Sua principal fonte de cultura coreana e conteúdo exclusivo sobre KPOP.

Entretenimento Shows

[#EYES ON YOU] Dreamcatcher: capturando sonhos da Coreia até o Brasil

Prontas para capturar de vez os sonhos dos brasileiros, as meninas do Dreamcatcher farão sua primeira visita ao Brasil em uma turnê com fansigns e showcase no início de dezembro. Nessa contagem regressiva de cerca de mês para a chegada delas, que tal conhecer um pouco mais sobre o grupo que surgiu de uma repaginada de outro grupo e em menos de um ano já chamou muita atenção, e por bons motivos.

Debut como o alegre grupo MINX

Em 2014, a Happyface Entertainment lançou seu mais novo girlgroup, o MINX, o segundo desde o lançamento do Dal Shabet. O quinteto era formado por JiU, SuA, Siyeon, Yoohyeon e Dami, seguindo um conceito mais alegre e divertido. Não à toa elas debutaram com a música Why Did You Come To My Home, que era uma releitura de um conto infantil com o mesmo nome, mas com uma batida eletrônica animada e um MV bem colorido.

No ano seguinte elas fizeram seu comeback com a faixa de verão Love Shake. O lançamento foi um remake da música das colegas de empresa Dal Shabet. A música seguia o conceito jovial e vibrante do grupo, com direito a um refrão bem chiclete. Depois disso não houve lançamentos novos do grupo durante mais de um ano, até a decisão da reforma de conceito no final do ano passado.

A transformação e o re-debut como Dreamcatcher

Em novembro de 2016, a Happyface anunciou que as cinco integrantes do MINX se juntariam com duas novatas, Handong e Gahyeon, e que o grupo mudaria de conceito e nome, sendo depois relançado como Dreamcatcher. A empresa não poupou esforços para a repaginada do grupo, e criou um verdadeiro conceito sobre o Dreamcatcher, liberando teasers com imagens do nome do grupo e com as meninas aos poucos, já apresentando o misterioso conceito do Dreamcatcher, que envolve não só as músicas mas toda a criação da história por trás. E em 13 de janeiro de 2017, uma sexta-feira 13 carregada de simbolismo, foi lançado o single de debut Nightmare e o MV de Chase Me.

Com seus vocais poderosos e uma batida puxada para o rock nas músicas, não ficando sempre com apenas um conceito, o Dreamcatcher trabalha com dualidade em todos seus singles.

O debut teve como segunda música no single, Emotion, uma faixa mais calma e pura, que ganhou até um clipe especial em fevereiro, para assim combinar com o conceito de Dia versus Noite do visual das fotos e do álbum.

No dia 5 de abril o grupo teve seu primeiro comeback, com o single Fall Asleep In the Mirror, com a faixa principal Good Night, mais uma música com instrumentais de rock, ainda mais animados que o debut.

Outra faixa do disco foi Lullaby, mais uma vez contrastante à música principal do single, com dualidade do Preto&Branco, e que também recebeu um MV especial alguns dias antes do novo lançamento do grupo. No dia 27 de julho veio o primeiro mini-álbum como Dreamcatcher, com o título de Prequel e a faixa principal Fly High.

A música foge um pouco do lado mais “dark” dos primeiros MVs, mas ainda é cercado de mistérios em cada detalhe. Assim como nos casos anteriores, algumas das outras músicas do álbum também tiveram MVs especiais, lançados aos poucos para sempre ter novidades para os fãs.

O clipe da dance version de Sleep Walking foi publicado em setembro, enquanto o vídeo delas cantando It’s Okay foi divulgado no início de outubro. Sempre cheias de atividades e dando novos conteúdos aos fãs, elas também fazem dance practice das músicas principais e frequentemente publicam covers de músicas em coreano e em inglês, em grupo ou individualmente, com excelente qualidade em todos os aspectos.

A fluência em outro idioma no cover de Lucky Strike, do Maroon 5

Cover do clássico Into the New World, do Girls’ Generation

Perfil das Integrantes

JiU

Nome real: Kim Min Ji

Posição: Líder, Vocalista Líder, Dançarina Líder, Visual

Nascimento: 17 de maio de 1994

Cidade natal: Daejeon, Coreia do Sul

Altura: 1,67m

Peso: 49kg

Tipo sanguíneo: B

Curiosidades: Seu pelido no grupo é “Princesa Rosa”, devido as suas expressões bem femininas e delicadas. Ela tem reações bem fofas e é capaz de expressar bem as emoções com seu rosto.

SuA

Nome real: Kim Bora

Posição: Dançarina Principal, Rapper Líder, Vocalista

Nascimento: 10 de agosto de 1994

Cidade natal: Changwon, Coreia do Sul

Altura: 1,62m

Peso: 43kg

Tipo sanguíneo: O

Curiosidades: Apesar de não ser a mais velha, é a “mãe” do grupo.
A dança é a sua especialidade, ela é capaz de criar coreografias e já participou de uma competição de “b-girl”.
Dentre as sete ela foi a que passou mais tempo treinando.
Além de esforçada, ela também tem gostos bem comuns, como gostar de assistir dramas no tempo livre e ser fã do TVXQ e ter o Big Bang como modelos de carreira. E ainda consegue imitar os “gritos” de bodes com a sua voz.

