Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Games

A escalada de Overwatch na Coreia do Sul

Há cerca de dois meses, Overwatch tem sido apontando pelo principais canais de games como o jogo conseguiu superar League Of Legends, que já estava a 204 semanas (cerca de 4 anos) no topo do ranking de jogo mais jogado da Coreia do Sul, desde agosto de 2012.

Uma pesquisa feita pelo site de estatísticas Gametics afirmou que 30% dos jogadores de PC Bangs da Coreia jogam Overwatch contra 27,8% que jogam League Of Legends. Apesar de perder uma posição no ranking, LOL ainda está bem longe do terceiro colocado da pesquisa, Sudden Attack, que totalizou apenas 8,3% de jogadores.

E não há maior elogio para um jogo do que o topo da cena sul-coreana. E para conseguir se estabelecer o jogo deve possuir um diferencial, a Coreia do Sul tem agora uma nova paixão, D.va.

A teoria para o feito de Overwatch é que o jogo seja uma novidade, mas para o site RedBull todos ignoram um fato fundamental: a Blizzard lançou o game no momento certo, quando os jogadores do LOL estão se rebelando. A dinâmica do mundo do eSports é bem visível na Coreia do Sul e certas decisões da Riot tem desagradado os jogadores, deixando Overwatch numa posição favorável mesmo com problemas relacionados ao seu modo competitivo.

tumblr_o7albyIQF01tvo2c3o1_500

Overwatch é um jogo multiplayer de tiro onde dois times, com seis jogadores cada, se enfrentam. Os jogadores escolhem um de vários heróis, cada um com suas próprias habilidades. As quatro funções principais dos personagens são: personagens ofensivos (com alta velocidade e ataque, mas baixa defesa), personagens defensivos (destinados a criar pontos de obstrução para os inimigos), personagens de suporte (fornecem “buffs” e “debuffs” para seus aliados e inimigos respectivamente, como cura ou alterações na velocidade de movimento) e personagens tanque (que têm uma grande quantidade de armadura e pontos de vida para resistirem a ataques). Assim que morrem, os jogadores podem escolher outros personagens durante a partida, algo incentivado pelo design do jogo. Os mapas do jogo são inspirados em locais do mundo real; os três primeiros mapas revelados (“King’s Row”, “Hanamura”, “Templo de Anubis”) são inspirados em Londres, Japão, e nas ruínas do Antigo Egito, respectivamente.

O game, como pode ser observado, possui elementos comuns com outros jogos multiplayer, mas ainda assim é diferente de tudo. O tiroteio é característico de um FPS, e lembra um MOBA por ter um objetivo, mas o jogo não segue a estrutura de rounds como um CS:GO e nem tem invasão progressiva da base inimiga. Os jogadores também possuem mais liberdade de escolha (dentro de certos limites) em relação à sua situação pessoal.

1331796620405

A Blizzard Entertainment já tinha um grande espaço no coração dos gamers coreanos desde o lançamento de StarCraft em 1998. O jogo é um dos maiores sucessos do país tendo cerca de 4,5 milhões de vendas apenas na Coreia do Sul (e 9,5 milhões no mundo inteiro). Em seu auge, três canais distintos de TV transmitiamo jogo para o público. Heroes of the Storm pode não ter sido um jogo de sucesso, mas Brood War foi um favorito por mais de uma década e estando até hoje no top 10 mais jogados do país. Assim sendo a reputação da Blizzard pode ter pesado na ascensão de Overwatch.

A grande questão é quanto tempo Overwatch conseguirá ficar em primeiro lugar e também se baterá o recorde atual de League Of Legends, que apontamos no início. E quais são suas apostas?

tumblr_ob4u8z10PJ1sknpfyo2_540

Descubra mais sobre Overwatch em playoverwatch.com

Por Gracyelle Lopes
Revisão: Amanda Soares
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido