Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas Música

[ENTREVISTA] Banda japonesa I Don’t Like Mondays. comemora dez anos de carreira com novo EP “FOCUS”

A banda I Don’t Like Mondays. comemora 10 anos de carreira em 2024 e, para comemorar, vai lançar o EP FOCUS ainda em outubro. 

YU, CHOJI, SHUKI e KENJI conversaram com a KoreaIN sobre este marco na carreira da banda, as mudanças na cena musical japonesa e sobre o futuro. 

Confira também a entrevista realizada em 2023, quando o I Don’t Like Mondays. lançou o álbum de estúdio RUNWAY.

KoreaIN: Olá, IDLMs.! É um prazer entrevistá-los às vésperas do aniversário de dez anos da banda. Como vocês estão? Como se sentem sobre este marco na carreira da IDLMs.?

SHUKI: Nós criamos tanta coisa nesses últimos dez anos. “RUNWAY” foi um ponto de virada em nossa carreira, estabelecendo nossa identidade como banda. O lançamento de “FOCUS” para comemorar nosso décimo aniversário fez 2024 parecer um recomeço. 

KIN: As coisas mudaram muito ao longo dos últimos dez anos. O que mudou na cena J-Rock nesse período? Vocês acham que o interesse do Ocidente pela música japonesa cresceu? 

CHOJI: Eu sinto que a velocidade na qual os elementos musicais internacionais são incorporados pelo J-Pop como um todo está muito maior. Já para o J-Rock, graças às redes sociais, muitas bandas que não têm contratos com grandes gravadoras ganharam fama. É muito mais fácil para as pessoas descobrirem a música japonesa e isso, para mim, é fantástico.

KIN: As influências de vocês mudaram nesses dez anos? Podem citar os artistas (japoneses ou não) que foram importantes para o começo da IDLMs.?

KENJI: Nós acompanhamos muitos artistas incríveis, especialmente a banda The Killers. Eles são uma fonte constante de inspiração para nós. 

KIN: O EP “FOCUS”, previsto para outubro, é um lançamento especial para comemorar os dez anos da banda. O que os fãs podem esperar?

YU: Alguns artistas celebram tais marcos com coletâneas ou revisitam hits antigos. Ao invés de olharmos para o passado, nossa intenção com “FOCUS” é se preparar para o 11º ano de vida da banda, o que é parte do significado original da palavra “focus”. Esperamos que os fãs aproveitem o EP como um ponto alto da nossa carreira até agora. 

KIN: Vocês também farão a primeira turnê asiática da banda. Existe a intenção de levar essa turnê para outros continentes? Talvez retornar ao Brasil? 

YU: Sim! Nosso objetivo é ser uma banda que faz turnês mundiais e queremos fazer isso assim que possível.

KIN: Ao longo da sua carreira, a IDLMs. acumulou vários hits. Qual a música favorita de vocês?

KENJI: A minha favorita é “PAINT”, escolhida como um dos temas do anime “ONE PIECE”.

KIN: Vocês já participaram de muitas trilhas sonoras de animes e dramas. As experiências foram muito diferentes? Podem comentar um pouco sobre elas? 

SHUKI: Nós nos preocupamos em alinhar a música com o conteúdo. Dito isso, criar uma faixa tema para “ONE PIECE” foi bem desafiador no começo. É uma série que quase todos no Japão conhecem e, antes, esses temas sempre foram criados por grandes artistas. Quando chegou a nossa vez, trabalhamos duro para preservar a essência de “ONE PIECE”.

KIN: Se vocês pudessem escolher um filme para colaborar com a trilha sonora, qual seria? 

SHUKI: Eu adoraria trabalhar em um filme da franquia “Batman”.

KIN: Nos últimos anos, muitos nomes surgiram na cena J-Rock. Tem algum artista que se destaca ou que vocês são fãs?

KENJI: Nós já estivemos em vários shows do ONE OK ROCK. Como são uma banda da mesma geração que a nossa, eles são uma ótima fonte de inspiração. 

KIN: Por último, podem deixar uma mensagem para os fãs brasileiros?

YU: Amo vocês! 

por Leticia Gonçalves
Imagem: Assessoria/Qin Chang
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Leticia Gonçalves

    Paulistana que sempre quis ser jornalista. Apaixonada por flores, chás, livros e bater papo.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido