Neste domingo (28), o Ministério da Cultura, Esportes e Turismo sul-coreano anunciou que o Comitê Olímpico Internacional (COI) se desculpou pela gafe cometida durante as aberturas dos Jogos Olímpicos de Paris.
No desfile da delegação dos atletas sul-coreanos pelo rio Sena, o sistema de som os anunciou como a “Republique populaire democratique de Coree“, traduzido como “República Popular Democrática da Coreia”. Porém, este é o nome oficial da Coreia do Norte.
Leia mais:
Coreia do Sul exige resposta após delegação do país ser apresentada com o nome da Coreia do Norte
O pedido de desculpas foi feito por Thomas Bach, presidente do COI. Na noite de sábado (27), Bach conversou pessoalmente com o Presidente Yoon Sul Yeol por telefone. Na ligação, o Presidente Yoon pediu que o COI se desculpasse pelo incidente através da mídia especializada e também das redes sociais, além de também pedir que casos como este não se repitam. Bach prometeu tomar todas as medidas cabíveis para atender os pedidos do presidente.
Já no domingo (28), Bach também enviou novas desculpas através de uma carta oficial endereçada para Yu In Chon (Ministro da Cultura, Esportes e Turismo), Lee Kee Heung (Presidente do Comitê Esportivo e Olímpico da Coreia) e Jeong Gang Sun (chefe da delegação sul-coreana).
Em uma declaração divulgada no site oficial dos Jogos Olímpicos, o incidente foi identificado como tendo sido um erro humano. A declaração na íntegra lê-se:
Hoje, o Presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Tomas Bach, conversou com o Presidente da República da Coreia, Yoon Suk Yeol. Nesta ligação, o Presidente do COI se desculpou sinceramente pelo erro na transmissão de áudio da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na noite de sexta, no qual o time do Comitê Olímpico Nacional da República da Coreia (CONRC)foi erroneamente identificado. O problema foi identificado como um erro humano pelo qual o COI se desculpa profundamente. O Presidente do COI foi acompanhado pelo CEO de Paris 2024, Étienne Thobois; por Yiannis Exarchos, CEO do Serviço de Transmissão Olímpica; e pelo membro do COI e Presidente do CONRC Lee Kee Heung.
O Presidente do COI aproveitou a oportunidade para parabenizar o Presidente da República da Coreia peloa primeira medalha nestes jogos, que foi a medalha de prata conquistada pela equipe mista do tiro esportivo a 10m.
Por Greyce Oliveira
Fonte: (1), (2)
Imagem: Yonhap
Não retirar sem os devidos créditos.