De acordo com a plataforma de informações empresariais Qichacha, a atriz chinesa Zhao Lusi fundou uma nova empresa em Chengdu, a Ma Ning Enterprise Management Co., Ltd., em 26 de agosto.
O escopo de negócios da empresa inclui vendas on-line, gestão de marca, planejamento de marketing e varejo de bens de consumo diário. Além de Zhao Lusi, que detém 90% das ações, Zhao Jun (pai da atriz) é listado como representante legal e Zhu Boxue, executivo sênior da Galaxy Cool Entertainment (KU Yinhekuyu Media), detém os outros 10% das ações da empresa.
Além da Ma Ning Limited, também foi criada a Fu Fu De Zhao Enterprise Management Co. (com filiais em Chengdu e Beijing), que tem como presidente Zhao Jun e tem como função registrar direitos autorais artísticos. Internautas descobriram que diversas marcas já foram registradas vinculadas à Zhao Lusi, incluindo “doedian” e “ROSYDOEDIAN”.
Nas redes sociais, muitos têm apontado que a abertura das empresas pode ser um dos desdobramentos de um possível acordo de encerramento de contrato entre a atriz e a Galaxy Cool Entertainment.
Entenda o caso
Em 2 de agosto, Zhao Lusi recorreu ao seu perfil no Weibo para fazer uma longa publicação detalhando suas queixas contra sua agência de gestão, a Galaxy Cool Entertainment. A publicação expôs as disputas entre a atriz e sua agência, com a qual havia renovado um contrato, que agora se diz válido até 2030.
O cerne do conflito é a disputa de 2,05 milhões de yuans (cerca de R$1.561.735,10) e o que a atriz descreveu como má conduta financeira, manipulação e ameaças. Ela alegou que a agência sacou fundos da conta de seu estúdio depois que ela foi forçada a cancelar trabalhos para cuidar da saúde e que a agência a deixou arcar sozinha com os encargos financeiros, apesar de concordar em assumir a responsabilidade pelos patrocínios cancelados, durante o período em que ela buscou tratamento para vários problemas de saúde e depressão em 2024.
No final do ano passado, Zhao Lusi despertou preocupação pública ao ser hospitalizada repentinamente. Segundo relatos, a condição física e mental da atriz de 1,61 m de altura foi afetada pelo excesso de trabalho e ela chegou a pesar apenas 36 kg. Relatos sobre sua condição surgiram em dezembro, quando fotos dela em uma cadeira de rodas circularam on-line. Na época, a atriz revelou que também apresentava sintomas como náusea, tontura, dor nas articulações e até mesmo perda temporária da fala. Suas condições teriam sido minimizadas pela agência, que continuou a forçá-la a trabalhar durante sua recuperação.
Além disso, a atriz de 26 anos acusou a agência de manipular documentos financeiros e de lhe retirar o controle sobre seu próprio estúdio. Zhao Lusi afirmou que a empresa disse que ela poderia ser colocada na “lista negra”, ao que ela respondeu: “Vocês não precisam me silenciar. Eu me demito“.
Em suas postagens, Zhao Lusi compartilhou que as tentativas de encerrar seu contrato falharam — na época ela até mesmo retirou o nome da agência de suas redes sociais, o que levou à especulação de que ela já havia cortado relações. Além do drama Love’s Ambition, que está programado para ir ao ar ainda neste ano, ela não assumiu nenhum novo projeto de atuação e só apareceu em eventos de relações públicas
A Galaxy Cool Entertainment divulgou uma nota em resposta à atriz no Weibo em 3 de agosto, expressando seu “choque” com as acusações de Zhao Lusi. A agência negou qualquer violação ilegal ou contratual e enfatizou que estava priorizando os “desejos e o bem-estar” da atriz após sua doença. E também pediu que ela evitasse publicar conteúdo ambíguo on-line que pudesse gerar mal-entendidos do público.
A resposta da agência levou a atriz a responder novamente, republicando a declaração em seu Weibo e refutando as alegações da agência e criticando-a por deixá-la sozinha quando estava doente.
Ao longo das semanas que se seguiram, a atriz fez constantes transmissões ao vivo no RedNote para contar o seu lado da história e também para conversar com seus fãs. Relatos on-line afirmam que as contas de fã-clube da atriz no Weibo agora estão sob controle da Galaxy Cool Entertainment.
Recentemente, Zhao Lusi também excluiu sua conta no Weibo (onde tinha cerca de 30 milhões de seguidores) e passou a utilizar principalmente o RedNote (Xiaohongshu), onde conquistou 21 milhões de seguidores em apenas um dia.
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagem: Olimpíadas Paris 2024
Não retirar sem os devidos créditos.