Misna, social media e editora de vídeo
Esse MV é incrível, tem uma qualidade técnica impecável e uma estética muito original, não é à toa que foi e tem sido premiado em diversos festivais de cinema pelo mundo. Os destaques vão para os efeitos especiais, as cores, os apresentadores do talk show, as várias versões de RM, as cenas em stop motion, as representações de labirinto e a própria atuação de RM.


“No Sad Song For My Broken Heart” (K.Will)

Escolhido por: Paula Bastos, redatora
Eu amo MVs com histórias complexas e neste ano fui muito bem servida. Entre E’LAST com uma história pós-apocalíptica em “Gasoline”, que me levou de volta ao estilo da 2ª geração, até IU mostrando mais uma vez a sua versatilidade como cantora e atriz em “Shopper” e “Shh..” seria até difícil escolher o melhor… Se não fosse, é claro, pelo K.Will. Em 2012 ele entregou um dos melhores MVs da história do k-pop com seu icônico plot twist e depois de 12 anos tivemos o retorno da história com Seo In Guk e Jaehyun e não desapontou. “No Sad Song For My Broken Heart” entregou tudo em narrativa, atuação e, claro, o vocal sentimental poderoso do K.Will que amarra mais um MV para entrar na história, desta vez coletando lágrimas e talvez alguns xingamentos (mas respeitosos) pelo twist da vez. Eu veria um k-drama inteiro com essa história e trilha sonora mesmo que parta meu coração de novo.


“Stray Kids” (Stray Kids)

Escolhido por: Raquel Athaide, redatora
O melhor MV do ano foi “Stray Kids”, que clipe espetacular! Acho que as referências aos MVs antigos trouxeram esse sentimento de nostalgia e mostraram a trajetória do grupo de forma intensa, então cada detalhe, cada cena do clipe deixou o coração da STAY aqui quentinho!


“Freak” (YUQI)

Escolhido por: Vivi Raposo, editora de vídeo
O MV traz nostalgia e um toque de humor, criando um contraste curioso com os elementos de terror. Cheio de personagens do gênero, o MV os coloca em situações completamente inusitadas e engraçadas, fugindo do que costumam viver em seus próprios filmes. O que chama mais atenção e que deixa mais inusitado é a pelúcia vermelha, que, se não for o próprio Clifford, o cão vermelho, certamente faz uma clara referência a ele.


“Zero Gravity” (SUHO)

Escolhido por: Vitória Ferreira, revisora
Para ser sincera, escolhi o que assisti mais de uma vez. Acho que a simplicidade do MV combina muito bem com a música e a seleção de recortes das cenas com o Suho ganham um tom intimista e acolhedor.

Gostou das escolhas?

Imagens: LLOUD, Starship Entertainment, CUBE Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido