Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Política Sociedade

O impeachment: o que vem a seguir para a Coreia do Sul?

A presidente deve deixar o cargo depois que o tribunal constitucional apoiou seu impeachment. Mas o que isso significa para o país – e uma região instável?

Por que Park Geun-hye foi deposta?

Park, que tomou posse em 2013, é uma figura proeminente de um grande escândalo de corrupção e coleguismo que se apoderou da Coreia do Sul desde o outono passado. Ela e sua confidente de longa data, Choi Soon-sil, são acusadas de conspirar para pressionar empresas a doarem grandes somas para duas fundações sem fins lucrativos que Choi montou. A Samsung, de longe a empresa mais famosa do país, está entre os que doaram cerca de 70 milhões de dólares.

Os poderes presidenciais de Park foram suspensos em dezembro, após o voto de impeachment do parlamento, que nesta sexta-feira o tribunal constitucional tomou a decisão unânime de apoiar.

Park admitiu comportar-se “ingenuamente” no seu relacionamento com Choi, mas nega coagir empresas. Ela também negou as alegações de que ela concedeu a sua amiga, que não tem autorização de segurança, acesso ilegal a assuntos estatais, e permitiu que ela influenciasse a política, incluindo a posição de Seul sobre o programa de armas nucleares da Coreia do Norte.

O tribunal pensou de forma diferente: “Park ocultou completamente a intromissão de Choi nos assuntos do Estado e negou sempre que surgiam suspeitas sobre o ato e até mesmo criticou aqueles que levantaram as suspeitas”, disse em seu pronunciamente.

O que acontece na Coreia do Sul?

A Coreia do Sul deve eleger um novo presidente dentro de 60 dias, em um momento de raiva difundida no estado da economia, e a influência exercida por suas elites políticas e industriais. O consenso entre os meios de comunicação locais são que os eleitores vão eleger seu sucesso em 9 de maio.

O primeiro-ministro da Coreia do Sul, Hwang Kyo-ahn, que foi nomeado presidente em exercício após o voto de impeachment da assembleia nacional, continuará nesse papel até a eleição.

Milhões de eleitores anti-Park esperam que o escândalo atue como um catalisador para amplas reformas para controlar a influência de política do chaebol, conglomerado familiares da Coreia do Sul. O chefe de atuação da Samsung já está em julgamento devido a conexão com as doações que a empresa fez às fundações de Choi, mas há pedidos de investigação para outros magnatas enfrentar ações legais.

Park fazendo discursos da Casa Azul Presidencial em novembro de 2016. Fotografia: Xinhua / REX / Shutterstock

E em toda região?

A decisão de sexta-feira vem num momento de tensão crescente na península coreana e na região mais larga da Ásia Pacífico. Park teve uma difícil linha contra o programa nuclear da Coreia do Norte, em contraste com alguns dos seus antecessores que acreditavam que o combate era a única maneira de persuadir Pyongyang.

Park conseguiu estabelecer laços mais estreitos com a China, mas as relações azedaram depois que a Coreia do Sul concordou em implantar um sistema de defesa antimísseis dos Estados Unidos destinado a combater a crescente ameaça do Norte. Pequim diz que o sistema Thaad representa uma ameaça a sua própria segurança e pediu que fosse cancelado.

O veterano político liberal Moon Jae-in é potencialmente o mais beneficiado da atual ira pública contra a Park e seu partido governante Saenuri. Moon, que tem uma vantagem confortável na corrida para suceder a Park, pediu que o sistema de defesa de mísseis fosse “reconsiderado”, e seria de se esperar que dialogasse com Pyongyang.

Uma foto divulgada pela agência de notícias KCNA da Coréia do Norte mostra o lançamento de quatro mísseis balísticos. Fotografia: STR / AFP / Getty Images

A presidência de Moon poderia chegar tarde demais para consertar as relações com Pequim: funcionários de Washington e Seul dizem que o Thaad pode estar pronto e funcionando já no próximo mês.

Quem ganhar a eleição, a prioridade será trazer uma aparência de estabilidade à política sul-coreana e começar a tarefa difícil de unir um país que se tornou amargamente dividido pelo escândalo.

O que vem a seguir para Park Geun-hye?

Além de terminar sua presidência com pouco menos de um ano antes de seu mandato de cinco anos expirar em fevereiro de 2018, a decisão do tribunal significa que Park perde a imunidade à acusação criminal. Agora ela não está mais no poder, os promotores podem convocar, questionar e, possivelmente, prendê-la. Ela agora tem uma inquietante espera para descobrir se ela vai enfrentar um processo criminal.

Park não comentou a decisão, mas são se afastará imediatamente da presidência da Casa Azul, disse seu porta-voz. Ela vai esperar até que sua casa particular tenha sido preparada para sua chegada.

Como os sul-coreanos estão reagindo?

Enquanto os partidários conservadores de Park se chocaram com a polícia fora do tribunal, milhões de pessoas tomaram as ruas em várias cidades desde o ano passado, pedindo seu impeachment.

Os comícios pró-Park foram menores e envolvem principalmente eleitores mais velhos que recordam com nostalgia o papel de seu pai ditador em encorajar a transformação da Coreia do Sul em uma potência econômica asiática.

Mas, dada a força da opinião pública e a gravidade das acusações contra Park, a decisão de reintegrá-la poderia ter causado agitação pública, com alguns manifestantes anti-Park ameaçando iniciar uma “revolução”.

Esta é uma tradução do jornal The Guardian.

A KoreaIN fez um dossiê quando o escândalo estourou na Coreia do Sul, para entender o caso acesse nosso artigo.

Traduzido por Amanda Soares
Texto original: The Guardian
Não retirar sem devidos créditos

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido