A Coreia do Sul estreou na Copa do Mundo da FIFA em 1954, na Suíça, mas a campanha inicial foi breve, com duas derrotas. Após essa primeira experiência, a seleção sul-coreana retornou ao torneio em 1986, no México, iniciando uma sequência de classificações.
A Copa do Mundo de 2026 marcou a 12ª participação do país e a 11ª consecutiva desde 1986, consolidando-a como a seleção asiática com o maior número de presenças na competição.
A primeira vitória em Copas veio apenas na sexta participação, em 2002, quando o país foi coanfitrião do torneio com o Japão. Foi nesta edição que a seleção alcançou o melhor desempenho histórico, chegando às semifinais e terminando em quarto lugar.
Em 2010 e 2022, a seleção se classificou para as oitavas de final. Em 2018, apesar de ser eliminada na fase de grupos, a Coreia do Sul derrotou a Alemanha por 2 a 0 — o país europeu era o atual campeão da Copa, com o título conquistado em 2014.
A Copa do Mundo de 2026
Nesta Copa, o país foi eliminado na fase de grupos. Após uma vitória por 2 a 1 sobre a República Tcheca na partida de abertura, a equipe sofreu uma derrota por 1 a 0 para a África do Sul.
A seleção terminou em terceiro lugar no Grupo A com três pontos, permanecendo na disputa por uma vaga nas oitavas de final como uma das melhores terceiras colocadas. O resultado deixou a equipe na 34ª colocação geral do campeonato.
Durante a participação da equipe nesta Copa, uma polêmica envolvendo o capitão Son Heung–min ofuscou o desempenho da seleção. Em uma sessão de treinamento, uma emissora sul-coreana captou uma conversa entre dois jornalistas, que fizeram comentários depreciativos sobre a isenção do serviço militar obrigatório de Son.
O jogador, que atua pelo Los Angeles FC (anteriormente no Tottenham Hotspur), havia recebido a isenção após a conquista da medalha de ouro nos Jogos Asiáticos de 2018, necessitando apenas de três semanas de treinamento básico.
Em resposta ao vazamento e à repercussão negativa, Son recusou-se a falar com a imprensa após o jogo de abertura. A Associação Coreana de Futebol (KFA) emitiu um comunicado criticando as “observações inadequadas” da mídia e expressando “grande choque e decepção” com o incidente.
O fim da participação dos Guerreiros Taeguk no campeonato fez com que o técnico Hong Myung–bo renunciasse ao cargo e deixasse o país rumo aos Estados Unidos. Hong havia reassumido a seleção em julho de 2024, depois de dez anos. Como técnico, levou a seleção sul-coreana às quartas de final da Copa do Mundo Sub-20 da FIFA em 2009 no Egito, conquistou a histórica de bronze no Torneio Olímpico de Futebol Masculino em Londres em 2012 e esteve à frente da equipe na Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014, quando a seleção foi eliminada na fase de grupos.
O presidente da Coreia do Sul, Lee Jae-myung, também classificou o resultado como “um vexame” e determinou que o Ministério do Esporte investigue a federação de futebol.
Leia também: Alistar ou não alistar? Como funciona o serviço militar na Coreia do Sul
A participação da Coreia do Norte
A Coreia do Norte, embora com menos participações, deixou uma marca na história da Copa do Mundo da FIFA. A estreia da seleção ocorreu em 1966, em Middlesbrough, na Inglaterra, surpreendendo o público ao se tornar o primeiro país asiático a avançar para as quartas de final.
Em um dos resultados mais inesperados da história do torneio, a Coreia do Norte derrotou a Itália por 1 a 0 na fase de grupos, garantindo uma vaga na próxima fase. Essa vitória fez com que cerca de 3 mil moradores da cidade viajassem até Liverpool para acompanhar a partida contra Portugal.
Nas quartas de final, enfrentou Portugal, chegando a abrir 3 a 0 no placar antes de ser superada por 5 a 3, com quatro gols de Eusébio (jogador português conhecido como o “Pantera Negra”). Nos anos seguintes, a Coreia do Norte ou desistiu (1970 e 1978) ou não participou ou não se classificou para a Copa do Mundo.
A segunda e última participação da Coreia do Norte foi em 2010, na África do Sul — após 44 anos da primeira atuação. A equipe foi eliminada na fase de grupos, sofrendo derrotas para Brasil (2 a 1), Portugal (7 a 0) e Costa do Marfim (3 a 0).
Leia também: Seleção sul-coreana de futebol e celebridades são atacadas após eliminação da Copa do Mundo
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7)
Imagens: Yonhap News
Não retirar sem os devidos créditos.
