Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Esporte

Hwang Ui-jo é banido do futebol sul-coreano por 20 anos por crime sexual

Na segunda-feira (22), a Associação Coreana de Futebol (KFA) divulgou que colocou o ex-atacante da seleção nacional Hwang Ui-jo em estado de “expulsão quase permanente” por ter recebido uma pena de prisão suspensa por filmar ilegalmente encontros sexuais.

Com a “expulsão quase permanente”, o jogador não pode se envolver em nenhuma atividade relacionada ao futebol na Coreia do Sul, incluindo como jogador, treinador ou árbitro. Ele atualmente atua no clube turco Alanyaspor.

A associação rebateu as críticas de que havia sido passiva no tratamento do caso, apontando regras relevantes.

De acordo com os regulamentos da KFA para operações da equipe nacional e os regulamentos do Comitê Olímpico e Esportivo da Coreia do Sul sobre seleção e operações da equipe nacional, qualquer pessoa condenada por um crime sexual e sentenciada à prisão ou a uma punição mais pesada não pode ser selecionada para a equipe nacional até 20 anos após o fim de uma pena suspensa.

A mesma restrição se aplica às regras de registro, o que significa que tais indivíduos não podem ser registrados como jogadores, treinadores, árbitros ou dirigentes de equipe. “Se Hwang tentasse se registrar como jogador ou treinador de uma equipe afiliada à KFA, ele seria inelegível de acordo com as regras“, enfatizou a associação.

A carreira de Hwang no exterior, no entanto, não está diretamente sujeita às sanções da KFA.

Os regulamentos da KFA e da KSOC se aplicam apenas aos jogadores registrados em seus sistemas”, afirmou a associação. “Como Hwang está atualmente vinculado ao Alanyaspor, da Superliga Turca, e não está registrado na KFA, não podemos impor medidas disciplinares.”

A associação acrescentou que se Hwang tentasse se registrar em um time nacional, sua inelegibilidade já estaria registrada no sistema para impedir a aprovação.

Em 4 de setembro, a Divisão de Apelações do Tribunal Distrital Central de Seul manteve a decisão de uma instância inferior, condenando Hwang a um ano de prisão, com pena suspensa por dois anos por violar a Lei de Casos Especiais Relativos à Punição de Crimes Sexuais. Ele foi indiciado por filmar encontros sexuais sem consentimento diversas vezes entre junho e setembro de 2022.

Hwang Ui-jo não interpôs recurso até o dia 12, o prazo final para recurso, de modo que a pena suspensa de dois anos foi finalizada. Hwang desejava retornar à seleção nacional, mas isso agora é impossível, independentemente de suas habilidades. Ele não cumpriu o dever de manter a dignidade como membro da seleção nacional.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    Sair da versão mobile