Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento TV/Streaming

Cadê meu Award? Descubra quais são as principais premiações musicais coreanas

Como já se sabe, a música é um dos produtos mais exportados da Coreia do Sul para o mundo e, importante como é para o país, não é de se admirar que existam uma série de cerimônias dedicadas a premiação de artistas musicais e lançamentos marcantes todos os anos. Nesta matéria, a K-IN traz pra você as principais premiações de música coreanas e os seus maiores destaques!

Korean Music Awards (KMA)

Apesar de não ser muito conhecida por aqui, a Korean Music Awards é uma premiação de muita credibilidade na Coreia, sendo que, para muitos, pode até mesmo ser comparada ao próprio Grammy, que ocorre aqui no ocidente. A cerimônia já está a caminho da décima quarta edição e conta com categorias que vão desde álbuns mais voltados do pop até produções de rock, folk, hip-hop, jazz, eletronic e R&B. Na edição deste ano, que aconteceu no mês de fevereiro, foram indicados nomes mais conhecidos pelos fãs internacionais como BIG BANG, f(x), IU e Wonder Girls à nomes novatos, mas que já ganharam destaque como a banda Hyukoh e os solistas G. Soul e DEAN.

MelOn Music Awards

Tendo como base as vendas digitais e popularidade online através da MelOn, loja musical da Loen Entertainment, a MelOn Music Awards tem como foco principal o desempenho digital dos artistas indicados. A edição deste ano ocorreu no dia 19 de novembro e contou com a indicação de artistas como EXO, BTS, TWICE e Red Velvet. Além das categorias comuns como as de artista do ano e álbum do ano, também existem categorias especiais pra homenagear artistas consagrados da música coreana ou grandes destaques da mídia naquele ano. Dentre os maiores ganhadores do MelOn Music Awards estão os grupos Girls’ Generation, EXO e 2NE1.

MNET Asian Music Awards (MAMA)

Realizado pela primeira vez em 1999, o MNET Asian Music Awards (MAMA) começou com outro nome e passou por uma série de mudanças, sendo o mais comum deles o de Mnet KM Music Festival (MKMF), sendo que o nome só foi mudado permanentemente dez anos depois, em 2009, para este que os fãs já conhecem.
O grande atrativo do MAMA é a sua temática conceitual: cada ano a premiação adota um conceito chave, que é usado para dar base a toda a temática, não só da premiação, como também das apresentações dos artistas do lineup. Este ano, por exemplo, a temática foi “Connection”.
No que diz respeito aos critérios utilizados nas decisões da premiação, cada categoria possui uma maneira específica de julgamentos e pesos, mas dentro dos principais prêmios coreanos (Daesang) o julgamento se baseia em votos online, pesquisa, opiniões de especialistas nacionais e estrangeiros, número de vendas e decisões do comitê de seleção do próprio MAMA, sendo que cada um destes aspectos terá um peso diferenciado de acordo com a categoria selecionada.
Outra característica marcante da premiação é sua constante maneira de incentivar a integração na Ásia, ttodos os anos trazendo categorias especiais para premiar artistas do Japão, Tailândia, Indonésia, Vietnã, Singapura e China. Apesar de ter maior parte de suas edições realizadas em Seul, na Coreia, várias edições já foram recebidas em Singapura, Macau (China) e suas últimas em Hong Kong (China). O MAMA cresce a cada ano e está se consolidando como um dos maiores festivais de música da Ásia. Dentre os maiores ganhadores da premiação estão os grupos TVXQ, EXO, BIG BANG e o solista Rain.

Twice se apresentando com “Cheer Up”, música do ano no MAMA 2016, e seu novo single, TT

Gaon Chart Kpop Awards

A mais jovem de todas as premiações citadas, a Gaon Chart Kpop surgiu em 2011 e geralmente é realizada no início do ano para premiar as conquistas dos artistas no ano anterior. A premiação tem como base principal o chart da Gaon, um dos mais relevantes e de maior credibilidade entre os charts musicais da Coreia e votações online. Dentre os principais ganhadores até então temos BIG BANG, EXO e Girls’ Generation. A premiação referente a este ano acontece em fevereiro do ano que vem, para saber mais clique aqui (inglês).

Melhores momentos do último Gaon Kpop Chart Awards

Seoul Music Awards

Ao contrári da Gaon, a Seoul Music Awards é uma das mais antigas premiações da nossa lista, tendo sua origem no ano de 1990. A premiação é fruto da parceria de órgãos e empresas, dentre elas o comitê Visit Korea, a plataforma Winvention e o resort High1. A cerimônia também ocorre no início do ano, visando o ano anterior. A premiação tem como critério principal a seleção de artistas que tiveram lançamentos no último ano através de votos de apps móveis, pesquisa de popularidade, downloads e vendas físicas além de notas de jurados especializados da crítica. Um outro aspecto desta premiação é o balanceamento entre os votos dentro e fora da Coreia, que possuem a mesma força de participação e valores de peso iguais. A próxima edição ocorre no dia 19 de janeiro do ano que vem, para mais informações sobre votação e critérios, clique aqui (inglês).

EXO apresentando-se com “Call Me Baby” e “Love Me Right” na última edição do SMA

Golden Disk Awards

A mais antiga de todas as premiações da lista, a Golden Disk Awards surgiu no ano de 1986 e tem como seu principal foco premiar os artistas que obtiveram conquistas de destaque na música coreana. Do hip-hop ao trot, aqueles considerados os melhores lançamentos do ano são premiados. A cerimônia, assim como o SMA, ocorre no início do ano. Dentre os maiores ganhadores temos os grupos Super Junior, Girls’ Generation e a banda CNBLUE.

GD apresentando Crayon no GDA em 2013

A Coreia possui uma infinidade de festivais e cerimônias para premiar seus artistas e promover sua música, aqui estão os principais, mas existem muitos outros mais segmentados e que podem ser explorados de acordo com os gostos de cada apreciador. Mas e você, qual premiação mais gosta? Tem alguma apresentação favorita de algum ano específico? Conte pra gente e até a próxima!

Por Jô Mesquita
Fontes: Allkpop, Trazy, MNET, Gaon Chart, SMA
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido