Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Ensino e Educação In Asia

Unesp cria primeiro curso de graduação em Língua e Cultura Chinesas do Brasil

Na última terça-feira (10), o Conselho Universitário da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) aprovou a criação do curso de Língua e Cultura Chinesas, inédito no Brasil.

A graduação será compartilhada: dois anos no Brasil e dois anos na China. As primeiras 40 vagas serão incluídas no Vestibular Unesp Meio de Ano 2026, com previsão de ingresso da primeira turma já em agosto, mês que marca o início do ano letivo na China.

O novo curso, um bacharelado com aulas na Faculdade de Ciências e Letras (FCL) do campus de Assis, terá 40 vagas no período noturno e a duração mínima de quatro anos. As vagas da graduação recém-aprovada são remanejadas do curso de Letras oferecido no campus de Assis, que diminuiu a oferta de 140 para 100 vagas para se adaptar à demanda.

Os discentes poderão se formar exclusivamente no Brasil, com ênfase em tradução, ou estudar metade do percurso universitário na China, com ênfase em relações comerciais internacionais.

A possibilidade de cursar os dois anos finais na Universidade de Hubei, na China, é o grande diferencial da graduação — que ocorre através de um acordo de cooperação firmado entre a Unesp e a instituição chinesa, com aval do Ministério da Educação chinês. Os discentes que cursarem os últimos semestres na China poderão obter um diploma duplo, com ênfase em relações comerciais internacionais.

De acordo com a professora Renata Giassi Udulutsch, diretora da Faculdade de Ciências e Letras do campus de Assis e uma das idealizadoras da proposta da nova graduação, este é o primeiro curso com este formato na América Latina.

Os dois primeiros anos do curso possuem como eixo central disciplinas com foco no ensino do idioma chinês. Ao final do primeiro biênio, uma seleção que levará em conta o nível de proficiência adquirido e o desempenho acadêmico, entre outros critérios, possibilitará que entre 15 e 20 graduandos sigam os estudos na China.

O curso deverá formar profissionais com domínio da língua e da cultura chinesas para atuar em relações comerciais internacionais e na tradução de textos, com competências linguísticas e culturais, formação humanística e preparo para se inserir em nichos profissionais relacionados ao intercâmbio entre os dois países.

No acordo firmado entre as duas universidades, a Universidade de Hubei se comprometeu a investir US$ 300 mil por ano para a implantação do curso, especialmente para que sejam feitas melhorias de infraestrutura no campus da Unesp. Em razão da nova graduação, a Unesp também incluiu em seu planejamento a contratação de cinco docentes e dois servidores técnico-administrativos ao longo dos próximos anos.

Entre as justificativas para a criação do curso, estão o atendimento a demandas de mercado e o alinhamento a objetivos estratégicos de internacionalização da Unesp, que em 2008 foi a primeira universidade pública a instalar uma unidade do Instituto Confúcio no Brasil.

Fonte: (1)
Imagens: FCL-Assis Unesp
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido