O Korean Beauty Standard (KBS), ou padrão de beleza coreano, é um conjunto de características físicas idealizadas pelos sul-coreanos para conquistar uma aparência mais delicada e “pura” — dois valores enraizados na cultura estética da Coreia do Sul. Pele pálida, rostos pequenos e corpos extremamente magros são apenas alguns dos traços idealizados que, muitas vezes, se distanciam da diversidade real dos corpos e rostos sul-coreanos.
Não por acaso, a Coreia do Sul é hoje um dos países com o maior número de cirurgias plásticas no mundo, responsável por cerca de um quarto de todos os procedimentos feitos no mundo todo. Mas, afinal, quais são esses traços tão desejados? Descubra a seguir os principais pontos do KBS.
O que é o KBS?

KBS é a sigla para Korean Beauty Standard — em português, padrão de beleza coreano. A palavra se refere à aparência ideal segundo a cultura sul-coreana, como pele pálida, rosto pequeno, olhos grandes e corpo magro. A seguir, você confere alguns dos principais padrões de beleza coreanos.
Quais são os principais KBS?
Pele pálida
O chamado “whitewashing” não é novidade para quem acompanha o K-pop e vê idols usarem no rosto base dois tons mais claros do que sua pele. A pele pálida é uma das principais características do KBS, e costuma ser conquistada por meio de produtos clareadores (muito populares na Coreia do Sul) ou procedimentos estéticos com laser, injeções ou peeling.

Queixo em “V”
Outro padrão de beleza coreano é ter o queixo em formato de “V”. Esta característica deixa o rosto mais simétrico e fino, com os traços suaves que os coreanos acham tão bonito. Por isso, muitas pessoas fazem cirurgia para raspar o “excesso” do osso da mandíbula e deixar o queixo levemente pontudo, seguindo a forma da letra V.

Nariz fino e arrebitado
O padrão de beleza coreano não aceita narizes largos ou achatados — apesar de serem bastante comuns em rostos sul-coreanos. O ideal é ter um nariz arrebitado e de ponte fina, com um aspecto delicado.
Teoriza-se que este ponto do KBS, em específico, tenha sido importado do ideal de beleza europeu — afinal, pessoas brancas costumam ter narizes menores. Não à toa, rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais populares na Coreia do Sul.

Corpo leve e magro
A sociedade sul-coreana ainda é bastante gordofóbica, então corpos leves e magros também são favorecidos pelo KBS. O ideal para as mulheres é ter uma cintura bastante fina, ombros estreitos e evitar ganhar definição muscular.
Vale apontar, ainda, que a cultura da Coreia do Sul valoriza a disciplina e o esforço, de forma que alcançar um corpo magro pode ser visto como sinal de autocontrole. Assim, é naturalizado no país fazer dietas até mesmo arriscadas para diminuir o percentual de gordura do corpo e alcançar uma silhueta mais esguia.
Sobrancelhas retas
Enquanto no Brasil é comum sobrancelhas espessas e arqueadas, na Coreia do Sul, o padrão de beleza dita sobrancelhas retas, feito uma linha. A ideia é ganhar um ar mais juvenil e inocente.
Este tipo de sobrancelha também combina bem com o estilo de maquiagem usado pelas sul-coreanas, que favorece tons neutros e uma aparência mais natural e de “pouco esforço”.

Rosto pequeno
Ter o rosto pequeno é algo para se gabar na Coreia do Sul. Esta é, talvez, a principal característica do KBS, atrás apenas da pele pálida. O rosto pequeno costuma acompanhar maçãs do rosto delicadas e uma testa não muito larga, além de ter uma proporção pequena em relação ao corpo. É por isso que, às vezes, artistas brincam de medir o rosto com uma régua (ou até mesmo CDs!) em programas de variedades.

Imagens: Shutterstock, ABC News/Jarrod Fankhauser, deliciae (tumblr), Only fox VIXX N, MSteam Entertainment, Namu Wiki, J.ESTINA, JTBC
Não retirar sem os devidos créditos.