Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça Política

Unidade militar impede detenção do presidente Yoon Suk Yeol no complexo da residência presidencial sul-coreana

A Agência de Notícias Yonhap noticiou que na sexta-feira (03), no horário local, os investigadores da agência estatal anticorrupção que tentavam deter o presidente Yoon Suk Yeol, que sofreu impeachment, foram bloqueados por soldados dentro de sua residência em Seul.

A ação ainda está em andamento, mas sabe-se que a segurança presidencial cedeu passagem para o CIO entrar na residência presidencial, no entanto, os soldados do Comando de Defesa da Capital estão bloqueando a entrada do prédio.

Mais cedo, o Escritório de Investigação de Corrupção para Altos Funcionários (CIO) comunicou à imprensa que “começamos a executar um mandado de prisão para o presidente Yoon“. Os investigadores entraram na residência presidencial para executar um mandado de prisão contra o presidente Yoon Suk Yeol, que sofreu impeachment por sua tentativa frustrada de impor a lei marcial em dezembro de 2024.

O CIO tem até segunda-feira (06) para executar o mandado de prisão sob acusações de insurreição e abuso de poder relacionados à breve imposição da lei marcial por Yoon em 3 de dezembro.

No entanto, protestos de apoiadores de Yoon do lado de fora da residência presidencial complicaram os esforços do CIO, juntamente com o potencial de confrontos com o Serviço de Segurança Presidencial.

Milhares de apoiadores se reuniram perto da residência nos últimos dias para se opor ao impeachment de Yoon e bloquear sua prisão. Alguns foram carregados e dispersados ​​à força pela polícia.

Observadores disseram que executar o mandado no sábado ou domingo poderia colocar em risco o confronto com multidões ainda maiores, enquanto executá-lo na segunda-feira seria muito próximo do prazo final.

O CIO se uniu à polícia e à unidade de investigação do Ministério da Defesa para conduzir uma investigação conjunta sobre a tentativa frustrada de Yoon de aplicar a lei marcial.

A agência estatal anticorrupção solicitou o mandado de detenção após Yoon ignorar todas as três intimações para comparecer para interrogatório. A agência também obteve um mandado para revistar a residência presidencial.

A equipe de defesa legal de Yoon chamou os mandados de “ilegais e inválidos” e entrou com uma liminar contra sua execução.

Caso o Serviço de Segurança Presidencial ou os apoiadores de Yoon tentem impedir o CIO de executar a prisão preventiva, a polícia disse que os levará sob custódia sob acusações de obstrução de funções oficiais.

Se Yoon for preso, os investigadores planejam levá-lo à sede do CIO em Gwacheon, ao sul de Seul, para interrogatório antes de detê-lo no Centro de Detenção de Seul, nas proximidades de Uiwang.

Uma vez detido, o CIO terá 48 horas para solicitar outro mandado de prisão formal ou libertá-lo.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido