A história da presença dos gatos na Coreia é mais antiga do que se imagina — há registros na península que datam do século VIII. Em tempos antigos, eles eram valorizados por sua habilidade em afastar pragas e proteger plantações, mas de lá para cá ganharam espaço como animais de estimação carinhosos e inteligentes.
A seguir, você conhece as duas raças de gato originárias da Coreia: o gato de pelo curto coreano e o bobtail coreano.
Gato de pelo curto coreano

O atual gato de pelo curto coreano, mais conhecido pelos sul-coreanos como koshot (abreviação de korean shorthair), é resultado da mistura de várias raças estrangeiras e nacionais ao longo dos anos. Registros históricos indicam que estes gatos habitam a península coreana desde o século VIII, e eles vieram para ficar: um levantamento da KB Financial Institute of Management revelou que os gatos de pelo curto coreano correspondem a 62,1% dos pets felinos da Coreia do Sul.
Esta raça de bichanos atrai admiradores com seu comportamento curioso e inteligente. Em geral, eles gostam de interagir com seus donos e podem ser muito brincalhões — até demais.
O gato de pelo curto coreano tem porte médio e pelagem de diferentes padrões, como rajado, preto, branco e tricolor. A cor de seus olhos também é variada, indo desde o castanho-claro até laranja, amarelo ou verde.
Bobtail coreano

O bobtail coreano é uma variação do bobtail japonês, então é fácil confundi-los por conta da sua característica cauda curta. Acredita-se que esta raça de gatos chegou à península coreana na segunda metade do século XIX e foi bem recebida pelas pessoas, que passaram a criá-la para afastar pestes de suas plantações agrícolas.
O bobtail coreano tem tamanho mediano, corpo magro e pernas curtas, e pode viver de nove a 15 anos. Esta raça é famosa por exibir grande inteligência e ser extremamente sociável com seus donos, comunicando-se por sons como miados e ronronados.
Imagens: Shutterstock, The Korea Times, annadarzy vai iStock
Não retirar sem os devidos créditos.