Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

K-pop

[#EyesOnYou] Tiny-G: a carreira das pequenas gigantes e o debut de Mint, sua ex-integrante

          No último dia 14, a ex-integrante tailandesa do Tiny-G, Mint (agora com o nome de Mintty), debutou como cantora solo na sua nova gravadora, JSL Company. Depois de 3 anos como rapper e dançarina de uma girlgroup, ela saiu do grupo para investir em sua carreira solo, tentando se manter no mercado disputado do k-pop enquanto o futuro de Tiny-G está instável. No clipe para “Already Go Lady”, a garota de 21 anos que era conhecida por seu rap e sua dança estilo hip hop mostra um lado mais charmoso e até sexy que não era comum quando estava no grupo. Assista ao vídeo:
Already Go Lady
          Apesar de esse ser apenas o começo de sua carreira solo, a mudança de empresa até agora é proveitosa para a cantora. Mesmo que a GNG Production, responsável pelo Tiny-G, negue o disband do grupo como a imprensa coreana anunciou, elas ainda assim estão oficialmente em um “hiatos indefinido”, o que quer dizer que não haverá um comeback tão cedo das meninas. Além disso, ela é uma cantora tailandesa tentando fazer sucesso como uma idol na Coreia, o que por si só já dificulta sua tentativa de se destacar entre cantoras e rappers já estabilizadas. No início do mês a JSL Company fez uma nova parceria com a RERUN Music, uma agência tailandesa, o que pode significar uma tentativa da empresa de levar Mintty para promover nos dois países.

 A História do Grupo

          Tiny-G como grupo tinha um grande potencial no mercado da música, por já ter se destacado antes mesmo do debut, o que é essencial em uma época com o surgimento de tantos grupos. Em abril de 2012, elas apareceram no Show Champion, da MBC, onde introduziram as integrantes, MyeongJi, Mint, J.Min e Dohee, e se apresentaram com a música “Polaris”, feita pela atriz Lee Si-young e pelo Jay Park para as meninas através do programa “Music & Lyrics” do mesmo canal. Isso fez com que elas recebessem bastante atenção pela participação. Quando o programa foi ao ar, o termo “Tiny-G” ficou em 1º lugar em várias ferramentas de buscas coreanas.
Polaris
          Em agosto do mesmo ano, elas debutaram com uma música com o mesmo nome do grupo “Tiny-G”, que explicava conceito do grupo: apesar da baixa estatura (a média de altura das quatro é de 1,53m), elas são poderosas como gigantes, por isso o nome “tiny giants” (pequenas gigantes). Não à toa, para isso a música tem uma dança energética e o clipe mostra as meninas em uma partida divertida de basquete contra adversários bem mais altos. O destaque que elas receberam antes rendeu alguns fãs, mas longe do que outros grupos receberam na mesma época. Vale lembrar que elas debutaram no mesmo ano que outros 32 grupos, incluindo BAP, NU’EST, VIXX, EXO, AOA, Crayon Pop e Hello Venus.
Tiny-G do lado de 9muses, e as integrantes MyeongJi e Dohee com Choi Hong Man, de 2,18m
 
Tiny-G
          Em 2013, elas lançaram outros dois singles, “Minimanimo” em janeiro, e “Miss You” em outubro, além da música “Here We Go”, da OST do jogo Dragon Nest 2.0. Nesse ano Dohee também debutou como atriz com sucesso, através da sua participação em “Reply 1994” como Jo Yoon-jin. Em junho de 2014, a rapper e maknae MyeongJi decidiu sair do grupo para se tornar atriz, por ser um sonho seu e já ter tido experiências como atriz quando criança. O trio fez seu comeback no mês seguinte, com “Ice Baby”, uma música com tema de desilusão amorosa, um clipe mais inocente e puro e uma coreografia fofa com travesseiros. Essa última música que o grupo promoveu na Coréia até hoje.
Minimanimo
 
Miss You
 
Ice Baby 
          Em novembro do mesmo ano a empresa anunciou que Dohee iria permanecer no grupo, mas que faria uma pausa das atividades como cantora para se focar na carreira de atriz. Enquanto isso, eles criaram a subunit “Tiny-G M”, formado pela Mint e pela J.Min, para promover na Tailândia também com apoio da RERUN Music, lançando a música “The Only One”, com participação do cantor tailandês Natthew. No clipe, Dohee aparece em algumas cenas, revelando que ela realmente não tinha saído do grupo, uma forma de diminuir os boatos que ela teria se “cansado” de ser cantora depois do sucesso em “Reply 1994”.
The Only One
          O grupo entrou no limbo do k-pop logo depois disso, sem lançar mais nada desde então. A GNG Production fechou seu departamento de música, e a página do Tiny-G no site da GNG foi deletada, permanecendo apenas a página de Dohee como atriz (não há páginas individuais para as outras, nem mesmo para MyeongJi que supostamente ainda estava na empresa). Isso levou muitos a acreditarem no fim do grupo, mas a empresa continuou afirmando que o grupo estava em um hiatus indefinido para as integrantes se concentrarem nas carreiras individuais e que quando quisessem o grupo poderia voltar.

A Carreira de Mintty

          Enquanto o potencial do grupo fica preso a um hiatus, o lançamento de Mintty como cantora solo é a chance da jovem de 1,51m de altura se manter relevante na indústria e tentar conseguir por si própria um sucesso que o grupo nunca conseguiu ter realmente. A tailandesa já tinha se destacado pela sua habilidade na dança muito antes de entrar no Tiny-G. Ela começou a dançar quando tinha 5 anos, e aos 11 foi escolhida para ser uma dançarina de fundo do maior cantor da Tailândia, Thongchai “Bird” McIntyre. Desde então ela esteve na indústria da dança. Em 2009, ela se apresentou em uma competição de dança cover de kpop em um festival coreano na Tailândia, e seu talento chamou a atenção da JYP Entertainment e da GNG Production, escolhendo a GNG para debutar na Coréia.
          Mais recentemente, no ano passado, ela fez participações em duas séries tailandesas, “Plerng Tawan” e “Zeal 5”. Em janeiro desse ano, já na nova empresa, ela teve participação especial no vídeo de paródia do “little PSY” Hwang Min Woo, também da JSL Company, para a música “Daddy”, na qual ela representa o papel de CL no original.
          Já no dia 17 de abril, a Mintty fez sua 1ª transmissão ao vivo pelo aplicativo “V” com várias participações especiais. Estiveram presentes o CEO de sua gravadora e suas amigas do grupo Tahiti, Ji Soo e Ari. Colegas de empresa, os garotos do grupo “Top Secret” também apareceram para aprender os passos de “Already Go Lady” com ela. Durante a transmissão ela foi comparada por fãs com a Lee Hyori, na qual Mintty disse se inspirar como cantora e dançarina.
          Apesar das incertezas do grupo, é positivo pensar que ao menos 2 delas já estão construindo seu caminho próprio, Dohee como atriz e Mintty como solo. De resto, é esperar que J.Min consiga se lançar também como cantora como a GNG Production afirma e, quem sabe, não vemos uma volta de MyeongJi como atriz e um comeback do Tiny-G com J.Min e Dohee? E aí, o que acharam do debut da Mintty? Acharam que foi uma boa ideia sua investida na carreira solo ou preferiam ela no Tiny-G?
Por: Paula Bastos Araripe
Fontes: Soompi, Tiny-G Brasil, RERUN Music, Kmusic
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido