Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Sem categoria

Entenda o MV de “One of These Nights”, o comeback de Red Velvet

Na quarta-feira, 16 de março, o grupo feminino “Red Velvet” marcou o seu comeback com um single mais melancólico, “One of These Nights”, que faz parte do segundo EP ‘The Velvet’. Muito diferente de ‘The Red’ que mostra o lado mais divertido e dançante das meninas.
 
Confira aqui o novo MV:
 
 
A princípio, os teasers lançados no Instagram da SM Entertaiment, mostravam um conceito com o tema de conto de fadas. Nas imagens, Joy aparece com um vestido amarelo representando a Tinkerbell, a fada de ‘Peter Pan’; Seulgi como a Bela em ‘A Bela e a Fera’; Wendy ruiva como Ariel de ‘A pequena sereia’; Yeri com o loiro ondulado de ‘Rapunzel’ e Irene com a pele de porcelana e lábios vermelhos de ‘A Branca de Neve’. 
 
 
Não demorou muito para que os fãs fizessem a própria teoria sobre o rumo que  o MV tomou. Postado pelo blog  freyr25, acredita-se que o vídeo se refere ao naufrágio da balsa “Sewol”, que ocorreu em Abril de 2014.  O navio transportava 459 pessoas, entre elas 325 alunos e 15 professores da Escola Secundária Danwon em Ansan. Até Maio de 2014, as autoridades sul-coreanas confirmaram 72 passageiros desaparecidos e 226 mortos.
Uma das primeiras provas que levaram à teoria são os barcos de papel que já são apresentados no teaser. O mesmo fora usado como símbolo de luto após o acidente.
 
 
Na capa do álbum, Yeri é a única com o efeito borrado por ser a mais jovem, 18 anos, o que seria quase mesma idade da maioria das vítimas do naufrágio.
 
 
No início do MV, as garotas estão se arrumando para fazer uma viagem, supostamente seria a idade para brilhar e fazer o melhor em suas vidas, por isso a maquiagem. Atrás de Yeri é possível ver uma borboleta amarela, que simboliza esperança e também era a cor da fita em homenagem às vítimas do Ferry Sewol. Entretanto, todas elas estavam com expressões sombrias dando a ideia de que já sabiam da tragédia que iria acontecer. O set em que Wendy aparece é o corredor de um navio, especialmente pelas luzes usadas e o sinal de “Proibido Fumar”.
 
 
Ainda na cena do corredor, é possível ver o pôster “AIS 15-16”, que é o sistema para identificação automático de navios. Após o acidente Sewol, houveram rumores dizendo que o AIS não estava funcionando nos dias 15 e 16 (o dia do acidente).
 
 
Seulgi espia no buraco da fechadura e descobre o que realmente está acontecendo. Na foto é a única a olhar para câmera, mostrando que descobriu a verdade e ao tentar sair é bloqueada pela água, simbolizando os estudantes que poderiam ter sido salvos.
 
 
Irene se mostra a mais serena entre todos. Ela parece não saber o que está acontecendo, representando os estudantes que foram ditos para ficarem parados durante o naufrágio. Joy, representando os sobreviventes, olha para Irene através da janela. Em uma das imagens Irene aparece tampando os olhos como se estivesse fugindo da realidade.
 
 
Na cena seguinte Joy aparece escapando pela janela com um vestido amarelo, ainda representando a cor da fita do Naufrágio de Sewol. Seulgi, que já sabe a verdade, abre a janela para Wendy, mas já é tarde demais, pois Wendy já está encharcada.
 
 
Yeri está dormindo no barco que está prestes a afundar. Seguido pela imagem de todas juntas e a luz se apagando somente com Joy, a única que sobrevive. A letra de fundo com ‘Let’s meet again’ (vamos nos encontrar novamente, tradução livre).
 
 
 
Seulgi não consegue escapar do navio. Ao abrir a porta em sua frente se depara com o céu, onde as meninas do grupo a aguardam vestidas de branco. Com exceção de Joy.
 
 
 Durante o naufrágio, a última coisa que os tripulantes fizeram para tentar se salvar foi se proteger sob as mesas. Wendy está trancada no quarto e não consegue escapar, então ela entra embaixo da mesa. A cena das velas representa a esperança, respeito e a fantasia de que as cinco integrantes ficassem juntas.
 
 
 
Finalmente Yeri acorda, mas já é tarde demais e acaba afundando no mar. A água invade a janela do navio derrubando Irene, que cai em um quarto todo azul, onde indica que o navio já fora inundado e móveis estão flutuando. Nota-se que o chão em preto está inclinado, mostrando que a balsa afunda. Joy, a única sobrevivente, usa preto como um símbolo de luto.

 
 
Na cena em que Seulgi está no corredor, têm um sino de emergência e uma porta sem maçaneta indicando que era impossível ser aberto por dentro. Uma luz restante simboliza a esperança para os estudantes que ainda possam estar presos.
 
 
No final do MV mostra-se um mar negro. A teoria acredita que a Lua atrás da nuvem significa o calendário lunar, que poderia se conectar com a Lua da data do naufrágio. O que provavelmente fez com que a SM Entertaiment prorroga-se o comeback do ‘Red Velvet’.
 
 
Aparentemente, a teoria tem certo suporte da SM Entertainment após o grupo f(x) ter lançado a música ‘Red Light’, que se referia a mesma tragédia e foi oficialmente confirmada por eles.
 
 
O que você acha? Muito exagero ou faz sentido? Nos conte aqui nos comentários!
 
Lembramos que são teorias encontradas na internet, em fóruns internacionais, twitter e comunidades.
 
 
Por Giovanna Akioka
Imagens: SM Entertaiment
Não retirar sem os devidos créditos. 

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido