Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Cultura Esporte K-pop

Esportes e K-pop? Público prova que os dois têm tudo a ver

Você pode até não gostar muito de esportes, mas o seu grupo de K-pop preferido veste a camisa (literalmente). Atualmente, o K-pop e o mundo dos esportes colidiram, com blusas de times e ligas esportivas, participações em eventos esportivos, entre outros — e essa fusão tem mostrado ser mais do que uma estratégia de marketing passageira, se consolidando como uma transformação no consumo do entretenimento. 

A combinação tem transformado estádios em palcos multiculturais e impulsionado o engajamento de novas gerações de torcedores. Além de estimular um espetáculo visual para os fãs, criando momentos “instagramaveis” e atraindo públicos que provavelmente não se interessariam pelo esporte comumente.

Com isso, diversas parcerias estratégicas entre times e artistas surgiram, como o Tottenham Hotspur e o Stray Kids, que formaram a primeira união oficial entre um clube da Premier League e um grupo de K-pop. A colaboração culminou com o lançamento de uma camisa de edição limitada, vendida por £250 (aproximadamente R$1.950), além de ter consagrado o Stray Kids como o primeiro grupo coreano a realizar shows solo no estádio do Tottenham.

Mas esta estratégia não se limita ao futebol inglês. Em outubro de 2025, o time estadunidense, Los Angeles FC (LAFC), que conta com a participação do jogador sul-coreano, Son Heung-min, fechou parceria com a HYBE Corporation para patrocinar o primeiro jogo em casa dos playoffs da MLS (sistema eliminatório da principal liga de futebol profissional masculino entre clubes dos Estados Unidos). O evento, no Estádio BMO, incluiu show de luzes com músicas de artistas da empresa e a celebração da culinária coreana. 


Embaixadores oficiais

Com o intuito de expandir o alcance global, além das parcerias, as ligas esportivas têm nomeado artistas de K-pop como embaixadores oficiais. Suga, do BTS, se tornou embaixador da NBA (National Basketball Association) em 2023, contribuindo criativamente para a coleção cápsula exclusiva da Mitchell & Ness, incluindo produtos dos Chicago Bulls, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers.

No entanto, a NBA não parou por aí. Como parte de um projeto chamado “Friends of the NBA”, a liga fez parceria com grupos como ENHYPEN e LE SSERAFIM. Essas colaborações envolvem participação em jogos, criação de conteúdo exclusivo nas redes sociais e atividades promocionais que visam conectar fãs de basquete e K-pop na Ásia e em todo o mundo.​

No futebol, o grupo TWS, da Pledis Entertainment, foi nomeado embaixador oficial da Associação Coreana de Futebol (KFA) em 2025, visando especialmente promover o futebol e a cultura coreana globalmente antes da Copa do Mundo da FIFA de 2026. O grupo realizou uma apresentação especial no intervalo do amistoso entre Brasil e Coreia do Sul, que aconteceu em outubro de 2025. 


A tendência “blokecore” e a moda esportiva

A tendência “blokecore“, que combina uniformes esportivos (especialmente do futebol) com elementos de streetwear, ganhou força através do K-pop. Um dos momentos mais virais ocorreu quando Jennie, do BLACKPINK, vestiu uma camisa do Manchester United no videoclipe “Pink Venom”, fazendo com que a camisa esgotasse rapidamente após o lançamento do vídeo. Nas redes sociais, muitos torcedores do United creditaram o desempenho positivo da equipe ao “efeito Jennie”.​

Em junho de 2023, o grupo feminino NewJeans protagonizou campanhas da Nike Football e vestiu uniformes de diversas seleções, apresentando uma estética Y2K (moda do final dos anos 1990 e início dos 2000) e streetwear. No mesmo ano, o FC Barcelona fechou parceria com o LE SSERAFIM através do Spotify, vestindo o grupo com camisetas do clube catalão. O grupo ITZY também vestiu a camisa do clube espanhol em uma parceria com o Spotify para a turnê “Barça On Tour: Korea 2025”, que envolve playlists temáticas.

Até mesmo a camisa vintage do Guarani, time brasileiro da cidade de Campinas, interior do estado de São Paulo, virou objeto de desejo na Coreia do Sul após ser usada por idols como Gaeul, do IVE, e Rio, do NiziU, e até mesmo a solista IU usou uma blusa de inverno azul com o escudo do Guarani.​ Após viralizar, o time brasileiro apostou em uma nova de linha de camisas edição limitada com referências ao K-pop.

Colaborações como essas buscam uma troca de audiência, mostrando que o esporte e a música, quando atuam juntos, desenvolvem o poder de maximizar uma experiência inesquecível para os fãs, transcendendo fronteiras e idiomas.

Fonte: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8)
Imagens: Stray Kids via X, ENHYPEN via Instagram, NBA, Spotify, Nike
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • Raquel Athaide

    Sou jornalista apaixonada por escrever sobre gastronomia, turismo, música e cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido