Quem tem pet sabe que não existem limites para mostrar o carinho por eles. E isso também vale para os idols do K-pop. Vários cantores coreanos têm bichos de estimação em casa e a maioria ainda compartilha fotos e vídeos deles nas suas redes sociais e até mostram eles diretamente nas suas lives. Com isso, alguns pets passaram a ganhar tanta fama quanto o dono, sendo amplamente conhecidos pelo fandom e até fora dele.
Em alguns casos os pets passaram a fazer parte da divulgação do artista, ganhando espaço em produtos para fãs, como photocards próprios e também em capas de álbuns. Só que alguns ainda foram além e viraram mascotes, pelúcias e merchandising próprio para os fãs dos idols e seus bichinhos. Confira alguns pets famosos do K-pop que viraram até item colecionável.
Taemin (SHINee) & Ggung
Taemin (SHINee) é um famoso e orgulhoso tutor de felinos. A primeira gata que ele adotou e apresentou aos fãs foi a Ggung (também escrito como Kkoong), uma gata branca e cinza que ele apresentou aos fãs em 2021. Inclusive, o nome dela veio de “jjakkoong”, palavra em coreano para “amigo”, também a forma como ele chama seus fãs. Alguns meses depois, Taemin decidiu lançar duas mascotes em forma de pelúcias, pensando em dar aos fãs algo que eles pudessem abraçar e se sentir confortados.
O primeiro é um pintinho amarelo que representa ele, chamado Taemmari. O outro é um gato com as mesmas cores do Ggung e até uma pintinha preta que ele tem e recebeu o mesmo nome. Mais recentemente, em 2024, Taemin adotou outro gato, desta vez todo branco e chamado de Daeng. Os dois gatos já ganharam tanto o coração dos fãs que têm até fanpages dedicados apenas para eles. Quem sabe no futuro o cantor não lança mais uma mascote para a coleção em homenagem ao novo integrante da família?
Baekhyun (EXO) & Mongryong
Baekhyun (EXO) é outro idol que resolveu compartilhar um pouco do amor pelo seu bicho de estimação, o corgi chamado Mongryong, com os fãs. Os fãs do idol já conheciam Mongryeong desde 2015, quando o cantor compartilhou fotos do cachorro pela primeira vez, ainda praticamente um filhote. Depois de alguns anos, o Mongryong inspirou a criação de um mascote do cantor.
Chamado de Teolaegi, o desenho fofo segue as mesmas cores do seu cachorro real em um cachorrinho 2D. Além de usar para compartilhar mensagens para os fãs serem corajosos e confiantes, o Teolaegi também virou pelúcia oficial. Mais até, ele inspirou diversos produtos, que variam de lâmpadas, adesivos, utensílios para cozinha, sacola reutilizável, bolsa para notebook e uma coleção de photocards especiais com fotos não apenas do Baekhyun, mas também do próprio Mongryong.
WayV & Louis, Leon e Bella
O WayV é um caso em especial que não é um integrante ou outro que tem um pet, mas todo o grupo coletivamente cuida dos pets que moram no dormitório que eles dividem. Mesmo que alguns dos pets tenham sido adotados por algum membro em particular, todos eles se divertem e compartilham cenas dos bichinhos no dia a dia. Os primeiros pets a se tornarem colegas de quarto do WayV foram os gatos Louis e Leon e a cadela Bella. Bella foi apresentada primeiramente por Lucas, mas no caso dela todo o WayV é considerado tutor dela, Louis e Leon, por outro lado, foram adotados por Ten.
Para mostrar como eles fazem parte do grupo, em 2021 eles lançaram o Our Home: WayV with Little Friends. A linha especial de produtos de fãs era toda voltada especificamente para os pets, com camisas, chaveiros, cards e photobook dos animaizinhos sozinhos e com os integrantes, ecobags e mais. Todo o projeto é uma fofura só, especialmente para os fãs do WayV e dos seus amigos de quatro patas. Posteriormente o grupo ainda incluiu novos “integrantes” ao grupo de pets, os gatos Levi, também adotado por Ten, e Coco, adotado por Yangyang.
