Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Justiça

Chen, Baekhyun e Xiumin (EXO) abrem processo contra executivos da SM Entertainment

Em 26 de junho, um representante da INB100, agência de Chen, Baekhyun e Xiumin (EXO e EXO-CBX), informou que os artistas e agência apresentaram uma queixa criminal na Delegacia de Polícia de Seongdong em Seul contra Lee Sung Soo, CAO (diretor de A&R) da SM Entertainment, e o co-CEO Tak Young Jun por fraude em violação da Lei sobre Punição Agravada de Crimes Econômicos Específicos.

O CBX alega que, ao trabalhar no acordo durante a disputa contratual de exclusividade, a SM Entertainment mentiu e prometeu uma taxa de 5,5% para distribuição de músicas e álbuns individuais através da Kakao Entertainment, uma subsidiária da empresa-mãe da SM, Kakao Corp.

Geralmente, as novas empresas devem pagar uma comissão de 15% a um distribuidor, mas a SM prometeu um desconto para resolver a disputa contratual. O CBX disse que a SM não cumpriu essa garantia e que os membros foram enganados ao firmar um acordo desfavorável para pagar 10% da receita de cada trimestre das atividades individuais/solo que acontecessem durante o novo período do contrato de exclusividade com a SM.

Além de apresentar a denúncia criminal, sabe-se que os integrantes do CBX entraram com uma contra-ação à ação civil da SM contra os artistas para exigir que eles paguem a taxa de royalties de 10% que os membros supostamente evitaram por dois meses. A ação do CBX busca um acordo apropriado com base em dados reais de liquidação durante o período de contrato exclusivo de mais de uma década.

A disputa entre os três membros do EXO e a SM não é nova. Há um ano, o trio notificou unilateralmente a agência sobre a decisão de rescindir seus contratos de exclusividade com a empresa, alegando o não fornecimento de dados contábeis adequados. O conflito parecia ter sido resolvido quando os dois lados anunciaram que o trio concordou em manter os contratos após chegar a um acordo. Posteriormente, soube-se que o trio concordou em pagar 10% da receita de suas atividades individuais em troca de seguirem suas carreiras solo separadamente das atividades do grupo por meio de uma agência própria.

No entanto, durante uma conferência de imprensa no início deste mês, o advogado do trio disse que os seus clientes não honrarão mais o acordo, uma vez que a SM se recusa a cumprir a promessa da taxa de comissão de 5,5 por cento. Mais tarde naquele dia, a SM Entertainment divulgou uma longa declaração refutando as alegações feitas na conferência de imprensa, observando que foram os três membros que assinaram o acordo.

Fonte: (1), (2), (3)
Imagem: SM Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido