O AHOF (All-Time Hall Of Famer, cuja tradução literal é “indivíduo/figura do Hall da Fama de todos os tempos”) é um grupo sul-coreano formado através do programa de sobrevivência Universe League, exibido pela SBS entre novembro de 2024 e janeiro de 2025.
O nome do grupo também pode ser traduzido como “nove” (a partir do Hangul, o alfabeto coreano), o que representa os nove integrantes do AHOF, sendo eles: JL, Steven, Zhang Shuai Bo, Park Ju Won, Seo Jeong Woo, Chih En, Daisuke, Cha Woong Ki e Park Han. Cada membro traz um perfil multicultural (coreanos, um taiwanês, um japonês etc.) e diversos talentos (vocais, rap, dança), ajudando o grupo no cenário mundial.
O primeiro mini álbum do grupo, chamado Who We Are, lançado em 1º de julho de 2025, rendeu recordes para os rookies do ano, com vendas de mais de 300 mil cópias apenas na primeira semana.
No dia 4 de novembro de 2025, o grupo fez o lançamento do segundo mini álbum, The Passage, que, em contraste com o primeiro mini álbum, que cantou sobre uma identidade ainda incompleta, traz uma história mais genuína e coletiva, com faixas que refletem a transição da juventude e união como um grupo.
A KoreaIN conversou com o grupo para saber um pouco mais sobre as expectativas para o novo mini álbum. Os integrantes compartilharam um pouco sobre a união e felicidade no processo de produção, além de reforçarem a identidade coletiva, como AHOF. Confira a entrevista na íntegra a seguir.
KoreaIN: Olá, pessoal! Bem-vindos à KoreaIN! Primeiramente, gostaríamos de parabenizar vocês pelo debut e saber como vocês estão.
Woongki: Temos praticado bastante todos os dias para nos preparar para o nosso comeback! Eu realmente sinto que nosso trabalho em equipe melhorou muito em comparação com os dias de estreia.
KoreaIN: O novo mini álbum “The Passage” parece carregar um significado mais profundo do que o primeiro EP. Como foi esse processo de evolução artística e emocional em tão pouco tempo?
Juwon: Acho que minhas habilidades de rap e dança melhoraram muito! E passei a amar ainda mais nossos fãs!! Penso no FOHA todos os dias e sinto saudades o tempo todo.
KoreaIN: No primeiro EP, “Who We Are”, vocês mostraram o início dessa jornada musical. O que mudou, musical ou conceitualmente, em “The Passage”?
Steven: Paramos de nos apresentar e começamos a nos expressar. Esta é a diferença.
KoreaIN: Ao longo do novo mini álbum é possível sentir o espírito da juventude, como na faixa “Run at 1.5x Speed”. Como essa fase da juventude influencia a música de vocês e a mensagem que querem transmitir aos fãs?
Jeong Woo: Acho que só o fato de viver essa juventude já tem algum tipo de influência, mas, sinceramente, não sei exatamente qual impacto isso causa. Talvez, com o tempo, chegue um momento em que eu perceba!
Han: Acho que isso me ajuda a me expressar melhor no palco e me dá a oportunidade de crescer e melhorar junto com o grupo.
KoreaIN: Poucos dias após a estreia vocês alcançaram a “Triple Crown” em três programas de música diferentes. Qual foi a sensação deste feito notável?
Shuaibo: Foi muito empolgante e surpreendente, mas, ao mesmo tempo, eu não conseguia acreditar!
Daisuke: Fiquei muito feliz porque o resultado foi ainda melhor do que eu esperava, e quero agradecer aos nossos fãs.
KoreaIN: Vocês provaram o poder de rookies ao esgotarem os ingressos do primeiro fan concert solo nas Filipinas. Como foi essa experiência e o que vocês sentiram ao ver esse apoio internacional tão rápido?
JL: Parecia um sonho. Ainda não consigo acreditar que conseguimos receber tanto apoio e amor das pessoas, e isso realmente nos motiva a fazer ainda melhor nas próximas atividades.
KoreaIN: Vocês parecem ter criado um vínculo muito forte, perceptível tanto nos vídeos quanto nas músicas, e viver essa jornada lado a lado contribui muito para isso. Quais metas ou sonhos vocês têm como grupo nos próximos anos?
Steven: Sonho com grandes palcos, prêmios e, claro, turnês mundiais. Mas, mais do que isso, quero que continuemos rindo juntos no final de tudo. Se o calor entre nós nunca desaparecer, qualquer meta alcançada terá significado.
Jeongwoo: Quero conquistar coisas incríveis, como ser embaixador de marca ou conseguir um All Kill nas paradas musicais!
Woongki: Quero encontrar o FOHA de todo o mundo em uma turnê mundial.
Shuaibo: Espero que possamos fazer mais pessoas nos conhecerem e que ainda mais gente nos reconheça!
Han: Quero fazer uma turnê mundial.
JL: Queremos muito ganhar o máximo de prêmios possível — e, claro, ter parcerias com marcas seria ótimo também. Mas, acima de tudo, queremos fazer tudo com felicidade e manter a saúde física e mental.
Juwon: Quero continuar feliz e saudável como agora, e alcançar todos os objetivos de carreira que puder como membro do AHOF!
Daisuke: Quero ser reconhecido mundialmente e amado por muitos fãs.
KoreaIN: Se pudessem definir em uma frase o que significa ser AHOF, o que diriam?
Steven: AHOF é a prova de que nove caminhos diferentes podem levar a um mesmo sonho.
Jeongwoo: O melhor grupo do universo.
Woongki: “All-time Hall Of Famer”! Acho que o próprio significado do nome do nosso grupo define perfeitamente o que é o AHOF.
Shuaibo: Nove estrelas que brilham juntas intensamente.
Han: Nove cores.
JL: Destino!
Juwon: Um grupo que transmite sinceridade por meio da música.
Daisuke: Um grupo global em crescimento.
KoreaIN: Muito obrigado pela entrevista! Ficamos gratas por conversar com vocês. Por último, poderiam deixar uma mensagem para os fãs brasileiros que estão lendo esta entrevista?
Steven: Às vezes, ainda não consigo acreditar que há pessoas no Brasil dizendo o nosso nome. Ainda não nos encontramos pessoalmente, mas a energia de vocês já chegou até nós. Quero sentir essa paixão ao vivo no palco algum dia. Por favor, esperem por nós, pois iremos até vocês!
Imagem: F&F Entertainment
Não retirar sem os devidos créditos.