Siyeon

Nome real: Lee Siyeon

Posição: Vocalista Principal

Nascimento: 1 de outubro de 1995

Cidade natal: Daegu, Coreia do Sul

Altura: 1,66m

Peso: 49kg

Tipo sanguíneo: A

Curiosidades: Como uma vocalista poderosa, ela tem como modelo a Hyorin, ex-Sistar.
Consegue usar sua voz para imitar Pokémons como Pikachu, Squirtle e Psyduck.
Sua cor favorita é azul.

Handong

Nome real: Han Dong

Posição: Vocalista

Nascimento: 26 de março de 1996

Cidade natal: Wuhan, China

Altura: 1,65m

Tipo sanguíneo: O

Curiosidades: Uma das duas meninas adicionadas ao grupo para o re-debut. Yoohyeon deu a ela o apelido de Dong Dong.
A única integrante chinesa.

Yoohyeon

Nome real: Kim Yoohyeon

Posição: Vocalista Líder

Nascimento: 7 de janeiro de 1997

Cidade natal: Incheon, Coreia do Sul

Altura: 1,68m

Peso: 49kg

Tipo sanguíneo: O

Curiosidades: Poliglota, além do coreano, sabe falar inglês, alemão e está atualmente aprendendo mandarim.

Dami

Nome real: Lee Yoobin

Posição: Rapper Principal, Vocalista, Dançarina Líder

Nascimento: 7 de março de 1997

Cidade natal: Seoul, Coreia do Sul

Altura: 1,63m

Peso: 44kg

Tipo sanguíneo: A

Curiosidades: Ela já fez aulas de Kendô.
Consegue imitar som de pintinhos piando.

Gahyeon

Nome real: Lee Gahyeon

Posição: Vocalista, Maknae.

Nascimento: 3 de fevereiro de 1999

Cidade natal: Seongnam, Coreia do Sul

Altura: 1,64m

Tipo sanguíneo: AB

Curiosidades: É a segunda nova integrante adicionada para o re-debut.
É cinco anos mais nova que a líder JiU.
Excelente estudante, foi aluna de honra por três anos, e a matéria em que é melhor é matemática.
Seguindo os talentos vocais excêntricos do grupo, ela consegue imitar a risada do bob esponja.

Para sonhar com elas

Além de talentos pessoais, não há dúvidas que elas são muito capazes vocalmente e como idols. Apesar de o grupo ter um conceito ao redor do nome e de suas imagens, elas não se prendem a isso, sendo capazes de cantar músicas mais coloridas e alegres, mas mantendo a sua essência e sem parecer outro grupo. Dreamcatcher é um grupo único e que está apenas começando a carreira, para mostrar ao mundo do que são capazes. Até por esse motivo, elas estão participando do programa de sobrevivência MixNine, para mostrar todos os lados do grupo e provar que são capazes de se destacar.

Embora já tenham recebido elogios pelo primeiro debut como MINX, com uma música de qualidade surpreendente para novatas, a falta de achar um espaço dentre uma grande quantidade de grupos de conceitos similares dificultou a carreira delas. Dreamcatcher veio para renovar o K-pop e dar novas asas para as integrantes, que tiveram nova chance de mostrar seu talento e deixar sua marca na indústria do K-pop, o que já vem conseguindo desde a inovação do debut, rendendo até uma indicação ao Mnet Asian Music Awards (MAMA) de Best New Female Artist. E, ao que tudo indica, elas não pretendem parar de impressionar os fãs de suas músicas tão cedo.

O Dreamcatcher fará fansigns em Recife, Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo entre os dias 1 e 8 de dezembro. No dia 9 haverá um showcase e também um high-touch em São Paulo. Mais informações da passagem delas por aqui estão disponíveis aqui. Redes oficiais do grupo: site, twitter, facebook, instagram, fancafe.

Por Paula Bastos Araripe
Fontes: happyface entertainment, dreamcatcher website, highwaystar, kpopwikia, amino, youtube oficial, kprofiles, kpopinfo114, alwaysdreaminghigh, onehallyu, pinterest
Não retirar sem os devidos créditos

Tags relacionadas:

  • Paula Bastos Araripe

    Jornalista carioca que tem o k-pop como trilha sonora da vida. Multistan incorrigível, defensora de grupos (injustamente) desconhecidos e nostálgica da segunda geração do k-pop. Highlight (Beast) tem certificado vitalício como meu grupo ultimate.

    7 K-dramas Enemies to Lovers Thai Dramas com First e Khaotung Melhores lugares para se viver na Coreia do Sul Novos K-dramas originais da NETFLIX para 2023 K-Dramas de 2022 que você talvez tenha perdido