Nesta quinta (28), a Embaixada de Israel na Coreia do Sul apagou um vídeo controverso no qual mostrava um ataque do Hamas à capital do país. A remoção do material foi pedido das autoridades sul-coreanas que consideraram o vídeo “inapropriado”.
O vídeo, postado nas redes sociais da embaixada na terça (26), mostrava uma mulher sendo sequestrada no dia do Natal por homens armados e sendo separada de sua filha. Junto do registro, a mensagem:
No dia 7 de outubro, Israel foi atacado por terroristas do Hamas.
1200 homens, mulheres e crianças foram mortos e mais de 240 foram capturados como reféns em Gaza.Imagine se acontecesse com você.
O que você faria?
Em nota enviada à imprensa, o Ministério das Relações Internacionais sul-coreano declarou: “A matança e sequestro de civis israelenses pelo Hamas não pode ser justificado, mas a produção e distribuição do vídeo da Embaixada de Israel desenhando um paralelo da situação em outro país foi considerado inapropriado. Transmitimos nossa posição à Embaixada na Coreia do Sul e o lado israelense tomou medidas para apagar o vídeo em questão“.
A Coreia do Sul ainda está em guerra contra a República Popular Democrática da Coreia – popularmente denominada Coreia do Norte – desde a decada de 1950 quando o conflito entre os dois países alcançou um armistício. Porém, nunca houve um acordo de paz.
Fonte: (1)
Imagem: reprodução via The Korea Times
Não retirar sem os devidos créditos.