Um relatório divulgado pela operadora LG Uplus nesta sexta (04) revelou, sem surpresas, que as localidades onde foram gravadas cenas de k-dramas famosos estão virando atrações turísticas na Coreia do Sul. Dentre as 80 atrações visitadas por 1.6 milhões de estrangeiros no ano passado, 57.6% foram usadas como cenário em produções da Netflix e de outras emissoras.
Um deles foi o Milal Fine Art Museum. Localizado em Gangnam, ele atraiu 195% mais turistas em 2021 comparado ao ano anterior. O museu foi um dos cenários de Goblin, seriado que foi sucesso entre 2016 e 2017.
Já o restaurante C156 Underground, que aparece em Hotel Del Luna e My ID is Gangnam Beauty, teve um aumento de 178% no número de visitantes estrangeiros. O restaurante fica em Gwangjin dentro do H Avenue Hotel, cujas diárias custam mais de R$250.
O próximo ponto é um pouco mais curioso. Imagine estar andando pela rua e, de repente, ouvir uma sirene de alerta e uma cancela baixar na sua frente? Segundos depois, um trem passa na rua entre veículos e pedestres. Sim, isso existe e fica em Yongsan. O chamado cruzamento Baekbin ficou famoso por servir de plano de fundo para cenas de My Mister e My First, First Love, ambos disponibilizados na Netflix.
Mas não são apenas as atrações em Seul que estão atraindo mais visitantes. Aqueles que tiverem oportunidade de permanecer no país por mais tempo poderão conhecer outras localidades famosas e distantes da capital. As muralhas do castelo na vila de Dasan-dong e os restaurantes que servem o tradicional churrasco coreano na linha Gyeongui, que liga Seul à cidade de Paju, também são dignas de visitas. Ao retornar pra capital, você ainda pode visitar o bairro de Haebangchon para finalizar o passeio. Estas localidades estiveram em k-dramas como Nevertheless, When the Camellia Blooms, Beauty Inside, Hospital Playlist e Itaewon Class.
Desde 2021, a LG Uplus colhe dados dos turismos interno (feito entre os habitantes do local) e externo (feito por estrangeiros) para agências como a Korea Culture Information Service Agency, K-DATA e Korea Data Exchange. Um porta-voz da operadora declarou: “Parece que os turistas estrangeiros estão interessados em experimentar a cultura tradicional coreana enquanto aqueles que vivem na Coreia aproveitam a recente onda da explosão dos k-dramas“.
Fonte: (1)
Imagens: SBS, culture.go.kr, H Avenue Hotel, I Seoul U
Não retirar sem os devidos créditos.