O líder norte coreano, Kim Jong Un, fez a sua primeira aparição pública após ficar 20 dias distante dos olhares da imprensa de seu país. Ele retornou às suas atividades como líder do país no dia 1 de maio, no horário local, para inauguração de uma fábrica de fertilizantes em Sunchon, cidade ao norte da capital Pyongyang.
Kim Jong arrives at the Sunchon fertilizer factory on May Day for a a ribbon cutting event.
— NK NEWS (@nknewsorg) May 2, 2020
Photos did not show any notable signs that he might be in bad health, but they did show him standing in front of a golf cart (see article on why it's relevant): https://t.co/fwiD0C4RAj pic.twitter.com/pn5pqEs8ia
VEJA TAMBÉM: Dossiê – Tudo o que foi falado sobre o afastamento do ditador Kim Jong-un
O retorno desfez os rumores da mídia ocidental, dizendo que ele estaria morto ou passando por gravíssimos problemas de saúde. O caso era especulado desde a sua ausência nas comemorações do aniversário de seu avô em 15 de abril.
Segundo a agência de notícias estatal, Kim Jong Un, fez seu retorno público, acompanhado pelo vice-presidente do partido comunista Pak Pong-Ju, pelo premier Ryong Rae e por sua irmã Kim Yo-jong – que chegou a ser apontada por diversos veículos como a possível sucessora de Kim. Além deles, uma parte da população da cidade de Sunchon esteve presente na cerimônia de abertura da fábrica.
Apesar da grande repercussão de seu afastamento público no mês passado, essa não é a primeira vez em que o mundo fica sem informações sobre o líder norte coreano por algumas semanas. No final de janeiro deste ano, Kim, passou três semanas longe da imprensa estatal, no período entre 25 de janeiro e 16 de fevereiro.
Por Camila Reis
Fonte: Yonhap + NK News
Não retirar sem os devidos créditos.