O continente asiático sempre foi famoso por seus rituais de beleza e segredos ancestrais para decorar seus corpos com belíssimos tecidos e jóias. No entanto, raramente paramos para pensar sobre sua maquiagem. A maquiagem em algumas culturas era um símbolo de proteção, pertencente a uma determinada etnia, uniões conjugais e até mesmo roupas militares.
No caso da China, cada área do rosto tinha um ritual específico e minucioso; toda mulher de grande posição econômica deu um longo período de tempo do seu dia para acompanhar as tendências em termos de formas, cores, texturas e acabamentos. Esta arte foi reconhecida por artistas de todo o mundo a partir da modernidade. Hoje vamos falar da Dinastia Tang, conhecida por suas sobrancelhas incomuns.
Dinastia Tang
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A dinastia Tang existiu entre 618 d.c. e 907 d.c., foi governada pela família Li, que tomou o império Sui quando o mesmo caiu. Durante estes anos de império houve um enorme crescimento da população, economia, política e cultura. Neste período da história chinesa notamos um grande respeito pelos direitos das mulheres e suas posições econômicas e políticas. No entanto, era reservado (como você pode imaginar) a mulheres da alta sociedade. Não era o caso das mulheres pobres, que geralmente trabalhavam em zonas rurais, provavelmente na confecção de seda chinesa e na criação dos bichos de seda.
Período Zhenguan
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Vamos começar com o período Zhenguan (627-649). Sua maquiagem em relação a sobrancelha é semelhante ou idêntica a da moda atual de sobrancelhas (seguindo sua forma natural). A maquiagem facial era mantida o mais natural possível, destacando um pouco as bochechas com blush rosado. Nota-se que na maioria das antigas maquiagens, as bases para pele eram pós-compactos ou não, extraídas de vários componentes naturais (que podemos até ver na maquiagem asiática de hoje).
Primeiro ano do período Linde (664)
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Aqui as sobrancelhas ficam muito mais proeminentes, mas respeitando a morfologia da própria. Não se sabe muito sobre a maquiagem desse ano. Talvez algum batom vermelho tenha acompanhado este olhar. Fica a critério do espectador.
Primeiro ano do período Zongzhang (668)
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Aqui claramente percebemos o afinamento e alongamento da forma das sobrancelhas. A maquiagem nesse período começa a tornar-se complexa, para mais tarde converter-se em uma modificação drástica do rosto. Contudo, neste mesmo ano, as sobrancelhas mudam de estilo pela segunda vez. Ficam mais retas e se aproximam do cenho, onde acabam apontando para baixo.
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Primeiro ano do período Ruyi (692)
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Durante este tempo é quando as sobrancelhas cobram um significado expressivo e artístico, uma vez que não dependem da forma natural. As mulheres começam a decorar os seus rostos com mais pedras e desenhos por toda a área, e rosa é colocado em toda a totalidade das bochechas e olhos.
Primeiro ano do período Wansui Dengdui (696)
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Aqui as sobrancelhas se abrem nas laterais, como palha, por assim dizer. O blush escurece e o batom vermelho escuro é usado para destacar os lábios.
Primeiro ano do período Chang’an (702)
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Sobrancelhas semelhantes as do ano 696, no entanto mais refinadas. A maquiagem se mantém a mesma do período anterior, por vezes decorando a testa com desenhos orgânicos.
Segundo ano do período shenglong (706)
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Aqui acontece o inverso ao último período mencionado: as sobrancelhas de Wansui engrossam, dando um olhar muito mais poderoso e autoritário. Este período é caracterizado por suas inúmeras representações de dragões, pode-se deduzir que foi um período de guerreiros e batalhas. Mulheres, neste caso, não ficaram para trás, acentuando as suas expressões com sobrancelhas grossas.
Primeiro ano do período Jingyun (710)
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Aqui vemos as sobrancelhas desenhadas como se estivessem expressando preocupação. A maquiagem volta a ser sutil, no entanto, o batom vermelho já estava imposto à cultura chinesa.
Segundo ano do período XIantian e segundo do Kaiyuan (713-714)
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Sobrancelhas alongadas e superiores nas extremidades externas. Maquiagem simples, rubor discreto e um pouco de sombra nas pálpebras.
Terceiro ano do período Tianbao (744)
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Sobrancelha linha reta e semelhante à moda atual na Ásia. Blush vermelho aplicado a todo o rosto e os olhos sutilmente delineados.
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No décimo primeiro ano deste período, essa tendência mudou para sobrancelhas finas e seguindo a forma natural delas.
Primeiro ano do período Tianbao Yuanhe (aproximadamente 748-806)
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Sobrancelhas expressando preocupação, no entanto mais afinada que em Jingyun. Maquiagem facial semelhante ao período anterior.
Último ano do período Zhenyaun (803)
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Aqui claramente o principal elemento são as sobrancelhas. Estas são desenhadas como ovais que se estendem ao longo da fronte. Pode ser engraçado, mas provavelmente foi uma revolução na beleza e todos queriam desenha-las desta forma. A maquiagem permaneceu com o blush vermelho ou rosa, os lábios vermelhos e delineador sutil.
Dinastia Tang mais tarde (828- 907)
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Sobrancelhas encurtadas e direcionadas para cima. Maquiagem mais sutil, com menos uso de blush e lábios menores.
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Por último, no mesmo período, são utilizadas sobrancelhas mais curvadas, em forma de meia lua e maquiagem facial se manteve sutil.
Não se esqueça de procurar sobre Chen Yen-Hui, uma Taiwanesa amante de maquiagem, e a que aparece nas fotos acima, ela passou várias semanas pesquisando sua cultura ancestral para alcançar esses belíssimos e artísticos looks.
Este artigo é uma tradução do site parceiro Xiah Pop, confira o original aqui.
Tradução por: Vanessa Ferreira
Fonte das Imagens: Gatita.pixnet
Não retirar sem devidos créditos.