Nesta quarta (29), o Ministério da Saúde sul-coreano e o Instituto Coreano Para a Promoção e Desenvolvimento da Saúde anunciaram uma revisão das chamadas “Diretrizes para Cenas com Consumo de Álcool”, aumentando o texto de 10 para 12 itens.
Os dois itens incluídos na revisão serão referentes aos conteúdos transmitidos em plataformas de vídeo on-line – como o YouTube – e os chamados “serviços OTT”, que incluem os serviços de streaming tais como a Netflix e outros. Os textos dizem:
- Conteúdos que destacam ou glorificam excessivamente as bebidas devem minimizar a acessibilidade de crianças e adolescentes através de restrições de idade;
- Os efeitos nocivos das bebidas devem ser informados através de avisos.
A primeira medida já havia sido centro do debate meses atrás quando pais sul-coreanos expressaram preocupação com os vídeos das chamadas “salas de bebedeira” (em tradução livre), referentes aos diversos canais no YouTube onde idols e atores batem papo regados com muita bebida. Alguns exemplos famosos destes são o programa Suchwita apresentado por SUGA (BTS) e os canais da rapper Lee Young Ji, do comediante Shin Dong Yeop e do produtor Na Young Seok.
Vale ressaltar que a preocupação dos pais nada tem a ver com o fato dos famosos estarem bebendo, já que todos estes são adultos e podem fazer o que quiserem com suas vidas. O ponto é que, antes da revisão do texto, o YouTube não limitava o acesso a tais conteúdos e crianças e adolescentes acabavam assistindo tais shows. As preocupações, portanto, estão ligadas ao fato de que mostrar tanto os apresentadores quanto os convidados famosos pode criar nos menores de idade uma percepção distorcida sobre o consumo de álcool.
A intenção com a revisão é apenas deixar tais vídeos com acesso liberado apenas a pessoas mais velhas visando diminuir a curiosidade de experimentar álcool. Também vale lembrar que os médicos sul-coreanos também já haviam expressado o mesmo tipo de preocupação com o uso da imagem dos idols em pôsteres de propaganda de bebidas alcoólicas.
Leia mais:
Vídeos com idols bebendo causam preocupação em pais sul-coreanos
Médicos sul-coreanos lançam alerta sobre propagandas de bebidas alcoólicas com idols
Além disso, conteúdos desta mesma natureza que são transmitidos na TV já possuíam diretrizes a serem seguidas em suas produções. Sendo assim, apenas a internet e os serviços de streaming estavam como “terra sem lei” sem nenhum tipo de controle de tais cenas.
As autoridades planejam trabalhar junto das emissoras, dos infuenciadores e das agências de criação de conteúdo para usar as diretrizes e minimizar as cenas com bebidas. Isto, porém, não significa que os populares programas no YouTube chegarão ao fim, mas que será necessário seguir as diretrizes na hora de produzir tais conteúdos. Como a própria plataforma possui recurso de deixar vídeos disponíveis apenas para maiores de idade mediante o requerimento de login para acessar tais conteúdos, esta poderá ser uma das medidas adotadas.
A emenda será apresentada oficialmente durante o evento do “Mês de Prevenção aos Danos do Álcool” no Memorial Baekbeom Kim Gu, marcado para o dia 30 de novembro.
Fonte: (1)
Imagens: YouTube e BIGHIT MUSIC
Não retirar sem os devidos créditos.