Na última semana, Soojung (ex-Hi-L) fez uma série de stories em seu perfil no Instagram compartilhando documentos judiciais detalhando o que ela supostamente vivenciou enquanto estava no Hi-L e o conhecimento da SW Entertainment, agência do grupo, sobre isso.
Soojung contou que foi intimidada pelas outras integrantes e negligenciada pela empresa, causando problemas psicológicos e físicos por causa do estresse.
Ela disse que se mudou do dormitório devido ao bullying e que o gerente do grupo era responsável por passar a agenda do grupo, mas como não estava nos dormitórios, ela não recebia a programação. Soojung precisava entrar em contato com a empresa ou com outras pessoas para descobrir qual seria a agenda, porque as outras integrantes também não compartilhavam com ela.
A artista tem registros e receitas de hospitalização e tratamento médico para ansiedade por causa do bullying. Devido ao estresse, Soojung passou cerca de duas semanas no hospital — ela teve choque séptico, insônia e pielonefrite aguda e, aparentemente, tudo isso foi devido ao estresse. Supostamente ela passou pela UTI e teve um colapso durante um evento militar. Soojung ainda teria se forçado a se apresentar por medo do que suportaria posteriormente.
Em 9 de agosto, depois da separação do grupo, a SW Entertainment postou uma declaração na conta do grupo na rede social X — que foi renomeada como New-L — e alegou que a dissolução do Hi-L foi devido à discórdia entre as integrantes. No entanto, as artistas postaram fotos e vídeos juntas, insinuando que a empresa estava mentindo. Soojung foi a única que não postou fotos com as outras integrantes.
Após as publicações de Soojung, outras ex-integrantes do Hi-L postaram suas versões dos fatos, dizendo que elas discutiam entre si e negando o bullying contra Soojung. Algumas integrantes acusaram Soojung de cometer bullying contra elas.
Leejin se pronunciou sobre as acusações de bullying entre as integrantes após contatar as outras membros.
Segundo a cantora, a integrante Hayun acusou Soojung de bullying e sempre teve uma relação sensível com todas as outras no início do grupo, não só com Soojung. Após passarem algum tempo juntas, elas acabaram melhorando a relação e hoje se dão bem. Segundo ela, quando Hayun postou sobre Soojung, estava se referindo às dificuldades com todas elas e não apenas Soojung, com quem ela já não mantém contato.
No que se refere a Yeseul, as acusações teriam sido feitas baseadas em um mal entendido: Soojung tem sensibilidade a sons muito altos e isso a fazia tampar os ouvidos quando Yeseul cantava e praticava muito alto na sala de prática, levando ela a entender uma possível apatia. Todos esses problemas poderiam ter sido resolvidos com conversas para esclarecer qualquer mal entendido e agora Yeseul quer se desculpar com Soojung e com os fãs por sua declaração emocional nas redes sociais.
Leejin terminou seu pronunciamento reconhecendo que a falta de comunicação levou às acusações e disse que tudo foi resolvido pelas membros. Ela ainda pediu que não espalhem mais especulações sobre o caso.
Os stories e pronunciamentos já não estão mais disponíveis nos perfis das artistas.
O Hi-L estreou em 2021 com seis membros. As atividades do grupo foram suspensas no final de 2023. Recentemente, as redes sociais do grupo foram renomeadas para New-L, que será um novo grupo feminino.
Fonte: (1), (2), (3), (4), (5)
Imagem: SW Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.