Quem é fã de K-dramas e programas de variedade provavelmente já ouviu falar do kimbap. O prato é conhecido por sua praticidade, então é comum vê-lo em lojas de conveniência, piqueniques e até mesmo jantares. Ele pode ser moldado em forma de rolinho ou até mesmo triângulo, conhecido como samgapkimbap, entre outros formatos e recheios.
A base da receita é simples: arroz cozido (bap) e alga (kim). Além disso, outro ponto forte do kimbap é a versatilidade, já que ele pode ser recheado de acordo com a preferência de cada um, com legumes, carnes e muito mais.
Veja como preparar!
Ingredientes
– 4 copos (de 200mL) de arroz;
– 1 cenoura;
– 1 pepino japonês;
– 1 pacote de conserva de nabo amarelo;
– 1 pacote de kani (carne de caranguejo);
– 1 broto de bambu;
– 5 ovos;
– Sal;
– Shoyu;
– Açúcar;
– Glicose;
– Óleo de gergelim torrado;
– 1 pacote de folha de alga (nori);
– Esteira para enrolar sushi.
Lembre-se: o recheio do kimbap pode ser personalizado de acordo com seu gosto, por exemplo, existem versões vegetarianas ou recheadas com atum.
Como preparar o kimbap
Cozinhe o arroz somente com água. Coloque-o em um recipiente e acrescente um pouco de sal e dois fios de óleo de gergelim. Misture-os e espere esfriar.
Corte as cascas do pepino e as cenouras em tiras médias na diagonal e separe em um recipiente. Acrescente sal e aguarde cerca de 10 minutos. Você perceberá que ele soltará água, então esprema-o com a mão ou com o espremedor de batata. Depois, em uma panela, refogue tudo com um fio de óleo e reserve.
Corte o nabo em tiras (no mesmo comprimento da folha de alga).
Corte a raiz de bambu em pequenas tiras e cozinhe-a com um pouco de água (aproximadamente 2/3 de água para a quantidade de broto). Quando o bambu estiver “macio”, acrescente 1 colher (de sopa) de açúcar, ½ colher (de sopa) de glicose e 2/3 de shoyu para a quantidade de bambu. Misture até começar a secar. Reserve.
Em uma panela, acrescente pouco óleo e sal e frite o ovo. Corte-o em tiras e separe em um recipiente.
Estenda a esteira de forma que o lado maior fique próximo a você. Coloque 1 folha de alga sobre a esteira com o lado brilhante para baixo. Na parte de cima da folha, espalhe cerca de 3 cm de camada de arroz. Essa parte servirá como “cola” para enrolar o kimbap.
Na parte de baixo, espalhe o arroz no restante da alga, porém não juntando com a parte de cima. Deixe cerca de 4 cm de diferença entre o arroz da parte de cima e o da parte de baixo. Na parte de baixo, coloque um pouco de cada ingrediente: ovo, pepino, cenoura, kani, bambu, nabo e tempurá. Um em cima do outro, sem ordem particular.
Para enrolar, levante a esteira do lado dos ingredientes com os dedões e com os outros dedos segure os ingredientes para que eles não saiam da posição que você os colocou. Comece a enrolar de forma que ele não solte quando for cortá-lo em rodelas.
Depois, basta molhar um pouco a faca para garantir um corte preciso. Fatie o kimbap em rodelas e sirva em seguida.
Imagem: The Spruce Eats
Não retirar sem os devidos créditos.