Taeyeon (Girls’ Generation) & Zero
Quem acompanha a Taeyeon no Instagram há alguns anos pode saber que a cantora do Girls’ Generation adotou um filhote de cachorro chamado Zero em 2017. Logo de cara Zero ganhou um Instagram próprio com todos os updates das gracinhas que fazia e não demorou muito para compartilhar os holofotes da Taeyeon. Em 2019, os dois protagonizaram um reality no canal da SMTOWN chamado “Petionista Taengoo”, com um jogo de palavras misturando “pet” e “fashionista”.
No ano seguinte, Zero fez a sua primeira parceria com a marca SPAO e lançou sua própria linha de roupas e acessórios. Uma porcentagem do lucro das vendas foi doado para organizações que cuidam de animais abandonados. Muito importante na vida da Taeyeon, Zero é mencionado em uma das músicas da cantora: em “To The Moon”, do mini álbum de 2020, What Do I Call You. No álbum INVU, a cantora incluiu uma foto de Zero com um acessório de pétalas de flores como um dos possíveis photocards. Curiosamente, esse photocard se tornou o mais buscado entre os colecionadores, mais do que os com a foto da própria cantora. Em outro photocard, os dois ainda dividem o espaço com uma foto da cantora feliz segurando o seu amado pet.
DKZ & Dangree
O DKZ tem uma história linda de sucesso depois de mudar de formação e até de nome quando eram chamados de DONGKIZ. E a história da adoção da cadelinha de estimação do grupo pelos integrantes é igualmente linda. Os integrantes Jaechan e Jonghyeong estavam fazendo trabalho voluntário em um abrigo de animais e um dia eles se encantaram por uma maltesa mais velha, de cerca de 7-8 anos e se encantaram por ela. Eles resolveram adotar a cadela e deram o nome de Dangree.
Curiosamente, o grupo tinha uma mascote, um fantasma chamado Dongree. Com a cor de pelo parecida e por se tornar uma nova “mascote” do grupo, eles decidiram dar o nome de Dangree para a cadela, que até substituiu a mascote antigo no Instagram oficial de ambos. Os fãs se derreteram pela história da Dangree e das mensagens do grupo sobre conscientização de adoção e a própria empresa do grupo também adotou um cachorrinho do mesmo abrigo depois. Como a nova “mascote” Dangree passou a ser muito presente nas promoções do grupo, também ganhou merch para todos os novos fãs dela. São séries de photocards do grupo em que ela aparece com os integrantes e também alguns photocards próprios na coleção.
MAMAMOO+ & Yongkeey, Daebak, Haengwoon, Geongang e Janggu
MAMAMOO+ é a unit formada por Solar e Moonbyul, duas apaixonadas por cachorros. Solar tem duas cadelinhas, Yongkeey e Yongdoong. Já Moonbyul tem quatro, um trio de corgis chamados Daebak, Haengwoon e Geongang (chamados juntos de BakWoonGang) e um quarto adotado depois, chamado Janggu. Com o amor compartilhado pelos amigos de quatro patas, as duas incluíram seus pets em uma coleção especial de photocards do mini álbum Two Rabbits.
Ao todo foram quatro photocards, dois com os quatro cachorros da Moonbyul e os outros dois com Youngkeey. Yongdoong foi adotada bem recentemente, em abril de 2024, então não fez parte desta coleção especial. Outra integrante do Mamamoo também tem um pet que ganhou photocard: Wheein tem um gato scotish fold chamado Ggomo e no Seasons Greetings da cantora de 2023 um dos photocards era uma foto de Ggomo.
Por Paula Bastos Araripe
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13), (14), (15), (16), (17), (18)
Imagem: Taemin e DKZ via Instagram
Não retirar sem os devidos créditos.