Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cotidiano

Pacotes suspeitos vindos de outros países acendem alerta na Coreia do Sul

Desde a semana passada, pacotes suspeitos entregues na Coreia do Sul acenderam alertas pelo país. Até esta segunda (24), a Agência Nacional de Polícia relatou que 2.141 casos foram reportados desde que a primeira denúncia feita na última quinta (20).

Até o momento, 587 pacotes foram examinados, mas a polícia informa que não encontrou nenhum sinal de materiais bioquímicos ou radioativos nos mesmos. Os envios foram feitos de países como a China, Taiwan, Estados Unidos, Malásia e Uzbequistão.

As suspeitas iniciais eram a de que os pacotes eram parte de um elaborado plano terrorista contra cidadãos sul-coreanos. A preocupação aumentou porque três pessoas que receberam pacotes desta natureza foram hospitalizadas ainda na quinta apresentando sintomas respiratórios, náuseas e paralisação parcial nos dedos. A Agência do Desenvolvimento de Defesa investigou os casos e informou não ter encontrado substâncias suspeitas. Supõe-se que as reações foram causadas pela substância usada para colar as caixas.

Outro caso reportado em Cheonan, na província de Chungcheong do Sul, no sábado (22) foi investigado após um exame de raio-X indicar que o pacote poderia conter um gás tóxico. O esquadrão antibombas foi chamado ao local. Porém, uma análise mais detalhada não detectou nenhuma substância e o caso foi fechado no domingo (23).

Passado o pânico inicial, as suspeitas agora são a de que os pacotes são uma tentativa de fraude feita por lojas de comércio eletrônico. Vendedores usam dados de terceiros para inventarem pedidos falsos e enviam itens de baixo – ou até nenhum – valor para que validar o rastreio e poderem aumentar as notas e reputação de suas lojas. A polícia taiwanesa informou que alguns dos pacotes enviados do país foram originários da China e criou uma força-tarefa para investigar os casos.

Apesar disso, a polícia sul-coreana seguirá investigando os casos e pediu aos cidadãos que não abram pacotes suspeitos e denunciem imediatamente caso recebam algum. Na política, a oposição acusa o governo de Yoon Suk Yeol de não tomar atitudes para resolver tais casos, enquanto o governo culpa a administração do ex-presidente Moon Jae In.

Fonte: (1)
Imagens: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

Greyce Oliveira

Cearense de Fortaleza, é metade uma humana normal professora de Inglês e metade ELF(a) precisando (talvez) de tratamento para parar de falar no Super Junior toda hora.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido