Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sociedade

Imigração para a Coreia do Sul aumenta 50% devido ao fluxo de trabalhadores agrícolas e à onda coreana

De acordo com relatório anual “International Migration Outlook” da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgado na semana passada, a Coreia do Sul viu um aumento de 50,9% na imigração, principalmente devido ao influxo de trabalhadores estrangeiros no setor agrário e à popularidade da cultura coreana.

Segundo a OCDE, a imigração permanente para a Coreia do Sul aumentou 50,9%, de 58.000 em 2022 para cerca de 87.000 em 2023. Esse aumento colocou o país em segundo lugar, atrás da Grã-Bretanha, entre 38 países que fazem parte da Organização. A Coreia do Sul relata o número de estrangeiros que permaneceram no país por mais de 90 dias para a OCDE.

O “International Migration Outlook” deste ano diz que cerca de 6,5 milhões de pessoas imigraram permanentemente para países da OCDE, estabelecendo “um novo recorde histórico”. O relatório também observou que o número de migrantes temporários e requerentes de asilo “disparou”, com os últimos chegando a 2,7 milhões de pessoas.

O relatório diz que o fluxo de trabalhadores sazonais aumentou 5% em 2023, com “aumentos significativos nos Estados Unidos e na Coreia do Sul”. A imigração de trabalhadores sazonais aumentou 212% na Coreia, em comparação com um aumento de 6% nos Estados Unidos no ano anterior.

Na Coreia do Sul, o número de trabalhadores estrangeiros permitidos por empresa aumentou de nove para 12, e o requisito de emprego, que antes exigia trabalhar por pelo menos um mês, foi relaxado para uma semana.

A popularidade generalizada da Onda Coreana, ou Hallyu, nos setores culturais e artísticos também teve um impacto. O Ministério da Justiça atribui o aumento no número de estudantes e estagiários internacionais na Coreia ao perfil crescente do país. O número de estudantes estrangeiros mais que dobrou na última década, aumentando de cerca de 86.000 em 2013 para cerca de 182.000 em 2023.

A partir deste ano, o governo se propôs a aumentar o número de autorizações sob o Sistema de Autorização de Emprego, ou visto E-9, para 165.000, com um adicional de 45.000 em comparação ao ano passado.

Fonte: (1)
Imagem: Aclipse.net
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

revistakoreain

O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido