Um relatório divulgado pela operadora LG Uplus nesta sexta (04) revelou, sem surpresas, que as localidades onde foram gravadas cenas de k-dramas famosos estão virando atrações turísticas na Coreia do Sul. Dentre as 80 atrações visitadas por 1.6 milhões de estrangeiros no ano passado, 57.6% foram usadas como cenário em produções da Netflix e de outras emissoras.
Um deles foi o Milal Fine Art Museum. Localizado em Gangnam, ele atraiu 195% mais turistas em 2021 comparado ao ano anterior. O museu foi um dos cenários de Goblin, seriado que foi sucesso entre 2016 e 2017.

Créditos: culture.go.kr
Já o restaurante C156 Underground, que aparece em Hotel Del Luna e My ID is Gangnam Beauty, teve um aumento de 178% no número de visitantes estrangeiros. O restaurante fica em Gwangjin dentro do H Avenue Hotel, cujas diárias custam mais de R$250.

Créditos: H Avenue Hotel
O próximo ponto é um pouco mais curioso. Imagine estar andando pela rua e, de repente, ouvir uma sirene de alerta e uma cancela baixar na sua frente? Segundos depois, um trem passa na rua entre veículos e pedestres. Sim, isso existe e fica em Yongsan. O chamado cruzamento Baekbin ficou famoso por servir de plano de fundo para cenas de My Mister e My First, First Love, ambos disponibilizados na Netflix.

Créditos: I Seoul U no Instagram
Mas não são apenas as atrações em Seul que estão atraindo mais visitantes. Aqueles que tiverem oportunidade de permanecer no país por mais tempo poderão conhecer outras localidades famosas e distantes da capital. As muralhas do castelo na vila de Dasan-dong e os restaurantes que servem o tradicional churrasco coreano na linha Gyeongui, que liga Seul à cidade de Paju, também são dignas de visitas. Ao retornar pra capital, você ainda pode visitar o bairro de Haebangchon para finalizar o passeio. Estas localidades estiveram em k-dramas como Nevertheless, When the Camellia Blooms, Beauty Inside, Hospital Playlist e Itaewon Class.
Desde 2021, a LG Uplus colhe dados dos turismos interno (feito entre os habitantes do local) e externo (feito por estrangeiros) para agências como a Korea Culture Information Service Agency, K-DATA e Korea Data Exchange. Um porta-voz da operadora declarou: “Parece que os turistas estrangeiros estão interessados em experimentar a cultura tradicional coreana enquanto aqueles que vivem na Coreia aproveitam a recente onda da explosão dos k-dramas“.
Fonte: (1)
Imagens: SBS, culture.go.kr, H Avenue Hotel, I Seoul U
Não retirar sem os devidos créditos.