Nesta quarta-feira (10), representantes da indústria cinematográfica informaram que Kim Ji-mee, atriz que ajudou a definir o cinema coreano nas décadas posteriores à Guerra da Coreia (1950-53) e construiu uma carreira com mais de 700 filmes, faleceu na última terça-feira (9) em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 85 anos.
Segundo relatos da indústria cinematográfica local, a saúde de Kim havia se deteriorado nas últimas semanas devido a complicações relacionadas ao herpes-zóster. De acordo com o Conselho de Cinema Coreano e a Associação de Atores da Coreia, os preparativos para o funeral já foram iniciados em conjunto com a família e a comunidade cinematográfica.
Nascida Kim Myeong-ja em 1940 no que hoje é o distrito de Daedeok, em Daejeon, ela estreou no cinema em 1957 no filme Twilight Train, do diretor Kim Ki-young. Ao longo de sua carreira, participou de mais de 700 filmes até a década de 1990.
Kim recebeu prêmios de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema do Panamá e no Grand Bell Awards, além de ser premiada no Baeksang Arts Awards, Blue Dragon Film Awards e Grand Bell Awards. A Fundação Coreana de Bem-Estar dos Cineastas a homenageou em seu Hall da Fama em 2010 com o título de “Atriz Glamorosa”.
Ela fundou uma produtora e atuou no Conselho de Cinema Coreano, permanecendo ativa na indústria cinematográfica mesmo após o fim de sua carreira como atriz.
Fonte: (1), (2)
Imagem: NEWS1
Não retirar sem os devidos créditos.