Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento

#TBTKpopStyle: O legado do clássico de Park JiYoon: Coming of Age Ceremony

Apesar de a sexualidade feminina ser um assunto que está se abrindo cada vez no cenário da música pop coreana , na entrada dos anos 2000 a coisa era um pouco diferente. Não era tão comum assim falar sobre uma mulher descobrindo a sexualidade através da atração, pelo menos não de maneira tão direta. E é nesse momento que entra um lançamento que fez uma grande diferença e é até hoje considerado um divisor de águas: Coming of Age Ceremony.

No ano 2000, a solista Park Ji Yoon terminava seu contrato com a Seoul Records (atual LOEN Entertainment) e assinava com a JYP Entertainment. Na metade daquele mesmo ano, Park Ji Yoon lançaria seu quarto álbum de estúdio, Coming of Age Ceremony, e junto aquele que seria o hit mais lembrado de sua carreira, de mesmo nome.

Music Video de Coming of Age Ceremony

A canção, composta pelo próprio Park Jin Young, fala sobre uma garota que está finalmente se tornando uma mulher e prestes a se entregar ao homem que a esperou por um longo tempo. A letra deixa claro o sentimento de urgência diante do longo tempo de espera:

“Eu não sou mais aquela garotinha
Não hesite mais
Assim como você esperou, eu também esperei por este dia
Dê-me vinte buquês de rosas, então sentirei seu amor
Enquanto espero por você, eu fecho meus olhos”

Na época, a música foi um sucesso, mas também gerou controvérsia e uma série de críticas e comentários de ódio contra Park Ji Yoon. Inclusive, em 2012, enquanto participava do programa Strong Heart, a cantora declarou que sentiu extremamente atingida pelos comentários da época e que inclusive chegou a pensar em suicídio. Na mesma ocasião, Park Ji Yoon declarou que, mesmo com o caráter explícito da letra, na época em que JYP lhe mostrou a música, ela não sabia que se tratava de uma canção picante, e que ficou extremamente surpresa ao reinterpreta-la.

O clipe, por sua vez, corrobora a letra: Park Ji Yoon se encontra em uma sala de costura, trabalhando em algumas peças, quando por acidente se fere e começa a sangrar. O MV possui uma série de referências ao abandono da infantilidade e a chegada da idade adulta.

A música foi um completo sucesso comercial e trouxe a Park Ji Yoon atingiu a marca de mais de 400 mil álbuns vendidos, sem contar o fato de a música ter se tornado um marco para a música coreana, pavimentando toda uma via para os sexy concepts que se seguiriam no futuro. A exemplo da canção Something, do grupo Girl’s Day, que teve como uma de suas grandes inspirações a canção de Park Ji Yoon, inclusive o figurino utilizado.

Something, de Girls Day, que tem inspiração em Coming of Age Ceremony

E, assim como toda canção que tem destaque na história da música coreana, Coming of Age Ceremony foi tema de incontáveis covers feitos pelos idols que tanto amamos.

Segue uma série de artistas que fizeram a sua própria versão da música:

Sungjong (INFINITE)

9Muses

Jimin e Jung Kook (BTS)

TWICE

E, por fim, Girls Day (2:03)

Infelizmente, com o passar dos anos, a popularidade dos lançamentos de Park Ji Yoon caiu consideravelmente, mas ela continua na ativa, trabalhando atualmente como DJ no programa de rádio Park Ji Yoon FM Date. No fim das contas a realidade é que, não importa o que se diga ou quanto tempo passe, o que foi feito em Coming of Age Ceremony há quase 17 anos atrás foi um grande marco que ficará registrado como um dos conceitos mais marcantes do Kpop.

Por Jô Mesquita
Fontes: Kpostarz, Soompi
Não retirar sem os devidos créditos.

Tags relacionadas:

  • revistakoreain

    O Portal KoreaIN é dedicado a divulgar todo tipo de informação e noticia sobre a Coreia do Sul e sua cultura.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido