Quem nunca ficou impactado com algum viral de idol de K-pop ou artista de K-Hip-hop se apresentando debaixo de jatos d’água com a camisa molhada? Esta é uma das cenas inusitadas que o Waterbomb gera todos os anos. Lançado em 2015 em Seul, o festival de música acontece no verão, entre os meses de julho e agosto, com line-ups que misturam K-pop, Hip-hop e EDM em meio a uma grande batalha de água.
O dress code é roupa de banho ou tecidos do tipo “dry fit”, porque todo mundo sai do Waterbomb encharcado. Uma das características únicas do festival é a divisão do público em times. Ao comprar o ingresso do festival, você escolhe a equipe que quer fazer parte no dia (geralmente identificadas por cores, como time azul vs. rosa, ou laranja vs. roxo).
Os artistas também são divididos nessas equipes, e ao longo do dia ocorre uma batalha de água entre os times, com um vencedor anunciado no final. O festival fornece pistolas de água para todo mundo participar da disputa, e canhões de água gigantes são disparados para molhar os artistas e até mesmo o público.
Além da guerra de água, o Waterbomb também apresenta algumas atrações similares a outros festivais de música, como stands com brindes, espaços instagramáveis, “concept lounges” para descansar e mais. Também há praças de alimentação com barraquinhas e amenidades, como vestiários, para trocar a roupa molhada, e lockers para guardar pertences.
Embora tenha começado em Seul, o Waterbomb não é um evento de local fixo. Ele funciona como uma turnê de verão e passa por várias cidades da Coreia do Sul ao longo da temporada, como Busan, Daegu e Incheon.
O sucesso foi tamanho que o festival expandiu internacionalmente, com edições recentes em locais como Japão, Singapura, Hong Kong, Bali e até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Imagens: Waterbomb Festival/divulgação
Não retirar sem os devidos créditos