Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entrevistas K-pop

[ArquivoKIN] Revelada entrevista exclusiva com o grupo RaNia, ainda com 6 integrantes


O RaNia desde sempre foi um grupo polêmico. Seu debut em 2011 com ‘Dr. Feel Good’ e um conceito ultra sexy, produzido pelo famoso produtor Teddy Riley, causou alvoroço entre os fãs de K-pop na época. Recentemente, a adição de Alex também chamou atenção, por ser o primeiro girlgroup coreano com uma integrante afro-americana.

Com esse início tão intenso era de se esperar que o RaNia tivesse uma carreira atribulada, a cada comeback mais integrantes iam se despedindo do grupo e infelizmente há pouco tempo tivemos a notícia que Di, T-ae e Xia, as últimas integrantes originais, deixavam o RaNia e a DRMusic, que irá continuar com Alex, Hyeme e Seulji.

RaNia teve uma carreira com músicas memoráveis e ainda muito marcantes. Nessa entrevista OT6, que só pudemos liberar agora, revelamos um pouco mais das ex’s e ainda atuais integrantes do grupo. Desejamos total sucesso à todas!


Assim, se você persiste nos seus sonhos,
você encontrará uma oportunidade!”
– Alex

 


KoreaIN – Em 2012 o grupo esteve no Chile, no Music Bank, o que vocês acharam dos fãs latinos? E como eles se diferenciam do público coreano?

Di – Já tínhamos escutado que as pessoas latino-americanas eram bem calorosas e realmente o público reagiu como pensávamos.
T-ae – Foram muito calorosos. Fiquei impressionada do jeito que cantaram junto conosco quando estávamos no palco.
Xia – Realmente teve a diferença no idioma, mas fiquei surpresa por encontrar fãs que torcem por nós e nos apoiam mais do que imaginavamos.

KIN – Vocês planejam voltar para a América? Quem sabe para… o Brasil?

Di – Claro. Estamos sabendo que no Brasil, principalmente, existem bastante fãs e por isso queremos visitar um dia.
T-ae – Se tiver oportunidade queria ir já. Estou sabendo que tem muitos fãs brasileiros e gostaria de encontrá-los.
Xia – Gosto muito do Brasil. É um dos países que sempre tive vontade de conhecer. Se tiver oportunidade, quero visitar com certeza.

KIN – RaNia normalmente tem conceitos mais sexys e eles estão bem em alta agora, acreditamos que tal conceito combina demais com o calor latino. Vocês desejariam inserir algum elemento assim em suas músicas?

Di – Nós nunca tentamos usar novos gêneros musicais. Mas como existem muitos fãs latino-americanos, queremos no futuro experimentar ritmos latinos.
T-ae – No futuro próximo gostaria de atuar no Brasil após conhecer mais sobre as músicas latinas.
Xia – Se esse ritmo combinar com nosso perfil e nossa música seria ótimo. Fico esperançosa para saber como ficaria ao misturar esse ritmo.

KIN – Dos conceitos já executados pelo grupo, qual o preferido de vocês?

Di – Após nossa estreia, tentamos um conceito sexy exagerado, causando uma impressão mais agressiva. Mas acho que o conceito da música “Demonstrate” é o mais adequado para nós e o que mais combina também.
T-ae – Gosto do conceito da música que trabalhamos recentemente em “Demonstrate”. Gosto da imagem de mulher ousada que estamos usando atualmente.
Xia – Não quero me prender em um só conceito. Quero me desafiar em muitos conceitos.
HyeMe – Gosto da imagem de mulher ousada, femme fatale.

KIN – Há algum planejamento ou desejo por parte das integrantes de atuar em outras áreas, como dramas e musicais?

Di – Se tiver uma oportunidade, gostaríamos de atuar em musicais e novelas. Mas como nós tiramos muitas fotos, gostaríamos muito de trabalhar como modelo de revista.
T-ae – Antes de conseguir sucesso na carreira como cantora, não.
Xia –  Ainda não estou planejando nada além da carreira de cantora.
SeulJi – Acho musical e novela muito atraente. Gostaria de fazer e fazer bem feito.
HyeMe – Sim. Quero tentar tudo que tiver oportunidade.

KIN – No último comeback, vocês tiveram a adição de novos membros, queria saber das novas integrantes como foi a recepção do grupo e como é fazer parte do RaNia?

Di – Não teve nada anormal (na recepção) e nos sentimos muito bem pelo fato dos fãs terem gostado.
T-ae – Entraram membros mais novas e alegres. Com isso o clima entre a gente ficou muito bom. Como unnie (mais velha), ganhei mais responsabilidade e me esforçarei mais.
Xia – A reação foi boa. Elas são bonitas e como acabaram de entrar, são novas, muito animadas e motivadas.
SeulJi – O grupo RaNia é bem singular. Acho que é uma honra estar fazendo parte e atuando como membro do RaNia. Estou muito feliz por isso.
HyeMe – Disseram que nós combinamos bem e obrigada a todos que estão torcendo por nós. Agradeço por poder fazer parte do grupo RaNia!

KIN – A novidade da entrada da Alex foi um grande furor na mídia, ao menos no ocidente. Inclusive, percebemos muito apoio dos fãs brasileiros. A pergunta é para a Alexandra: você acredita que sua participação no RaNia pode ser a porta de entrada para mais membros estrangeiros? O quanto acredita que sua entrada pode significar para o mercado midiático coreano no geral?

