Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

In Asia

Sirikit, Rainha-Mãe da Tailândia, falece aos 93 anos

O Bureau da Casa Real da Tailândia emitiu um comunicado sobre o falecimento de Sua Majestade a Rainha Sirikit, a Rainha-Mãe do país.

A Rainha Sirikit, mãe do atual rei da Tailândia, Vajiralongkorn, tinha 93 anos. Por mais de seis décadas, a Rainha-Mãe foi casada com o monarca com o reinado mais longo da Tailândia, o Rei Bhumibol Adulyadej, que faleceu em 2016.

A Rainha-Mãe sofreu um derrame em 2012 e, depois disso, raramente foi vista em público. De acordo com a declaração do Bureau, a equipe de médicos que atendia Sua Majestade havia solicitado permissão para que ela fosse internada no Hospital Memorial Rei Chulalongkorn em 7 de setembro de 2019, para monitoramento rigoroso de suas condições de saúde.

Durante sua estadia no hospital, Sua Majestade passou por vários episódios de doença, o que exigiu tratamento contínuo. Em 17 de outubro de 2025, a Rainha-Mãe desenvolveu uma infecção na corrente sanguínea. Apesar dos esforços dos médicos para tratá-la, seu estado de saúde piorou gradualmente. Na sexta-feira (24), às 21h21 (horário local), a Rainha-Mãe Sirikit, faleceu em paz no Hospital Memorial Rei Chulalongkorn.

Sua Majestade, o Rei Vajiralongkorn, ordenou ao Gabinete da Casa Real que organizasse os ritos fúnebres reais com as mais altas honras, de acordo com a tradição real. Os restos mortais da Rainha-Mãe serão sepultados no Salão do Trono Dusit Maha Prasat, no Grande Palácio.

Sua Majestade também decretou que os membros da Família Real e todos os funcionários da corte observem um período de luto de um ano a partir da data do falecimento de Sua Majestade.

Fonte: (1), (2)
Imagem: Reuters
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

Sair da versão mobile