Alex O presidente que assinou comigo, o Sr. Yoon é incrivelmente progressivo e pensa antecipadamente. Ele acredita em quebrar as barreiras e empurrar o K-pop através do talento e eu sei que nem todos os executivos pensam como ele. Porém, acredito que o talento verdadeiro e a persistência sempre encontram um caminho. Assim, se você persiste nos seus sonhos, você encontrará uma oportunidade!

KIN – Ainda para a Alex, gostaríamos de saber como está sendo sua adaptação na Coreia em relação à comida, barreiras linguísticas e recepção dos fãs.

Alex – Estar sozinha em um lugar novo é uma oportunidade muito grande para o crescimento pessoal. Eu estou aproveitando o máximo disso. Eu abraço qualquer oportunidade de expandir meus horizontes e sugar todo conhecimento e sabedoria que a vida tem a oferecer. Há uma mágica em aprender um novo idioma, explorar uma culinária diferente e experimentar novas culturas, enquanto trabalho em prol de um sonho de uma vida toda. Eu estou progredindo, crescendo e realmente me tornando uma versão melhorada e mais verdadeira de mim mesma.

KIN – Quais artistas os membros tomam como modelo a seguir dentro da indústria musical?

Di – Particularmente gosto muito de Rihanna e Beyoncé.
Seulji – Na JinYoung unnie (Xia)! Ela tem a voz muito boa, clara e confiante, por isso não se abala no palco, mesmo ao vivo. A Alex também mostra muito profissionalismo e nem preciso dizer da habilidade de compor e fazer rap.
Hyeme – Di, Xia e T-ae. São todas minhas inspirações, pois são muito experientes.


KIN – Nós desejamos grande sucesso ao RaNia, quais seriam os maiores desafios do grupo?

Di – Entrar no palco ao vivo, pois as nossas coreografias são muito explosivas.
T-ae – Muita das nossas músicas são escritas por compositores estrangeiros e por isso é mais complicado que as músicas de outros grupos. Assim como quando se traduz uma música estrangeira para coreano existem expressões que se alteram e portanto causa um certo constrangimento. (risos)
Xia – Não tem nada difícil! Se for escolher um, estamos morando em quatro numa casa que tem um banheiro e as vezes é muito disputado para usá-lo. (risos)
SeulJi – Acho que preciso me encontrar dentro do meu palco. Faz pouco tempo que fiz minha estréia e por isso devo me apressar nessa lição. Me expressar no palco como as unnies fazem acho que é a coisa mais difícil.
Hyeme – Como faz pouco tempo que atuo como idol, ainda não me acostumei em receber tanto amor.

KIN – Ano que vem vocês comemoram 5 anos de debut, o que acha que mais mudou no grupo desde então?

Di – De forma geral, ficamos mais maduras e também entraram novos membros.
T-ae – Querendo ou não, acho que foi a mudança dos membros.
Xia – O clima entre a gente mudou. Acho que é porque eu era umas das mais novas do grupo e agora tenho que me comportar como unnie.

KIN – O que podemos esperar do RaNia para o próximo ano? Quais as expectativas para o futuro?

Di – Gostaríamos de mostrar um “jeito” mais sofisticado e bonito.
T-ae – Vamos melhorar cada vez mais e conto com o apoio de vocês.
Xia – Gostaria que fossemos vistos como o grupo que desafia novos conceitos musicais

KIN – Por último, poderiam deixar uma mensagem para os fãs brasileiros e latinos?

Di – Obrigada por nos dar carinho e para retribuir vamos nos esforçar ainda mais para voltarmos o quanto antes. Torçam por nós!
T-ae – Obrigada por nos dar carinho, continuem torcendo por nós e gostaria de ver vocês no Brasil.
Xia – Obrigada a todos os fãs que torcem por nós e nos amam. Amo todo vocês ❤
SeulJi – Olá. Sou a SeulJi que acaba de entrar na RaNia. Obrigada pela torcida e amor de vocês. Amo vocês!!!!! ☺
Hyeme – Vamos nos apresentar de forma mais diversa e evoluída. Por favor, nos aguardem.
Alex – As pessoas me perguntaram minha vida toda se eu sou brasileira, e minha resposta é “QUEM DERA!” (risos) Eu mal vejo a hora de visitar o Brasil e encontrar todos vocês! Nas minhas redes sociais, eu noto que a maioria do amor que recebo é dos meus lindos fãs brasileiros e latinos. Obrigada por iluminar meus dias! Eu amo muito vocês!


Apesar de algumas perguntas parecerem não fazer mais sentido, decidimos manter ela na integra para demonstrar os sentimentos das integrantes na época. Di, T-ae e Xia assinaram com uma nova empresa e vão debutar novamente sob o nome “‘Ela8te”. A DR Music que o grupo continua como trio e Hyeme e a Alex vão estrear uma sub-unit de hip-hop.

Para continuar acompanhando o RaNia, siga a fanbase brasileira:

Siga também a nova fanbase do Ela8te:


Seja qual for os caminhos escolhidos por essas talentosas garotas, fica o sentimento da KoreaIN pela felicidade das integrantes. Obrigada RaNia!


Por Carol Akioka e Amanda Soares
Tradução por por Yung Jin Lee (이영진) e Carol Akioka
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Naira Nunes

    Publicitária, redatora e diretora de arte, sou CEO e fundadora da KoreaIN, a primeira revista brasileira sobre música e cultura asiática.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido